Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Durmam bem, sejam felizes”. Seis dicas para conseguir um bom sono

18 mar, 2016 - 07:13 • Marta Grosso

Neste Dia Mundial do Sono, a Renascença falou com uma neurologista especializada em medicina do sono.

A+ / A-

A maneira como encaramos a vida molda a qualidade do nosso sono. Quem o diz é Teresa Paiva, neurologista responsável por duas clínicas do sono.

“As pessoas querem muito a droga e a solução milagrosa, a coisa que faz tudo. Mas o milagre está dentro de cada um de nós”, sublinha a especialista. Teresa Paiva deixa seis dicas fundamentais para um bom sono.

1 - Considere o sono como algo importante e agradável; goste de dormir.

2 - Não faça nem de mais nem de menos. Trabalhar, fazer exercício físico e comer são actividades essenciais à condição humana, mas há limites a respeitar.

3 - Implemente e respeite regras adequadas às suas necessidades de sono e em equilíbrio com as exigências profissionais e quotidianas.

4 - Use o bom senso.

5 - Relativize os problemas. “Se houver uma guerra é um grande problema”. Os outros são relativos e “não olhar para eles de uma forma mais positiva ou mais distante” custa-lhe uma boa noite de sono.

6 - Adapte-se à vida e seja o milagre.

“Fazer um bocadinho menos”

“Mesmo nas vidas atribuladas que as pessoas têm, muitas vezes mais vale não fazer tanto. Fazer um bocadinho menos. Mais vale não trabalhar tanto e ter regras: é imprescindível”, sublinha a especialista, no Dia Mundial do Sono.

Teresa Paiva dá um exemplo para ilustrar a importância do sono. Quem dirige uma empresa tem muitas responsabilidades e a vida de outras pessoas nas suas mãos. Isso aumenta a pressão e as preocupações. Mas se o descanso não fizer parte das suas prioridades, a capacidade para resolver problemas e levar a empresa a bom porto poderá ficar comprometida.

“Se essa pessoa descansar um bocado mais e começar a modificar um bocadinho a perspectiva que tem em relação às coisas, vai resolver os problemas de uma forma muito melhor e muito mais eficaz”, afirma Teresa Paiva.

Nos casos de grande exigência profissional as regras tornam-se ainda mais prementes. “É como um atleta de alta competição. Tem de ter mais regras” para “trabalhar muito melhor. Evidentemente que cada um tem depois de ver as circunstâncias em que trabalha e definir o que é dispensável e não é dispensável”.

Teresa Paiva dá outro exemplo: uma mãe que trabalha o dia inteiro e atura as birras dos filhos ao final do dia. “É evidente que lhe dá vontade de gritar e irrita-se”, reconhece a especialista, mãe de três filhas.

Mais uma vez, a importância das regras e de tirar um tempo para si. “Se a pessoa, em vez de trabalhar até às 20h00, trabalhar até às 19h00 ou, se possível, às 18h30, tem um bocadinho para si que faz com que chegue a casa bastante melhor e com mais paciência para os filhos”. O sono também lhe vai agradecer.

O trabalho fora de casa combinado com o trabalho doméstico dá, muitas vezes, um total de mais de 50 horas semanais. “Tenho doentes a trabalhar mais de 90 horas por semana” – naturalmente, “têm a vida completamente estragada”.

“Uma escravatura cor-de-rosa”
Numa altura em que as exigências do mundo laboral são cada vez maiores a busca do equilíbrio torna-se imperativo – a bem da saúde. “Para pensar bem temos de estar bem connosco próprios. Essa é uma regra fundamental”, sublinha Teresa Paiva.

A especialista chama “escravatura cor-de-rosa” ao “turbilhão do trabalho e do sucesso”, “das obrigações, dos prazos, dos objectivos” e da burocracia.

Para sair desta “escravatura”, que tem consequências nas horas e na qualidade do sono, é importante tomar consciência de que “nenhum médico pode fazer milagres. Nós somos o milagre”.

O desejo desta especialista para esta sexta-feira e todos os dias do ano é, por isso: “Durmam bem, sejam felizes”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manel da Bairrada
    18 mar, 2016 Portugal 18:25
    Experimentem fazer fazer uma "corridinha" ao anoitecer, 10 minutinhos para começar e depois vão aumentando progressivamente o tempo. Nada de smartphones, pc's ou TV com legendas muito rápidas nas últimas horas antes de dormir. FAÇAM MEDITAÇÃO GUIADA (Basta procurarem no Youtube). UM IOGURTE ANTES DE DORMIR AJUDA A ACORDAR MENOS CANSADO QUEM DORME POUCO (resulta)! Bons sonhos.
  • Pereira Carlos
    18 mar, 2016 Coimbra 17:14
    Boas tardes Este governo vai provocar mais dificuldade em dormir, pois são 3 partidos que funcionam como sindicatos dos func. públicos, explorando os trabalhadores do privado. Isto é uma ofensa ao cristianismo.
  • Limanoto
    18 mar, 2016 Lisboa 09:54
    Estou desempregado e com muitas dividas não durmo descansado á anos provavelmente irei morrer mais cedo por causa disso.
  • Catarina Granacha
    18 mar, 2016 Vila Nova de São Bento. Serpa 08:18
    Tenho um sono muito agitado com pesadelos, ao levantar-me sinto mais cansaço que propriamente antes de ir dormir acabo por tomar victam o que não era de todo a minha vontade, e quem nem sempre resulta. Como resolver o meu problema? Obrigado.

Destaques V+