Tempo
|
A+ / A-

Afinal, estudante no Porto terá morrido por "queda" e não por agressão

01 abr, 2016 - 09:53 • Celso Paiva Sol

A tese da Polícia Judiciária contraria o que as próprias autoridades afirmaram inicialmente.

A+ / A-
Afinal, estudante no Porto morreu por "queda" e não por agressão
Afinal, estudante no Porto morreu por "queda" e não por agressão

A Polícia Judiciária afasta a hipótese de homicídio para explicar a morte de um estudante universitário na cidade do Porto.

A tese contraria o que as próprias autoridades afirmaram inicialmente. Pelas 9h49, a agência Lusa noticiou, citando fonte da PSP, que o estudante, de 20 anos, foi espancado até à morte.

Os novos indícios apontam para uma “queda acidental” de Joel Rafael, de 20 anos. Esta queda terá ocorrido durante uma altercação entre dois grupos de jovens.

A versão resulta do relato que várias testemunhas oculares fizeram à Polícia Judiciária, mas também das imagens captadas pela videovigilância instalada no Polo Universitário da Asprela.

Passavam alguns minutos das 4h30 da manhã quando, na sequência de uma altercação sem gravidade entre vários jovens, um deles caiu e não voltou a levantar-se.

Terá sido aliás a tentativa de uma amiga para acalmar os ânimos que contribuiu involuntariamente para a queda da vítima.

Mesmo que não tenha ainda ouvido alguns jovens que abandonaram o local, a brigada de homicídios da Judiciária do Porto acredita, nesta altura, que o jovem não foi vítima de agressões intencionais, mas sim de um lamentável acidente.

A Polícia Judiciária vai continuar a recolher depoimentos dos elementos envolvidos.

O primeiro alerta ao INEM, via 112, foi dado às 4h39 da madrugada. Dava conta de que um jovem tinha sido agredido e estava ferido no parque de estacionamento da Faculdade de Engenharia.

A primeira equipa do INEM a chegar encontrou o jovem de 20 anos já em paragem cardio-respiratória, tendo sido depois levado para o Hospital de S. João em manobras de suporte avançado de vida. A morte aconteceu já no hospital, pouco antes das 6h00 da manhã.

Segundo o registo da ocorrência da Polícia Judiciária e que foi comunicado à Lusa, um grupo de indivíduos teria agredido o estudante do ensino superior, que circulava na via pública com colegas, sem “justificação prévia” ou “provocação prévia”.

“Não foi entregue qualquer tipo de arma” e a vítima foi transferida para o Hospital de São João do Porto, local onde veio a morrer, acrescentou a mesma fonte policial.

Ambiente de “consternação”

O Politécnico do Porto e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto manifestaram "dor e perplexidade" pela morte do seu estudante e referiram estar em contacto com as autoridades policiais e académicas para conhecer as circunstâncias concretas do caso.

“As aulas estão a decorrer”, mas “o ambiente é de grande consternação”, diz o presidente do ISCAP.

“As pessoas, à medida que vão tomando conhecimento da notícia vão ficando bastante consternadas”, conta Olímpio Castilho.

[Notícia actualizada às 19h43, depois de a PJ ter informado que a morte de Joel Rafael terá como causa uma queda e não uma agressão]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fields
    02 abr, 2016 Lx 10:27
    Agora já não interessa se o estudante foi assasinado ou se foi uma morte acidental, o share já rendeu o que tinha a render com esta notícia, os paineleiros da hora de almoço já ganharam o seu agora resta arranjar mais uma polémica dentro do caso para a coisa continuar a render. E tudo em nome do "dever de informar".
  • Rui Rafael
    01 abr, 2016 Lisboa 23:05
    Boa Noite De facto os senhores demoram muito tempo a publicar as opiniões dos vossos leitores ou só publicam o que vos interessa.
  • Rui Rafael
    01 abr, 2016 Lisboa 22:14
    Boa noite, É de facto lamentável a morte do Joel e de modo que foi. Devemos aguardar pelo fim das investigações e esperando que sejam célere e precisas, honestas e que se houver responsável ou responsáveis que sejam punidos. A vida é mais preciosa que tudo o resto e em Portugal, começamos a parecer um bocado como nos países terceiro mundistas onde se mata por qualquer coisa e sem punição ou adequada à realidade. Quanto ao Joel já está em Paz, com Deus e ao lado do Fernando concerteza, um bem haja para todos.
  • Alexandre
    01 abr, 2016 Lisboa 21:32
    Este país mete nojo.
  • sonia
    01 abr, 2016 porto 21:29
    Julgo eu que nem a PSP nem a Policia Judiciaria deveriam informar as pessoas do resultado final de uma morte tão jovem sem terem o resultado da medicina legal, porque esses sim sabem definitivamente a causa da morte! Ultimamente tem havido muitas más noticias a informarem as pessoas de actos não reais.
  • Preterido 1.14
    01 abr, 2016 Lx 20:15
    É provável que haja o tal "peixe graúdo". Também acredito. Cai "empurrado acidentalmente". Dantes havia muitas quedas nas esquadras e nos quartéis. Bolas, para este País.
  • ana
    01 abr, 2016 lisboa 19:59
    Temos aqui a história dos jovens que morreram devido a uma praxe estúpida na Costa da Caparica, ninguém foi, querem ver que ele é que bateu nos outros e se mandou para o chão sósinho. Cá para mim sendo que os agressores também são universitários, estão a limpar o cadastro do filho de alguém com poder, então o jovem é agredido por 4 jovens, espancado, na tentativa de se defender cai e bate com a cabeça e não há responsáveis, foi involuntário, por favor espero que não deixem cair este caso como foram os outros, que os pais deste jovem vão até ás últimas consequências, porque ele até pode ter caido sósinho mas se não o tivessem agredido ele ainda estaria cá porque nada lhe teria acontecido. Isto é inadmissivel
  • Desatina carreira
    01 abr, 2016 Olhao 19:58
    O povo portugues tem mania de criticar antes e condenar antes que sejam conhecidos todos os factos e por isso que o correio da manhã e lider em Portugal na comunicacao social cada povo tem o que merece
  • Maria
    01 abr, 2016 Viana 19:00
    Será que um dos agressores tem "imunidade" ou é familiar de algum politico???? É muito estranho, leva uma tareia e depois morre de uma queda inocente! Conspiração....
  • Cristante
    01 abr, 2016 Coimbra 18:11
    Não conheço o caso mas parece-me que existe aqui um "peixe graudo" a tentar fugir da rede. O rapaz foi assassinado e como toda a vitima não morreu e ficou em pé. Houve uma agressão e os responsaveis teem padrinhos poderosos

Destaques V+