Tempo
|
A+ / A-

General Carlos Branco. ”O problema está dentro da Europa"

23 mar, 2016 - 07:27 • José Bastos

Mais do que "lobos solitários", a Europa enfrenta já grupos insurgentes com o apoio de segmentos da população, alerta o antigo porta-voz da ISAF no Afeganistão e responsável da segurança da NATO, em entrevista à Renascença. As elites europeias têm de ultrapassar as barreiras colocadas pelo “politicamente correcto”, defende.

A+ / A-

O Major-General Carlos Branco diz, em tom de alerta, que mais do que "lobos solitários", a Europa enfrenta já grupos insurgentes com o apoio de segmentos da população.

“Sem pretender lançar anátemas sobre grupos sociais”, o militar defende, em entrevista à Renascença, que este desenvolvimento tem de ser assumido “sem complexos pela elite política porque só assim se resolve o problema”.

Antigo responsável da Divisão de Cooperação e Segurança da NATO, foi porta-voz da ISAF no Afeganistão tendo uma vasta experiência internacional - ONU, Líbano, Balcãs antes de Dayton – o General Carlos Branco sustenta que o terrorismo não se derrota com “um debate esotérico desligado da realidade”.


“A Europa está em guerra” foi, de novo, uma frase ouvida da elite política europeia depois de Bruxelas. Concorda?

A grande questão é saber com quem estamos em guerra. É importante que as elites europeias identifiquem bem essa entidade. Acho que estamos em guerra. Estamos em várias guerras. Há guerras que são, obviamente, exteriores, mas acho que se começam a definir os contornos de uma guerra interior - uma guerra no interior das nossas fronteiras que emana de cidadãos e de segmentos da população europeia. Não sei se as elites europeias se estavam a referir exactamente ao mesmo. Exige-se que haja uma clarificação sobre a entidade a que nos estamos a referir.

Deduzo da sua resposta ser necessário que os vários países tenham a mesma percepção da ameaça, sem divisão nas elites políticas . É isso?

Isso é fundamental. Mas vejo com muita dificuldade um pensamento comum sobre essa matéria, porque há uma série de variáveis que tornam difícil essa interpretação. Vou ser mais concreto: obviamente que não quero lançar um estigma sobre determinados grupos da população europeia, mas é um facto a radicalização crescente em certos grupos com uma expressão demográfica cada vez mais significativa.

Aliás, o que aconteceu em Bruxelas só é surpresa por ter ocorrido só agora. A surpresa é que grandes segmentos da comunidade muçulmana belga - não toda, mas sobretudo em Bruxelas - estejam radicalizados. Há que perceber que todos estes incidentes que têm tido lugar na Europa - Bruxelas, Paris, e também outros não noticiados - têm uma origem comum. Não têm origem exterior, mas sim em cidadãos europeus que aqui nasceram, cá foram educados e, entretanto, foram radicalizados.

Na lista dos grandes atentados, temos Londres, Madrid, Paris e, agora, Bruxelas. O que falhou, consecutivamente, na percepção da ameaça?

Falhamos. Mas estamos a falhar há muito tempo. A questão tem muito a ver com a forma como foi feita a integração de determinados grupos nas nossas sociedades abertas. É esse o cerne da questão. A não-integração desses grupos é uma das causas directas do fenómeno que estamos a viver. Repito: levanto esta questão não a lançar estigmas sobre ninguém, mas estes factos terão de ser avaliados quando se procurar as causas dos problemas e, não menos importante, as soluções para os problemas.

Há barreiras ideológicas nas elites europeias a concorrer para a falta de eficácia no combate ao problema?

A questão encerra já a resposta. Há, de facto, barreiras. Chama-lhe “ideológicas”. Não me repugna a utilização da palavra, mas são barreiras que decorrem do “politicamente correcto” e que impedem a discussão da verdadeira dimensão dos problemas. Nesta questão da radicalização de segmentos importantes da população muçulmana, é importante apurar as causas. O fenómeno da radicalização assumiu já uma dimensão tal que terá de ser considerado sem que as elites políticas possam fazer vista grossa.

Por exemplo, em França uma sondagem tendo como alvo a população muçulmana, feita em Maio de 2015, apresentou dados preocupantes. Uma parte significativa de uma faixa etária consultada, jovens dos 18 aos 25 anos, via com bons olhos as acções do DAESH (ndr: terroristas do autodenominado estado islâmico). Aqui reside o problema. Não passa por exageros nas interpretações das acções de repressão.

A palavra “guerra” tem de ser medida com cuidado para não despertar reacções extremas xenófobas por parte da população, mas há um problema e esse problema tem de ser resolvido na sua origem.

Não vale a pena estarmos com a repetição "ad nauseam" de slogans e clichés, como dizer que se tem de resolver a questão fora da Europa, porque o grande problema está cá dentro, o problema não está lá fora. É isto que as elites europeias têm de compreender, aliás acho que já compreenderam, não querem é verbalizar.

E como se resolve? Desde logo exigindo maior grau de envolvimento dos líderes comunitários na detecção e prevenção de comportamentos desviantes?

A pergunta integra parte da resposta. É evidente que não há uma só solução. Há várias soluções e muitas não são de curto prazo. As de curto-prazo passam pelo que se está a fazer do ponto de vista repressivo, de actuação directa sobre elementos desviantes.

Mas uma questão fundamental é envolver neste processo os líderes destas comunidades. O envolvimento não passa só pelos líderes religiosos, mas sim de outras origens, porque estes grupos têm diferentes organizações e composições. Esse é um mecanismo de actuação mais há mais.

Outro é trazer para a equação a inclusão social, sendo certo que não se resolve de hoje para amanhã. Lembro os movimentos de imigração sobretudo na década de 60 num período de grande expansão económica. Milhares de pessoas vieram para a Europa que, entretanto, viu o crescimento abrandar, sendo mais difícil integrar estes segmentos socialmente mais frágeis.

Mas também temos o Médio Oriente a desencadear um efeito de desestabilização de dinâmicas sociais e políticas da própria Europa. A crise migratória é ‘o’ exemplo?

Temos de abordar o problema a partir de duas grelhas diferentes de análise. Desde logo distinguir a migração económica que não se pode confundir com refugiados de guerra. Opto pela questão dos refugiados porque está mais relacionada com os problemas actuais do Médio Oriente, em particular, na Síria.

É evidente que a reacção da Europa não está a ser homogénea face a um problema que afecta distintos países de forma diferente. Esta é a razão central da crise que se vive. Mas há outra causa: a questão da liderança. Aqui quando falo de Europa falo do Serviço Europeu para a Acção Externa (SEAE) (ndr: com funções de condução de política externa e de segurança europeia) de quem se esperava uma maior capacidade de mobilização.

É um facto que o SEAE está desaparecido, não tem estado presente nestes grandes debates. Mas não é caso único. A ausência da Alta Representante (NDR: Federica Mogherini) tem-se registado noutros momentos igualmente desafiadores da política externa europeia.

Exemplo?

O caso da Ucrânia em que a Alta Representante não teve uma atitude assertiva e criou espaço para que o problema tivesse de ser gerido por um directório de país em vez de ser dirimido nas instâncias europeias.

Esta Europa falha também por omissão no Médio Oriente?

Não há propriamente “uma Europa”. A Europa é, cada vez mais, uma expressão demográfica do que outra coisa. Nessas matérias há opiniões muito divergentes entre os diferentes países membros da União. Há países com leituras diametralmente opostas de outros parceiros. Não há um interesse comum. A ausência de objectivos partilhados agrava a dificuldade de unir esforços para debelar desafios.

Essa falta faz-se sentir na eficácia do âmbito operativo. Por exemplo, neste caso, a polícia belga poderia ter feito mais?

É muito difícil responder a essa questão. Penso que muito poucas pessoas se poderão pronunciar com rigor sobre a matéria. É extremamente difícil poder controlar este tipo de actos. O adversário tem a iniciativa e trabalha na clandestinidade.

Não tenho informação para fazer uma avaliação da qualidade da repetição da coordenação dos serviços de segurança. É fundamental que haja essa coordenação. Mas a questão aqui radica na essência de determinados actos que são completamente impossíveis de prever. Esse será o grande desafio das nossas sociedades. Vamos ter de lidar com este problema.

No horizonte imediato, temos uma mega manifestação desportiva, o Europeu de futebol, em França, no Verão. A sua eventual suspensão seria uma derrota face à ameaça terrorista?

Não realizar o Europeu de futebol seria claramente ceder ao medo, ceder aos objectivos dos terroristas. É exactamente isso que eles pretendem. Chama-lhe terrorista, mas acho estar na altura do debate se alargar e aludir a “acções terroristas”, será mais correcto e mais esclarecedor.

Nesta altura, estes grupos já não são só terroristas. São grupos insurgentes, adquirindo uma nova qualidade. São grupos com o apoio da população. O segmento da população que é potencialmente o seu santuário já tem uma dimensão apreciável.

Por exemplo, o diário Público deu uma notícia interessante, a propósito deste elemento detido há dias na Bélgica [Salah Abdeslam], revelando que contou com o apoio de vizinhos, teve a ajuda da população. Ou seja, não são só actos terroristas isolados ou por grupos sem ligações à população. Este caso concreto denuncia o envolvimento de uma comunidade. Mais uma vez, sem querer lançar anátemas sobre grupos sociais, temos de perceber que há uma nova qualidade neste tipo de acções.

Esse novo elemento tem de ser assumido, sem complexos, sem preconceitos, pelos responsáveis políticos porque só assim se consegue resolver o problema. Caso contrário, estaremos permanentemente a enterrar a cabeça na areia e com discursos que não abordam verdadeiramente o cerne na questão. Este dado tem de ser necessariamente introduzido na agenda e na equação.

Os Estados Unidos assumiram um conjunto de medidas de excepção no pós-11 Setembro que têm sido criticadas, mas também terão evitado atentados. Nesta altura, vive-se o debate Apple/Justiça sobre acesso a dados de comunicações. Há lições a reter para a Europa?

A Europa tem de extrair ensinamentos dos Estados Unidos. Há lições a ter em conta para o bom e para o mau. Devemos evitar os erros e procurar beneficiar das conclusões positivas. Há uma fronteira ténue – um limbo - entre liberdade individual e segurança colectiva. Sei ser difícil de dirimir. Tendo a privilegiar a liberdade individual, mas o debate tem de ser aprofundado.

É chegado o momento dos europeus admitirem concessões na liberdade individual?

É chegado o momento do debate se aprofundar na Europa. É o dado indiscutível. O que vai sair desse debate, envolvendo os cidadãos e o que os especialistas perceberam ser o mais adequado, será o que se deverá ter em conta. As soluções europeias não têm necessariamente de ser as mesmas dos Estados Unidos.

O ‘filtro’ europeu para viagens ou comunicações pessoais, por exemplo, deve ser mais fino que o ‘filtro’ norte-americano?

O nosso filtro tem de se basear em diferentes paradigmas. Não contesto que a questão das comunicações deve ser avaliada, mas voltamos ao início da entrevista: perceber a origem do problema. Só adoptando as medidas adequadas para resolver o problema é que se dará o passo em frente. Não dando o passo em frente estaremos sempre a receitar medicamentos que não debelam a doença. A doença continua a alastrar-se, aumenta-se a dose de medicamentos não adequada e não se resolve problema algum. Por isso é fundamental travar este debate porque os problemas na Europa não são os mesmos nos Estados Unidos. As soluções não podem ser as mesmas. As causas – de ordem interna europeia - têm se ser discutidas. Algumas decorrem da falta de integração de certos grupos sociais. As soluções devem ser pensadas a partir desta base.

Não se pode ter um debate esotérico desligado da realidade. Tem de resultar da observação social, da análise de como estes grupos se interrelacionam e como agem com o conjunto da sociedade.

Para além das elites religiosas com quem importa ter uma relação privilegiada, há outro tipo de elites nesses grupos nomeadamente de natureza económica. Essas elites económicas desses grupos sociais devem também ser convocadas para esta batalha. Temos de aprofundar a análise e saber como resolver a questão. Estar a discutir restrições às liberdades individuais e ter por fazer todo o debate sobre as origens da ameaça é comprometer completamente qualquer possibilidade de se dar uma resposta eficaz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CAstro2
    21 ago, 2017 Porto 17:35
    Carlos Martins Branco EX general portanto já não é general. Não concordo q haja Guerra Na €uropa onde está incluido Portugal.. Há tatcas esporadicas pata ensaiar o patamar beloco de Soldado, ora ale classifica de guerra eatá agora ao novel de Soldado e divido muito que no activo esteve ao mi el profissional dos profissionais de comflitos e não mancebos obrigados ou "voluntarios" do desmprego pu fuga daruralidade e da religão. General ou Comandante é elite ou irresponsabilidade de ser acusando-se a ai próprio de. não saber oivir a sua hirarquo fimcomal mos 2 sentidos. Os Ex são mercenários de MEDOS e super-estruturas. ABÇ
  • Castro
    19 ago, 2017 Porto 18:57
    Entrevista com profunda informação que deve catalizar os nossos orgãos politicos ou que estes absorvam militares e não só advogados, economistas, pois os militares não podem estar no Poder tem este que absorver a estrutura do seu saber. € um novo paradigma de gestão racional do conflito mesmo que latente. Obrigado pela dialética da INformação.
  • F.Marabuto
    12 fev, 2017 Lisboa 03:10
    Só é pena o livro do Sr General estar em acordês...
  • andrade da silva
    31 mar, 2016 lisboa 10:27
    Conclusão: o meu camarada apresenta um conjunto de alertas fundamentais que são um progresso essencial na abordagem desta matéria. Todavia, na minha opinião por ser tão evidente, as múltiplas interacções entre o que vai acontecendo no terreno, é necessário uma abordagem holística quanto às dimensões internas e externas, na perspectiva geopolítica, geoestratégica, geoeconómica, geossocial e religiosa, e, naturalmente, a incompetência, a falta de vontade, o medo dos governantes e a corrupção nacional e internacional geradora de brasis não podem ficar de fora, e, ainda, como um foco essencial de guerras o DASEH existe e, enquanto existir expelirá milhões de cidadãos que como emigrantes económicos, ou refugiados ampliarão os problemas referidos, trarão outros numa dimensão imprevisível, até porque o tampão Turquia provavelmente implodirá. Estamos, ou podemos estar no limite da sustentabilidade de uma situação europeia precária que poderá evoluir para patamares de violência bem mais graves, ainda, e generalizados como resultante da interacção entre todos os input´s geradores de guerras, batalhas e conflitos mesmo entre os países da UE, um risco maior. Logo que a Europa DESPERTE, seria um erro tremendo por falta de visão das coisas se agarrar boias quanto para atravessar este mar revolto vão ser precisas boias que nem existem, mas, sem duvida nenhuma, na opinião de alguns os cruzadores não serão dispensáveis etc.etc. andrade da silva, coronel artilheiro/psicólogo sit. mil. ref.
  • andrade da silva
    31 mar, 2016 lisboa 02:08
    O meu camarada lança ALERTAS importantes e refere que a EUROPA no seu todo tem de estudar e encontrar respostas para as guerras internas que se desenham de vários radicalismos: o dos que têm feito estes atentados, mas também os da extrema direita protonazi que com base nestes atentados terroristas quer amedrontar os europeus e conquistar o poder para nos imporem o terrorismo de estado. Por outro lado há questão do Médio oriente com o DAESH que exige uma resposta multidimensional e na opinião de muitos, de que partilho, uma dessas dimensões é MILITAR, porém a Europa está DESARMADA E INDEFESA nessa fronteira, como nas mais próximas do leste europeu etc Todavia é apontado o caminho necessário a percorrer o do ressurgimento da Europa, com lideres à altura do presente e do Futuro, e que se crie com urgência ou se reactive os órgãos de estudo estratégico para a efectivação das melhores geo-politicas e geo-estratégias para o Mundo actual, o que, tarda. De qualquer forma tudo foi bastante abandonado e, obviamente que estas ameaças internas e externas assimétricas vão manter-se, e se não subirem o grau de violência e destruição, como a ficção sugere, já algo nos protegeu, mas há noticias que correm de uma gravidade extrema como do assassínio de guardas de centrais nucleares com o roubo segredos de segurança. Na minha opinião há uma questão de liderança e uma crise de valores civilizacionais, que são de outra natureza, ou não se reduzem aos valores religiosos como alguns pretendem.
  • estamos condenados
    27 mar, 2016 Santarém 22:51
    A Europa está numa guerra interior por duas razões essenciais, a primeira o afastamento dos nossos valores culturais e religiosos sobretudo apoiados por partidos de esquerdas irresponsáveis e imorais em nome de uma liberdade sem limites , por outro lado a integração de milhões de muçulmanos grande parte deles já por cá nascidos estão a ajudar a mudar a face de toda a Europa que nunca teve a capacidade dos nossos governantes verem que se estavam a meter na boca do lobo, agora penso que já será tarde para retroceder até porque o retrocesso teria que ser violento.
  • Reis Velosa
    25 mar, 2016 Viana do Castelo 23:05
    Durante séculos as nações regiam-se pela chamada “Real Politic” isto é com os interesses do país não havia condescendencias e assim se progrediu (apesar das guerras) e os paises e suas populações se mantiveram seguros. Hoje em dia desde que apareceu o “Politicamente Correcto” entramos em franca decadência e em total desnorte sobretudo em questões de segurança área sobre a qual não deveria haver condescendência! Não há volta a dar-lhe. Com uma Europa pusilânime (e quando falo de “Europa” é ainda no conceito antigo, de gente maioritariamente caucasiana, maioritariamente cristã ou laica), que armada em “civilizada” desenvolveu essas teorias do coitadinho, do multiculturalismo, beijinhos e abraços, peace and love, etc… – agora o que é que querem?? Quando se joga à defesa, perde-se. A conquista da Europa pelo islão é inevitável, e, depois, quando tiverem isto tudo na mão, talvez se tornem “boas pessoas”… ou pode ser que não chegue (se aumentarem demograficamente, e sabemos que são prolíferos como ratos – 1 homem x 7 mulheres = N filhos) e queiram depois conquistar a Rússia, a China, as Américas, o Mundo… – Vou mais por esta, porque lhes está no ADN e no ADN do Corão… O discurso do sheik Mounir é já o de um muçulmano instalado (por isso é moderado, porque fala para outros q já cá estão mais ou menos adaptados); outros imans de mesquitas, em Londres ou Bruxelas, ou etc., serão mais radicais porque o seu auditório são os da favela e falam o q eles querem ouvir... Game Over! We lost!
  • João Bilstein Sequei
    24 mar, 2016 Lisboa 13:43
    Escreveu Maotzetung (?) que "a água está para o peixe como a população civil está para o guerrilheiro urbano"". A "radicalização" tão falada, mas tão mal digerida, assenta, neste caso,, muito mais em razões sócio-económicas do que razões ideológicas ou religiosas. Os motivos ideológicos implicariam a total remissão das sociedades acolhedoras, pois só o são porque têm capacidade financeira e económica para o ser, baseada sempre na exploração do homem pelo o homem. Os motivos religiosos decorrem, neste caso, do obscurantismo destas franjas de juventude, sem acesso à cultura e ao conhecimento. Para resolver este "embróglio" seria necessário que as sociedades acolhedoras se transformassem profundamente, o que será muito difícil, mas esse é o único caminho viável para "ir acabando" com este verdadeiro estado de conflito crescente. Não fazer nada disto é caminhar inexoravelmente para regimes toptalitários que, esses sim, vão desencadear uma guerra de guerrilha na qual, normalmente os Estados organicamente estabelecidosm a perdem.
  • Mário João Resende
    24 mar, 2016 Newark 02:06
    Vou dar-me ao trabalho de transcrever partes de um discurso do PM Australiano há já alguns anos: “Aos muçulmanos que querem viver c/ a Lei da sharia foi-lhes dito p/se irem embora..Os imigrantes não australianos devem adaptar-se..É pegar ou largar..A nossa língua oficial é o Inglês,não é o Espanhol,o Libanês,oÁrabe,o Chinês etc..Portanto aprendam a nossa língua..A nossa crença é no nosso Deus.Se isso vos ofende sugiro que encarem outra parte do mundo como v/País de acolhimento..Aceitamos as v/crenças.Tudo o que pedimos é que aceitem as nossas e vivam em harmonia e em paz connosco..Este é o nosso País ,a n/terra,o nosso estilo de vida.E oferecemos a oportunidade de aproveitarem tudo isso.Mas se vocês tem muitas razões de queixa,se estão fartos da nossa bandeira,do nosso compromisso,das nossas crenças cristãs ou do nosso estilo de vida,se não são felizes aqui então partam..Incentivo-vos fortemente a tirar partido de uma outra grande liberdade australiana – O Direito de Partir !.Não vos forçámos a vir.Vocês pediram.Então aceitem o País que vos aceitou.” A História vai cobrar a diferença entre uma Europa “compassiva” e cheia já de islamitas que não se querem integrar e um País que põe , logo à chegada , regras essenciais . Que muitos por aqui chamarão de Xenófobo …
  • José Monteiro
    23 mar, 2016 Lisboa 23:17
    «Uma parte significativa de uma faixa etária consultada, jovens dos 18 aos 25 anos, via com bons olhos as acções do DAESH (ndr: terroristas do autodenominado estado islâmico). Aqui reside o problema»...Que seria menor ou diminuto, tivesse a Europa visto ou sabido, ajudar a Síria a impedir o crescimento da serpente. Que in loco e nas TV das europas, tem constituido um forte incentivo à moral e mobilização entre os sub-indígenas das cidades europeias.

Destaques V+