Tempo
|
A+ / A-

Escândalo das "offshores" pode incluir 34 pessoas com morada fiscal em Portugal

05 abr, 2016 - 01:51

O “Panama Papers” é o maior caso de fuga de informação ligado a empresas "offshore" registado até hoje e que envolve 11,5 milhões de ficheiros secretos da empresa Mossack Fonseca.

A+ / A-

Veja também:


Pode ascender a 34 o número pessoas com morada fiscal em Portugal que estão envolvidas no escândalo “Panama Papers”, avança o jornal “Irish Times”.

A firma de advogados panamiana Mossack Fonseca, alvo de uma fuga massiva de informação, abriu 244 empresas offshores, com 255 acionistas, através de 23 intermediários, para 34 clientes com morada fiscal em Portugal, indica o jornal irlandês.

Até agora, sabia-se que pelo menos um cidadão português, um empresário de Vouzela ligado aos sectores do petróleo e do gás natural, estava nos “Panana Papers”.

A Procuradoria-Geral da República diz que está a analisar as informações reveladas pela imprensa e acrescenta que abrirá um inquérito se encontrar indícios da prática de crimes.

"O Ministério Público está a acompanhar a situação, recolhendo elementos e procedendo à respectiva análise. Se desses elementos resultarem factos susceptíveis de integrarem a prática de crimes, o Ministério Público, como sempre, não deixará de agir em conformidade", informou o gabinete de imprensa da PGR.

O mundo acordou esta semana para o escândalo “Panama Papers”, o maior caso de fuga de informação ligado a empresas "offshore" registado até hoje e que envolve 11,5 milhões de ficheiros secretos da empresa Mossack Fonseca.

Os documentos foram acedidos por um consórcio internacional de mais de 370 jornalistas a trabalhar com 25 línguas diferentes. Estes jornalistas expõem o mundo escondido da evasão fiscal, "offshores", lavagem de dinheiro e tráfico de armas e de drogas.

O caso envolve empresários, políticos, estrelas de cinema e jogadores de futebol.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Comentador
    06 abr, 2016 Lisboa 01:34
    Escândalo é, como disse o presidente Obama «muitas dessas manobras fiscais são legais; esse é o problema». Não me preocupam os casos ilegais, são casos de polícia; Preocupa-me uma sociedade onde as regras o possibilitem. Esse é o verdadeiro escândalo.
  • Petervlg
    05 abr, 2016 Trofa 12:53
    Até parecem que estão a dar alguma novidade
  • Afonso
    05 abr, 2016 Lisboa 10:40
    No entanto estas revelações(já tivemos outras idênticas e o sistema ficou na mesma)podem ser encomendadas para apanhar alguns "peixes"(mesmo que sejam graudos)e deixar mais uma vez os grandes tubaros em controlo do sistema.Não sejamos ingénuos é o meu preferido "slogan".
  • Lisboa
    05 abr, 2016 Lisboa 09:40
    Há que começar já a tomar medidas preventivas. A primeira é fazer já um levantamento do património de toda essa gente "muito bem comportada" para que se tiverem mesmo que ser agarrados o património entretanto não tenha voado para parte incerta. É que toda esta gentinha para além de jogar sempre com a lentidão da nossa justiça tem também muitos bons advogados (daqueles que criam leis na AR para defesa dos seus clientes) e muitos familiares e amigos de confiança. Estamos perante possiveis filmes já muito vistos.

Destaques V+