Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Wisconsin. Vitória de Cruz “marca pequena viragem” na corrida à Casa Branca

06 abr, 2016 - 08:01 • José Alberto Lemos, em Nova Iorque

Senador Ted Cruz bateu o magnata Donald Trump com 48% dos votos contra 38%. Já Bernie Sanders obteve 55% dos votos contra 44% para Hillary Clinton.

A+ / A-
Vitória de Cruz no Wisconsin marca viragem na corrida à Casa Branca
Vitória de Cruz no Wisconsin marca viragem na corrida à Casa Branca

Veja também:


O senador do Texas Ted Cruz venceu as primárias no estado do Wisconsin, derrotando o multimilionário Donald Trump. O triunfo de Cruz pode significar uma mudança de rumo na corrida à nomeação republicana.

O Wisconsin tem um perfil de estado que favoreceria, em teoria, Donald Trump, mas que acabou por correr bem a Ted Cruz. Ainda por cima, é uma vitória bastante expressiva.

Ted Cruz conseguiu uma bela votação entre meios sociais como por exemplo os chamados “blue collar” – operários – que Trump tem conquistado e que desta vez não conquistou. Isto significa uma dificuldade acrescida para Donald Trump daqui até a convenção de Cleveland para conseguir a maioria dos delegados.

Os 86 delegados democratas do Wisconsin serão repartidos proporcionalmente entre os dois candidatos. No lado dos republicanos, o senador Ted Cruz bateu o magnata Donald Trump com 48% dos votos contra 38%, segundo estimativas da CBS.

No campo democrata, Bernie Sanders voltou a ficar à frente de Hillary Clinton, também no Wisconsin. Segundo as estimativas da estação de televisão CBS, Bernie Sanders obteve 55% dos votos contra 44% para Hillary Clinton.

Bernie Sanders não vai desarmar até ao fim das primárias, ele já o disse. Vai-se manter na corrida até Junho com a última primária da Califórnia. Esta vitória no Wisconsin vem na sequência da dinâmica da candidatura que ele criou.

É uma vitória interessante, mas não é muito significativa em termos de delegados, porque no Partido Democrata, os delegados são sempre atribuídos proporcionalmente aos votos. Sabendo que Hillary está 700 votos à frente de Sanders, isto tem pouco significado excepto do ponto de vista da dinâmica política.

Durante as primárias são eleitos delegados às convenções nacionais dos partidos que, por sua vez, nomearão os respectivos candidatos às eleições presidenciais dos EUA, agendadas para Novembro.

Hillary Clinton e Donald Trump são os candidatos com mais delegados eleitos até agora no Partido Democrata e no Partido Republicano, respectivamente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+