Tempo
|
A+ / A-

Augusto M. Seabra. Atitude de João Soares é "inqualificável"

07 abr, 2016 - 14:17

Vasco Pulido Valente também foi alvo das ameaças do ministro da Cultura. "Cá fico à espera das bofetadas", diz, em resposta, o colunista.

A+ / A-

O colunista Augusto M. Seabra considerou "inqualificável" a "ameaça de agressão física do ministro da Cultura João Soares" publicada esta quinta-feira na rede social Facebook, reagindo a críticas sobre a condução da tutela no Governo.

João Soares, na sua conta no Facebook, prometeu "salutares bofetadas" ao crítico cultural Augusto M. Seabra, na sequência das críticas deste à falta de linha de acção política e ao "estilo de compadrio, prepotência e grosseria", e também ao colunista Vasco Pulido Valente.

Contactado pela agência Lusa, Augusto M. Seabra considerou "inqualificável que, para além da ameaça de agressão física, para mais vinda de um ministro, tenha usado as redes sociais para responder, dessa forma, àquilo que é um exercício legítimo de um texto de opinião".

Para o colunista do "Público", a reacção de João Soares "atenta contra a liberdade de expressão e os direitos constitucionais dos cidadãos".

O artigo de Seabra de que Soares não gostou

Augusto M. Seabra publicou na quarta-feira um artigo de opinião na edição "online" do jornal "Público" considerando uma surpresa "inexplicável" a nomeação de João Soares para a tutela cultural do Governo.

No artigo de opinião "Tempo velho na cultura", M. Seabra considera que "o sector vive uma situação de emergência" pela sistemática desorçamentação e critica a falta de um aumento de dotação e o "acrescido desinvestimento na Direcção-Geral do Património e no Fundo de Fomento Cultural".

"Que um governante se rodeie de pessoas de confiança é óbvio. Mas no caso do gabinete de Soares trata-se de uma confraria de socialistas e maçons", escreve o programador cultural, criticando várias decisões de João Soares, nomeadamente a nomeação de "um velhoapparatchik, Elísio Summavielle, para o CCB, em lugar de António Lamas".

João Soares reagiu na página pessoal na rede social Facebook que em 1999 lhe prometeu [a Augusto M. Seabra] "publicamente um par de bofetadas". "Foi uma promessa que ainda não pude cumprir. Não me cruzei com a personagem, Augusto M. Seabra, ao longo de todos estes anos. Mas continuo a esperar ter essa sorte. Lá chegará o dia. Ele tinha, então, bolsado [bolçado] sobre mim umas aleivosias e calúnias", reage o ministro.

Pulido Valente "à espera das bofetadas"

João Soares remata, na publicação: "Estou a ver que tenho de o procurar, a ele e já agora ao Vasco Pulido Valente, para as salutares bofetadas. Só lhes podem fazer bem. A mim também".

Vasco Pulido Valente, outro colunista do jornal "Público", tinha publicado no início de Março um artigo também muito crítico de João Soares, dizendo que não tem por ele "qualquer respeito nem como homem, nem como político".

Contactado pela Lusa, Vasco Pulido Valente disse apenas uma frase: "Cá fico à espera das bofetadas".

No artigo, Pulido Valente abordava igualmente o caso da substituição de Lamas no Centro Cultural de Belém, e considerava que o ministro "podia ter chamado discretamente o presidente do CCB para o demitir, alegando, como está no seu direito, falta de confiança política ou pessoal".

"Mas João Soares preferiu fazer do incidente um espectáculo público. Ameaçou o dr. Lamas, exibiu os seus poderes (que lhe vêm exclusivamente do cargo) e no fim ainda se foi gabar para a televisão. Não se percebe o motivo de toda esta palhaçada, excepto se pensarmos que ele é no governo um verbo-de-encher e que o PS o atura por simples caridade", escreveu Vasco Pulido Valente no artigo, ao qual João Soares reagiu também no Facebook.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • aq
    08 abr, 2016 aq 09:04
    bofetadas? Não quereria dizer antes bochechadas?
  • António B.C. Mateus
    07 abr, 2016 Santiago do Cac+em 17:24
    Não me diga meu caro que não tem cara para levar 2 bofardões nos fanhiços, tenha juízo, peça antes a demissão daqueles que tudo prometeram e nada cumpriram.
  • Carlos Silva
    07 abr, 2016 cascais 16:51
    Ó João vai-te esconder bem longe, porque tu não vales mesmo nada, bofetadas! isso é lá paleio de um Ministro? se não for demitido, isto estamos mesmo a chegar ao fim, se passares por mim na rua, quero ver qual é a tua coragem.
  • oscar
    07 abr, 2016 Lisboa 16:48
    Se é verdade que João Soares não se distingue, neste caso, o facto é que os seus detractores são o que de mais rasca e venal por aí anda, pelo que corre-los à bofetada , ainda que de modo um tanto queirosiano e fora de moda, não deixa de ser próprio, como dizia o meu avô, a canalha trata-se à bofetada.
  • Francisco Silva
    07 abr, 2016 Vieira de Leiria 16:19
    Que burgesso! Como é possível este labrego estar no governo? Ou por compadrio ou por caridade.
  • João Lopes
    07 abr, 2016 Viseu 16:15
    João Soares, ministro da Incultura, ou da má-criação-agressiva, deve pedir a demissão ou ser demitido do Governo.
  • Maria Helena Marques
    07 abr, 2016 Coimbra 16:04
    Para ministro da Cultura não está mal, a tratar a LP à martelada: confunde bolçar (insultar) com bolsar (formar bolsos). É gentinha deste gabarito que temos à frente dos ministérios, Há dias era o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (?!) com o "interviram" e o "tenhemos" reiterado. Vamos no bom caminho!
  • Joaquim Justo
    07 abr, 2016 Montreal 16:00
    Que pouca vergonha. Que caca de pais é este. Que caca de politico é este. Que caca de cultura é esta. Nao sou socialista, mas aceito a decisao constitucional que pos o PS e os comunista no governo. Mas, por amor de Deus, Sr. Primeiro Ministro, tire este imbecil do governo.
  • José Oliveira
    07 abr, 2016 RIOI TINTO 15:54
    Eu , no meu jeito de parolo , percebi a piada , só não percebeu quem tem dor no cotovelo , mas eu não lhe gabo os gostos , há homens mais giros para apararem estas carícias de homens de letras . Eu faço comentários , no meu espaço de cidadão e tenho a sorte de não serem publicados , para o guardar , para estes donos das palavras , que eu classifico-as de tendenciosas ( sinónimo de tendência) . Todos os comentários que faço ( na minha língua )são apagados , como uma fogueira incómoda ,outros comentários que eu classifico de porcos nojentos sem escrúpulos e que doem mais que as ditas "bofetadas " gíria já do meu tempo de Escola(1945 a 1950) que as convertia em mimos , ao meu jeito pacífico . A Imprensa e os Políticos eram censurados , e por isso não havia recados . O POVO Português precisa tanto de quem lhes conte umas historias , de ficção ou não visto que nesta época de letrados ,que tentam modificar a nossa língua , para melhor nos burlar com frases em Inglês , que não fazem sentido algum. ....Deixem-me comentar !!! e em vês de oferecerem "bofetadas ! dêem-nas ==== Joliveira
  • Jorge
    07 abr, 2016 Coimbra 15:50
    Se fosse alguém da direita a dizê-lo era imediatamente crucificado pelo PC e BE mas como é do PS está-se bem! Esta esuqerdalha é mesmo hipócrita!

Destaques V+