Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise de migrantes. O “112 do Mediterrâneo” acusa Europa de violar a lei internacional

07 abr, 2016 - 10:50 • Isabel Pacheco

Entrevistado pela Renascença, Mussie Zerai critica o acordo alcançado entre a União Europeia e a Turquia que entrou em vigor esta semana e o trabalho da Frontex, que diz estar mais preocupada com as fronteiras do que com “salvar vidas”.

A+ / A-
O 112 do Mediterrâneo. "Destruir barcos de traficantes resolve o quê?"
A Renascença já tinha falado com Mussie Zerai, em Maio de 2015

O testemunho da angústia dos refugiados na travessia do Mediterrâneo chega esta quinta-feira a Fafe, onde vai ser homenageado o eritreu Mussie Zerai. Conhecido como o “112 do Mediterrâneo”, o presidente da agência humanitária Habeshia participa no Terra Justa, o encontro internacional de causas e valores da humanidade.

O padre Mussie Zerai é, muitas das vezes, o primeiro a receber os pedidos de socorro dos refugiados em perigo no mar. A última chamada foi na semana passada. A ajuda tardou e das 82 pessoas, duas morreram. “Porquê? Onde está a Frontex? É a agência europeia para proteger a fronteira e resgatar as pessoas, mas não estava lá na altura. O problema é que a Frontex recebe o mesmo financiamento da Mare Nostrum, para fazer o mesmo, mas não o faz. O objectivo do Frontex não é salvar as vidas, apenas proteger a fronteira”, critica, em entrevista à Renascença.

São falhas apontadas à agência de gestão das fronteiras externas de uma Europa mais preocupada com as fronteiras do que com as vidas humanas. É um reflexo de uma “Europa confusa” e “paralisada” entre diferentes grupos de lóbis e posições políticas”, diz Mussie Zarai, que alerta para a urgência de pôr um fim ao acordo da União Europeia com a Turquia.

“Como pode a União Europeia violar a lei internacional, a obrigação internacional de dar protecção aos refugiados para os empurrar para a Turquia? Isto é a total violação da Convenção de Genebra. Precisamos de cancelar este acordo”, defende.

Com 16 milhões de refugiados, Mussie Zerai não tem dúvidas que é preciso mudar políticas, mentalidades e instituições, a começar pelas Nações Unidas. “Enquanto existirem poderosos lóbis que investem dinheiro e energia neste tipo de guerra, haverá sempre refugiados.”

“Estamos na Terceira Guerra Mundial em pequenos pedaços", diz, citando uma expressão do Papa Francisco. "Precisamos mesmo de reconstruir as Nações Unidas e mudar totalmente a organização para que assim possamos ter paz outra vez."

O padre descreve um cenário em que milhares de refugiados que paz e a protecção internacional encontram uma Europa de costas voltadas. Só mudará, conclui, com a força e a voz da sociedade civil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+