Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Forças Armadas americanas rendem-se… às barbas

01 abr, 2016 - 18:47 • Filipe d'Avillez

Os militares já permitiam o uso de barbas por razões médicas, mas só a partir de agora é que o uso será permitido por motivos religiosos também.

A+ / A-

As Forças Armadas dos Estados Unidos da América decidiram permitir o uso de barbas por parte dos seus efectivos em caso de motivação religiosa.

A decisão está a ser acolhida como uma vitória por parte da comunidade Sikh da América, uma vez que o caso foi espoletado precisamente por um oficial veterano dessa religião.

O capitão Simratpal Singh é um veterano da guerra do Afeganistão, onde lhe foi atribuída uma estrela de bronze. Aquando do seu ingresso na Academia Militar de West Point, em 2006, Singh aceitou cortar o cabelo e a barba e a desfazer-se do turbante. Depois de voltar do Afeganistão, porém, decidiu lutar pelo seu direito a cumprir as obrigações religiosas.

“A minha fé, como a de tantos soldados com quem trabalho, é uma parte integral de mim. Estou agradecido por já não ter de escolher entre a minha religião e o serviço à nossa nação”, afirmou o oficial.

Por regra, os militares americanos são obrigados a estar sempre de barba feita, mas já existiam algumas excepções para pessoas que tinham de usar barba por razões médicas, como, por exemplo, para disfarçar uma irritação de pele ou não piorá-la com o acto de barbear.

Mas os religiosos que sentissem que a sua fé os obrigava a usar barba estavam numa situação difícil, tendo de escolher entre servir nas Forças Armadas ou violar os mandamentos religiosos.

Há algumas religiões que obrigam os seus fiéis a usar barbas. É o caso dos Sikh, mas também de judeus ortodoxos e algumas correntes muçulmanas. Algumas comunidades cristãs, como os amish, também usam barba, mas como os devotos rejeitam o serviço militar a questão não se punha. Já os sikh têm uma longa tradição de serviço nas forças armadas dos diferentes países em que vivem, nomeadamente na Índia, de onde a comunidade origina.

A decisão das Forças Armadas diz ainda respeito ao uso de turbante, outra obrigação para os sikh, que estão impedidos por decreto religioso de cortar o cabelo.

Os casos envolvendo barbas, cabelo e obrigações religiosas são frequentes nos Estados Unidos, envolvendo corporações de bombeiros e forças policiais, mas sobretudo prisões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    02 abr, 2016 Cacém 17:03
    Os sikhs são pessoas decentes, muito longe do Estado Islâmico e afins. Houve infelizmente conflitos na India, onde esta Religião teve origem. Na sequência do sangrento ataque ao Templo Dourado, na cidade de Amritsar, sagrado para os sikhs, a primeiro ministro indiana Indira Gandhi, acabou por ser assassinada pelos seus guarda-costas sikhs. Conflitos à parte, respeitam os outros e gostam que os respeitem a eles.
  • ms
    02 abr, 2016 Funchal 09:58
    afinal...o dito estado islamico...está na moda !! até entre os Americas !! cambada de parvalhoes.
  • Antonio Rodrigues
    01 abr, 2016 Viseu 20:32
    A que ponto chegam os fanatismos religiosos. Normalmente é destes fanatismos que nascem as guerras.
  • antónio
    01 abr, 2016 porto 20:11
    "mariquices" que apenas criam mais chatices. Não tarda vão permitir percings, brincos que rezem a sina etc...

Destaques V+