Tempo
|
A+ / A-

Agenda UE

​UE ainda vive rescaldo dos atentados de Bruxelas

28 mar, 2016 - 13:26

Neste espaço Euranet, à segunda-feira, olhamos para a agenda da semana em termos europeus.

A+ / A-
Olhar Europa (28/03/2016)

A semana começa ainda com os ecos dos atentados em Bruxelas. A União Europeia discute a resposta ao terrorismo, ao mesmo tempo que as autoridades da Bélgica e de França lançaram raides e prenderam vários suspeitos, na sequência dos ataques no passado dia 22.

A semana começa ainda, para muitos, como tempo de férias da Páscoa e, em Bruxelas, as instituições comunitárias estão fechadas esta segunda-feira, porque é dia feriado naquele país.

Na quarta-feira, dia 30, a capital belga recebe a 13ª Cimeira União Europeia–Índia, em que vão estar o presidente do Conselho Europeu e o presidente da Comissão Europeia, a Alta Representante para os Assuntos Externos e a comissária europeia do Comércio. Esta Cimeira é vista como uma oportunidade para relançar as relações entre o bloco europeu e a Índia, e esperam-se progressos em áreas como o comércio e investimento, energia, clima, água e migração. A Cimeira junta os ministros das Relações Externas e Negócios Estrangeiros das duas partes e, por isso, também vai estar em análise a situação em países como Afeganistão, Paquistão, Coreia do Norte, Nepal, Síria e Ucrânia.

O presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz também participar nesta cimeira em Bruxelas, mas esta semana vai andar também pelo Chipre, visita oficial amanhã e depois, para encontros com líderes políticos e partidários.

Na quinta-feira, dia 31, em Dublin, na Irlanda, decorre mais uma mesa-redonda sobre ajuda humanitária- É organizada pela Rede de Acção Humanitária e pela Comissão Europeia e, neste encontro, Portugal é um dos países em foco. O objectivo é partilhar informação sobre situações de crise humanitária, e promover o debate entre académicos, jovens e organizações, para, depois, definir a política da União Europeia para esta área.

Este é um dos encontros de preparação para a Cimeira Mundial sobre Ajuda Humanitária, marcada para Maio, na Turquia.

Do outro lado do Atlântico, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, vai participar na Cimeira de Segurança Nuclear, em Washington, nos Estados Unidos. A Alta Representante para a Política Externa, Federica Mogherini, também vai estar presente no encontro, quinta e sexta-feira.

Em termos económicos, esta semana fecha o primeiro trimestre do ano. Já na quarta-feira, há divulgação do conjunto de indicadores de confiança apurados pela Comissão Europeia, no que diz respeito à zona euro. Quinta-feira, será apresentada a estimativa do Eurostat para a inflação homóloga do mês de Março. A expectativa é de continuar em terreno negativo, em Fevereiro foi -0,2%.

Referência ainda a visitas, com uma delegação de eurodeputados do comité de Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu, que vai a Buenos Aires, Argentina, para conhecer o Presidente recém-eleito Mauricio Macri e para contactos com líderes políticos e partidários. A visita decorre terça e quarta-feira.


Uma outra delegação desloca-se a Bogotá, Colômbia, na quinta e sexta-feira, para contactos com membros do Governo e do Parlamento, e com representantes da sociedade civil. A visita é encarada como uma oportunidade para tomar conhecimento do processo de paz entre o Governo colombiano e os rebeldes das FARC - e para sublinhar o apoio da União Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+