Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atacante do aeroporto de Bruxelas foi deportado duas vezes da Turquia

24 mar, 2016 - 11:34

Na quarta-feira, o Presidente turco revelou que Ibraim El Bakraoui tinha sido deportado em Julho e criticou as autoridades belgas de terem deixado o suspeito sair em liberdade.

A+ / A-

Veja também:


Um dos irmãos que esteve envolvido nos atentados em Bruxelas, mais concretamente no aeroporto de Zaventem, foi deportado duas vezes da Turquia para a Bélgica.

A notícia da segunda deportação foi divulgada esta quinta-feira por fonte do governo turco.

Na quarta-feira, o Presidente turco revelou que Ibrahim El Bakraoui foi deportado da Turquia em Junho de 2015. Sabe-se agora que regressou ao país e voltou a ser deportado em Agosto do mesmo ano, sob suspeita de ser um jihadista, ainda que sem crimes cometidos na Turquia.

A segunda deportação foi descrita como “administrativa”.

Quando a primeira deportação foi tornada pública, o Presidente turco, Tayyip Erdogan, criticou as autoridades belgas por, apesar de informadas, terem deixado o suspeito em liberdade, por não terem detectado ligações a actividades terroristas.

Brahim El Bakraoui foi identificado na quarta-feira como um dos bombistas suicidas do aeroporto de Zaventem, na terça-feira. O seu irmão, Khalid El Bakraoui, fez-se explodir no metro de Maelbeek, que serve o quarteirão europeu em Bruxelas. Ambos têm nacionalidade belga.

Os dois ataques provocaram 31 mortos e 300 feridos, 21 dos quais portugueses.

Um suspeito fotografado pelas câmaras de videovigilância do aeroporto continua a ser procurado pela polícia belga e, esta quinta-feira, também na sequência de imagens captadas pelas câmaras de vigilância, foi iniciada uma caça a um segundo suspeito do atentado no metro.

O ataque ao coração da Europa em 90 segundos
O ataque ao coração da Europa em 90 segundos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+