Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa faz donativo pessoal aos cristãos no Iraque

30 mar, 2016 - 13:04 • Filipe d'Avillez , com AIS

Dinheiro será entregue pela Ajuda à Igreja que Sofre. É uma boa notícia para os cristãos iraquianos, que chega dias depois de um padre no Canadá ter admitido perder no jogo cerca de 340 mil euros destinados ao Iraque.

A+ / A-

O Papa Francisco fez uma doação pessoal aos cristãos refugiados em Erbil, no Curdisão iraquiano. O dinheiro será entregue na sexta-feira, através do bispo italiano de Capri, Francesco Cavina, que integra uma delegação italiana da fundação Ajuda à Igreja que Sofre, a qual vai ao terreno prestar apoio aos cristãos refugiados.

A iniciativa de Francisco apanhou a delegação italiana de surpresa, segundo o bispo. “Assim que o Santo Padre teve conhecimento da minha participação nesta visita da AIS, telefonou-me expressando o seu desejo de enviar um presente aos nossos irmãos iraquianos”.

O Papa enviou também uma mensagem à comunidade local, composta essencialmente por cristãos que se viram obrigados a fugir das suas terras perante o avanço do Estado Islâmico em Mossul e arredores.

Segundo o bispo Cavina, trata-se de uma mensagem que “que exprime afecto, comunhão eclesial e forte amizade com tantos irmãos e irmãs e em situação de aflição”, destacando o “direito inalienável de todas as pessoas professarem livremente a sua fé”.

Nessa breve mensagem, o Papa faz questão de sublinhar o testemunho corajoso dos cristãos em tantas partes do mundo, vítimas de intolerância, dizendo ser importante “não esquecer este drama da perseguição que afecta cristãos e outras minorias étnicas em todo o mundo”.

O Papa destaca ainda como “o testemunho de fé paciente e corajoso de tantos discípulos de Cristo” representa uma chamada a toda a Igreja “a redescobrir o manancial do Mistério Pascal, de onde colhemos energia, força e luz para um novo humanismo”.

Além do donativo pessoal, o Papa Francisco fez também questão de enviar alguns paramentos sagrados para os membros do clero de Erbil.

Desde Junho de 2014, a Fundação AIS já doou 15.1 milhões de euros aos cristãos do Iraque.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • TUGA
    30 mar, 2016 LISBOA 16:11
    A CAMARA DE LISBOA NUM PAÍS MAIORITÁRIAMENTE CATÓLICO DÁ MILHÕES DOS NOSSOS IMPOSTOS AOS MUÇULMANOS PARA CONSTRUIREM UMA MESQUITA!!! COM TANTA MISÉRIA ENTRE OS PORTUGUESES!!!! PARA NÃO FALAR DAS RUAS QUE ESTÃO NUMA MISÉRIA AUTENTICA!!!

Destaques V+