Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“É um dia negro para a Bélgica”, diz primeiro-ministro após explosões

22 mar, 2016 - 11:42

Charles Michel não quer, para já, relacionar os atentados à detenção do principal suspeito dos atentados de Paris. Ministro alemão considera que ataques em Bruxelas são contra toda a União Europeia.

A+ / A-
Primeiro-ministro belga lamenta "momento trágico" e apela à calma
Primeiro-ministro belga lamenta "momento trágico" e apela à calma

Veja também:


O primeiro-ministro belga falou esta terça-feira à comunicação social para dar conta da sua reacção aos atentados que abalaram Bruxelas esta manhã, no aeroporto e numa estação de metro do quarteirão das instituições europeias.

Charles Michel considera este “um dia negro para a Bélgica” e diz que a “prioridade é, evidentemente, tratar das vítimas destes atentados”.

“Há um número indeterminado de mortos e de feridos, alguns em estado grave.

Aumentámos o nível de alerta para 4 e, consequentemente, foram criadas novas medidas de segurança”, adiantou, concretizando que “houve um reforço e mobilização de meios militares no terreno” e “decidido aumentar o reforço no controlo das fronteiras e a aplicação de medidas especiais nas restrições da circulação dos transportes”.

Apesar de tudo, o primeiro-ministro belga apela “à calma de todos, mas também à solidariedade de cada um”.

“Fomos mais uma vez postos a esta dura prova, uma prova difícil, face à qual teremos de estar unidos e solidários”, terminou.

A última actualização aponta para 26 mortos no total das explosões (11 no aeroporto e 15 no metro) e 136 feridos (81 no aeroporto e 55 no metro).

A explosão na estação de Maelbeek ocorreu cerca de uma hora depois das duas explosões no aeroporto Zaventem.

Charles Michel não quer, para já, fazer qualquer ligação entre os ataques desta terça-feira e a detenção, há quatro dias, do principal suspeito dos atentados de Novembro, em Paris.

“Não temos qualquer informação que nos permita tirar essa conclusão”, afirmou.

Salah Abdeslam, de 26 anos, foi detido na sexta-feira, depois de quatro meses em fuga. A sua detenção permitiu identificar um novo suspeito: Najim Laachraoui, de 24 anos, mais conhecido pelo nome falso de Sufiane Kayal.

Desde então, a polícia belga tem estado mais alerta para eventuais represálias.

Um ataque contra toda a União Europeia

Os ataques em Bruxelas quiseram atingir toda a União Europeia e as suas liberdades, defendeu esta manhã o ministro alemão da Administração Interna, Thomas

de Maiziere.

“Os alvos dos ataques – um aeroporto internacional e uma estação de metro perto das instituições europeias – indicam que este atentado terrorista não foi perpetrado apenas contra a Bélgica, mas contra a nossa liberdade, a liberdade de movimento de todos na União Europeia”, afirmou numa conferência de imprensa em Berlim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • TUGA
    22 mar, 2016 LISBOA 13:35
    A POLITICADA EUROPEIA E PORTUGUESA, DEVERIAM SER JULGADOS E CONDENADOS, POR ESTAREM A ISLAMIZAR A EUROPA E RESPECTIVOS PAÍSES!!! A CAMARA DE LISBOA, COM TANTA MISÉRIA NO PAÍS DEU MILHÕES PARA OS MUÇULMANOS FAZeREM MAIS UMA MESQUITA EM LISBOA!! PARA ESTA GENTE QUEM NÃO ESTIVER DE CU PARA O AR É INFIEL, E DEPOIS ESTÃO À VISTA OS RESULTADOS, OS POVOS INDEFESOS A MORREREM COMO CÃES. NINGUÉM SE REVOLTA CONTRA ESTA ISLAMIZAÇÃO??? QUE FUTURO QUEREMOS PARA AS GERAÇÕES FUTURAS??? ISTO É O PLANO KALERGI EM MARCHA DESTRUIÇÃO DA EUROPA E DA INDENTIDADE DOS PAÍSES!!!

Destaques V+