Tempo
|
A+ / A-

Reportagem

Brasileiros em Portugal dizem que há uma troika a afundar o Brasil. E gritam: “Fora os golpistas!"

29 mar, 2016 - 20:20 • João Carlos Malta

Mais de centena e meia de manifestantes brasileiros, na maioria estudantes, estiveram em protesto junto à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa contra os orquestradores de um “golpe” para derrubar o governo “democraticamente eleito” no Brasil.

A+ / A-

Veja também:


Justiça, partidos da oposição e comunicação social. Este triunvirato esteve debaixo de fogo de centena e meia de manifestantes brasileiros que assentaram arraiais esta terça-feira em frente à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa para protestar contra os participantes do 4º Seminário Luso-Brasileiro de Direito, que juntou várias figuras ligadas que se opõem ao governo de Dilma Rouseff.

Na escadaria de acesso ao evento as palavras de ordem eram cantadas a plenos pulmões. “Não vai ter golpe. Vai ter luta”, anunciavam. Os manifestantes defendem que há um conluio para a tomada de poder no Brasil entre juízes e partidos da oposição ao PT (Partido dos Trabalhadores) e que os média, sobretudo a Rede Globo, são o braço-armado da propaganda para derrubar Dilma da presidência.

O seminário foi alvo de fortes críticas no Brasil por ser considerado uma conspiração fora do país contra o Governo. Os principais alvos da fúria dos manifestantes, na sua maioria brasileiros a viver em Portugal, são o juiz do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes (que afirmou esta terça-feira aos jornalistas portugueses que o PT "instalou um sistema de corrupção" no Brasil), e Aécio Neves e José Serra, deputados da oposição e ex-candidatos à presidência. Serra foi vigorosamente vaiado pelos manifestantes quando entrava na faculdade de direito.

Alexandre Guedes, há seis meses em Portugal, está convicto que a “Constituição brasileira está a ser rasgada”. “Existe um golpe em curso articulada pelas forças da oposição e pela justiça brasileira”, garante.

“Aqui em Portugal até os partidos de direita que têm no Presidente da República o seu máximo arauto recusaram participar no congresso. Isso é um símbolo de que a comunidade política e social e também os média têm consciência do que está a acontecer no Brasil.”

Três garrafas de “Golpe”

Os manifestantes exibiram tarjas em que se lia, por exemplo, “Derrotadas nas urnas atacam a democracia” e “Fora com o gang golpista.” Mas houve também quem optasse por um protesto mais original, colocado numa das colunas da escadaria da Faculdade de Direito: três garrafas de vinho tinto do Douro com a marca “Golpe”.

Marcada pela anterior ditadura militar, Alícia Guimarães, que está a fazer um mestrado em Portugal, conta que foi “presa em 1964” e passou “todas as coisas que uma mulher poderia ter passado”.

“Estou aqui a protestar contra este golpe que querem fazer no Brasil. Lutamos para que acabassem com a ditadura militar. Fomos torturados e agora querem fazer um novo golpe, mas nós não queremos que isso aconteça”, refere. Garante que não votou em Dilma.

Ao seu lado, outro estudante mais jovem, Darlan Marque, defende que quererem “tirar do poder uma Presidente legitimamente eleita e a maioria dos que o estão a fazer estão aqui na Universidade de Lisboa”. “É um evento parcial”, sentencia.

Este brasileiro defende que os elementos da oposição têm “várias acusações” que lhes são imputadas, mas não têm a mesma atenção da justiça. Darlan está convencido de que há um conluio entre “a oposição, os juízes e os média, como a Rede Gobo, que só mostra um dos lados da história”.

Temer não esteve mas esteve

Quem não concorda com esta visão é o vice-presidente da República brasileira, Michel Temer. Era uma das presenças mais aguardas no evento, mas cancelou a presença. Esta terça-feira, o seu partido, o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), anunciou que vai abandonar a coligação governamental liderada por Dilma Rousseff.

Ainda assim, Michel Temer fez-se ouvir no 4º Seminário Luso-brasileiro de Direito, enviando um vídeo. E fê-lo para garantir que no Brasil as instituições funcionam.

"Posso dizer com tranquilidade que as instituições do país funcionam regularmente. O poder legislativo, executivo e judiciário cumprem suas tarefas. O judiciário tem hoje uma presença muito forte, significativa, saudada por todos aqueles que se preocupam com um bom comportamento, ético, político, administrativo. O legislativo, de igual maneira, tem exercido as suas funções com muita tranquilidade", afirma Temer.

Darlan não podia estar em maior desacordo. Crê que o PMDB, de que Michel Temer é líder, é o partido mais corrupto do sistema político brasileiro e defende que a sociedade brasileira está a “radicalizar-se”. “Hoje temos um grupo de grandes organizações que querem culpar apenas um partido para tentar livrar os outros”.

Os portugueses também apoiam… mas nem todos

Mas nem só de brasileiros se fez a manifestação. O professor português José Baílio, que ao longo da manhã foi dos mais activos no protesto, diz que não podia deixar de estar ali em memória aos anos de exílio a que foi obrigado no passado.

“É uma questão de defesa da cidadania, da defesa da democracia e da lei. Fico muito contente por saber que os brasileiros estão a lutar. Como cidadão português estou com os meus companheiros brasileiros a lutar pela defesa da democracia e da lei”, diz. “Golpistas não!”, gritou, no lado de fora da faculdade.

Mas nem todos os portugueses parecem ter o mesmo nível de solidariedade para quem ali protestava. Lá dentro decorre por estas semanas a eleição para a associação de estudantes. Um dos jovens de uma lista afirmou para uma companheira que acabara chegar à faculdade: “Foge que há uma ‘manif’”. Resposta pronta da colega: “Este pessoal passa-se.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando
    30 mar, 2016 Lisboa 13:25
    O maior erro dos militares foi não ter fuzilado essa cambada toda que só voltou para destruir o Brasil!!!!! E ainda tem analfabeto que apoia o PT.
  • MILTON
    30 mar, 2016 AMADORA 06:01
    Peço desculpas aos portugueses pelo show de horrores que a saida do governo do PT está a causar em todos os lugares onde tem ao menos uma pessoa que está a beneficiar-se. O lugar de fazer este tipo de manifestação é no Brasil! Mas não posso deixar de dizer que o PT é o governo mais corrupto da história mundial, sendo o seu fundador LULA DA SILVA o maior ladrão da história brasileira, um sociopata em alto grau, que roubou até mesmo talheres pertencentes ao património nacional do Brasil (cómico, se não fosse trágico);a Dilma Rouseff, sucessora, inclusive na sua juventude foi assaltante de banco e terrorista, crimes pelo quais foi condenada e presa entre os anos 60 e 70 (pesquisar no google), facto que estava nos arquivos do exército, derivado a lei de amnistia. Hoje o PT, e Dilma teem uma rejeição no Brasil de 96%; o povo brasileiro não aguenta mais este tipo de baderneiros, ladrões, canalhas e aproveitadores, que estão bem, em detrimento do povo brasileiro. Só faz este tipo de coisa, que está a ganhar dinheiro do Estado Brasileiro, e faz com medo de perder a mamata, pois não são muito chegados ao trabalho. Realmente, "não vai ter golpe" VAI TER IMPEACHMENT! É Dilma e o PT fora! e Lula da Silva na cadeia!!! Estou em Portugal desde 1994, e nunca senti tanta vergonha de ter nascido no Brasil.
  • Junior
    30 mar, 2016 Braga 04:59
    Esse pessoal que protesta contra a Justiça, que está a fazer o seu trabalho, deve ser paga pelo partido do governo (PT) da mesma forma que fizeram nos proteatos do Brasil, onde cada manifestante pró governo recebia uma camisola, um lanche e 30 Reais. Hipocritas iguais aos que os apoiam aqui como o PCP e Bloco de Esquerda.... Dois pesos, duas medidas
  • Robson Barreto
    30 mar, 2016 Curitiba 02:32
    É muito triste ver estudantes graduados defender um governo com tantos escândalos de corrupção, que simplesmente faliram uma das mais respeitadas petrolíferas do mundo, que busca uma segregação entre ricos e pobres, além de buscarem menoscabar outros poderes, como o Judiciário e Legislativo ... A presidente Dilma personifica a incompetência e deve urgentemente ser substituída através do impeachment, já que não tens honradez de renunciar.
  • Natalia Marques
    30 mar, 2016 Araxa - Brasil 02:20
    Esse cometário, vai diretamente para o Tal "SANTOS" de Belo Horizonte...Vai capricha, mete o verbo, sua mamata está acabando..Vai ter de trabalhar de verdade...PT, partido dos trabalhadores, composto de vagabundos, está a acabar...Já pensou que pena...Continuo dizendo aqui está, cheio de vagabundos, ladrões, gatunos, que estão desesperados, a TETA VAI SECAR... CUIDADO A LAVA JATO VAI TE PEGAR, O SERGIO MORO É O RETRATO DO BRASIL HONRADO ! Os vira latas PTebas estão desesperados...Tudo desespero...É o FIM ! Pode me atacar à vontade. Como se diz na minha terra, em Portugal: " beijinhos e adeuzinho"!!!!!!
  • victor
    30 mar, 2016 brasil 01:36
    Acho que só quem esta aqui pode realmente saber o que esta acontecendo. Esses estudantes devem estar com bolsa dada pelo governo então estão com medo. Aqui a corrupção de mais de 1.000.000.000 de euros. Esta bom assim?
  • CARLOS MONTEIRO
    30 mar, 2016 UNITED KINGDOM 01:07
    SIMPLESMENTE PATETICA ESSA MANIFESTACAO. GOLPE?? QUE GOLPE??? O COLOR FOI TAMBEM ELEITO DEMOCARATICAMENTE E TEVE O SEU IMPEACHMENT APROVADO, MAS PELO MENOS TEVE A CORAGEM DE SE AFASTAR , EVITANDO O ESCANDALO. A DILMA, ESTA NUMA SITUACAO MUITO PIOR MAS NAO QUER LARGAR O OSSO, POIS SABE QUE VAO SER DESCOBERTAS MUITO MAIS ESCLABROS NO SEU GOVERNO E DE SEU MENTOR O LULA. BRASIL ACORDA E COLOCA PRA FORA ESSA MALTA DE CORRUPTOS. QUANTO A ESSE BLA-BLA-BLA DE "golpe militar de 64" OU SAO PESSOAS QUE NAO CONHECEM A HISTORIA DO BRASIL OU ENTAO TEM MEMORIA CURTA. OS MILITARES ASSUMIRAM O PODER A PEDIDO DO POVO E DO CONGRESSO NACIONAL. SE HOUVE ABUSOS, OS HOUVE DOS DOIS LADOS ( A DILMA TAMBEM DEVERIA SER CHAMADA A PAGAR POR SEUS CRIMES, E QUE NAO FORAM POUCOS). ESSE GRUPO QUE SE MANIFESTOU EM PORTUGAL NAO ME REPRESENTA E NEM TAMPOUCO A MAIS DE 70% DO POVO BRASILEIRO . FORA DILA - FORA LULA - FORA PT E SEUS INTELECTUAIS. VIVA A DEMOCRACIA E A JUSTICA BRASILEIRA QUE VAI COLOCAR NA CADEIA ESSE BANDO DE LARAPIOS E CORRUPTOS.
  • rosinda
    30 mar, 2016 palmela 00:29
    os brasileiros devem lutar pela democracia no brasil!
  • Jorge
    30 mar, 2016 Conchinchina 00:28
    O impeachment é um recurso legal previsto na Constituição brasileira, não é golpe. Ao que já foi apurado a campanha para a reeleição da presidente Dilma recebeu recursos das construtoras, roubados de obras públicas, além de ter praticado crimes fiscais. Os governos lulopetistas formaram um esquema criminoso de roubar o país nas obras públicas e nas empresas públicas, como já foi detectado nas investigações, o Brasil é hoje uma Cleptocracia .
  • José
    30 mar, 2016 Rio 00:26
    Está bem! Se com tantas provas de corrupção a grande parte dos elementos do Governo de Dilma, e com tanto roubo ao povo brasileiro, ainda tem quem apóie estas atitudes..? Cada um é como cada qual! O povo brasileiro não tem dinheiro na saúde, na segurança, na educação. Mas um grande número de governantes tem dinheiro no exterior e um patrimônio milionário. ESTA CERTO??,,

Destaques V+