Tempo
|
A+ / A-

Marcelo vai convidar Papa Francisco a visitar Portugal em 2017

16 mar, 2016 - 19:42 • Aura Miguel , em Roma

Declarações do Presidente na chegada à Roma. Marcelo encontra-se na quinta-feira com o Papa.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai convidar o Papa Francisco a visitar Portugal no próximo ano.

O chefe de Estado está em Roma, onde esta quinta-feira vai reunir-se com Francisco, no Vaticano.

À chegada, Marcelo sublinhou que espera que o Papa aceite o convite. “Trago comigo uma carta formal em nome da República Portuguesa a convidar Sua Santidade a visitar Portugal a propósito do centenário das aparições de Fátima. Espero encontrar no Papa Francisco o acolhimento a este convite”.

“Seria a oportunidade de juntar um acontecimento religioso a uma projecção que é, ao mesmo tempo, o reconhecimento da gratidão por aquilo que significou desde os primórdios da nacionalidade o apoio àquele Estado independente que nascia e que teve no Papado, antepassado da Santa Sé, o primeiro gesto de aceitação”, acrescentou o chefe de Estado.

O cardeal patriarca de Lisboa já tinha dito esta terça-feira que espera que o Presidente da República traga do Vaticano novidades sobre a possível visita do Papa Francisco a Portugal. Em declarações à Renascença, D. Manuel Clemente manifestou o desejo de que o Papa permaneça em Portugal o maior número de dias possível, na visita prevista para o centenário das Aparições de Fátima, no próximo ano.

“Eu até espero que venham de lá já mais pormenores acerca dessa vinda do Papa, se vem só para o dia 13 [de Maio] ou, se como todos desejamos, vem um bocadinho antes ou fica um bocadinho depois”, afirmou o patriarca. “Oxalá que esta visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa também ajude a esclarecer e que o Papa nos diga alguma coisa."

[Actualizado às 20h03]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    16 mar, 2016 Lisboa 21:46
    Mas ainda haverá alguém que considere um presidente, com um sorriso destes, normal ou suficientemente capaz promover a imagem de um presidente da república de qualquer país? Um presidente que não sabe sorrir, torna-se num embaraço público. Será isto que vamos ter de aguentar até 2026?
  • Carlos Oliveira
    16 mar, 2016 Foros de Salvaterra 20:24
    Declarações do Presidente na chegada à Roma... ou Declarações do Presidente à chegada a Roma... Dá que pensar!!!
  • Real Soares
    16 mar, 2016 Alcoentre 20:08
    Então o chefe da igreja romana não tinha garantido que vinha cá no próximo ano, numa visita que pode significar o controlo de receitas daquela que uma das principais fontes? Ou será que o senhor ex-comentador ainda não terminou a campanha eleitoral?

Destaques V+