Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cães maltratados na Serra da Estrela

08 abr, 2016 - 17:06

Comem mal e são expostos ao frio e à chuva durante todos os dias. Alegados casos foram denunciados ao Ministério Público pelo PAN.

A+ / A-

O PAN - Pessoas-Animais-Natureza anunciou esta sexta-feira que denunciou junto do Ministério Público da Comarca da Guarda alegadas situações de maus-tratos a animais, nomeadamente cães, numa zona de acesso ao maciço central da Serra da Estrela.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o PAN refere que enviou para o Ministério Público provas de que, "junto à estrada que dá acesso à Torre da Serra da Estrela, se encontram inúmeros casos de venda ilegal de animais".

Explica ainda que "as pessoas que efectuam as vendas acabam por deixar os cães expostos ao frio e chuva durante dias inteiros, no inverno, e a temperaturas muito elevadas, no verão".

"Segundo foi possível apurar, os animais ficam permanentemente presos, dia e noite, sendo a sua alimentação deficitária e não tendo qualquer período de recreio", indica a nota.

O PAN denuncia ainda que, para além desta situação, no acto da venda dos animais "não são emitidos recibos comprovativos, o que levanta a suspeita de não estarem a ser pagos os devidos impostos, existindo inclusive a dúvida de que os referidos comerciantes tenham actividade registada que lhes legitime a criação e venda de animais".

"Numa legislatura em que os direitos dos animais têm tido cada vez mais expressão", o PAN pede a intervenção das entidades competentes "em mais um caso que viola os direitos destes seres sensíveis".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CELESTE VALENTE
    15 abr, 2016 Moura 00:07
    Esta situação era realmente insustentável. Vamos ver se o Ministério Público age em prol dos animais.
  • Julieta da Conceição
    14 abr, 2016 Porto 19:37
    Boa tarde espero bem que se compra a lei
  • Dias
    09 abr, 2016 Lx 01:24
    Para quando a denúncia sobre todos os praticantes de zoofilia, pois como se sabe, muitos dos animais domésticos são para essa prática. Nunca ouvi o PAN falar do assunto.
  • ZédoNabão
    09 abr, 2016 Tomar 00:17
    Só na Serra da Estrela? E pelo país fora? São aos milhares de casos. Em situações diversas. O que mais me custa é ver animais presos em locais desertos, -propriedades rústicas- sem algo que os resguarde das intempéries e que só são alimentados periodicamente. Muitos estão bem visíveis e as autoridades tem conhecimento. Só não vê quem não quer!... E os milhares de animais que, propositadamente, são abandonados e que "por ai" vão deambulando até morrerem à fome, à sede ou atropelados, chegando mesmo a originar acidentes rodoviários graves? A nível nacional, o que é que as Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, GNR e PSP têm feito? Nada ou quase nada. Acho que vai sendo tempo das Juntas Freguesia fazerem um levantamento da "população" canina e, em casos de maus tratos ou abandono, comunicar às autoridades competentes que irão responsabilizar e condenar os seus donos. Só assim muita gente irá perceber que afinal vale a pena estimar o nosso melhor amigo!...
  • ana cristina sergio
    08 abr, 2016 lisboa 23:24
    Lembro-me desta situação desdr sempre e felizmente alguém acordou para fazer alguma coisa por estes animais, espero que a justiça e a fiscalização actue o mais breve possivel
  • maria
    08 abr, 2016 lisboa 23:10
    Por favor atuem rapidamente e retirem os pobres animais deste sofrimento. A Sociedade não pode permitir que tal aconteça., aplique-se a legislação.
  • miguel
    08 abr, 2016 gouveia 22:46
    Mais conhecidos pelos serra da estrada.....
  • victor santos
    08 abr, 2016 Lisboa 22:30
    Não deixem de se esforçar ao máximo na defesa dos animais. Foi para isso que votei em vocês. Bem hajam!!!
  • paulo
    08 abr, 2016 vfx 21:37
    Se já existe legislação,porque não actuam as autoridades?
  • SONIA
    08 abr, 2016 porto 21:07
    e por acaso foram tomadas medidas??????tiraram os animais das mãos daqueles abrutres???????multaram os abutres de acordo com a lei em vigor???????

Destaques V+