Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

2ª Circular. CDS pede explicações de uma empreitada mais modesta, mas mais cara

16 mar, 2016 - 10:34

Novo plano para aquela artéria de Lisboa custa mais 30% do que o inicialmente previsto.

A+ / A-

O vereador do CDS João Gonçalves Pereira afirma que o novo plano para Segunda Circular é apenas uma amostra do que foi anunciado e custa mais 30%.

“Passámos de oito mil árvores para qualquer coisa como 1.800, os nós de acesso e os viadutos anunciados não aparecem e a bateria de radares que foi tão anunciada pela Câmara [de Lisboa], nesta mesma empreitada não aparece”, começa por apontar, em declarações à Renascença.

“Há algo aqui que carece de alguma explicação, porque, ainda por cima, hoje o valor da empreitada é mais 30% do anunciado. Não consigo perceber como é que menos obra, em menos tempo custa muito mais dinheiro. É contas à Fernando Medina”, reclama.

O plano revisto para a Segunda Circular, em Lisboa, é discutido esta quarta-feira em reunião de Câmara e o tema promete continuar a dar polémica.

A proposta da maioria PS, que visa aumentar a segurança rodoviária, a fluidez do trânsito e a qualidade ambiental, já foi apreciada pelo executivo em Dezembro passado, mas a oposição pediu o seu adiamento de forma a ouvir a população.

Entre as principais alterações está a substituição de árvores da espécie lódão por freixos, o alargamento do separador central para a extensão mínima possível em cada zona, a aplicação de um sistema de retenção de veículos, a introdução de guardas de segurança e a criação de zonas de transição nos acessos da A1 (Autoestrada do Norte) e IC19 (Itinerário Complementar) à Segunda Circular.

Paralelamente, a autarquia quer "melhorar a velocidade comercial dos autocarros" que por ali passam.

Em causa está um concurso público com publicidade internacional de quase 13 milhões de euros (incluindo o Imposto sobre o Valor Acrescentado), investimento que, na proposta inicial, rondava os 10 milhões.

Também o prazo da obra - que deve ter início em Junho - passou de dez para oito meses.


Veja aqui o projecto inicial para a Segunda Circular:

Interactivo: Tudo o que precisa de saber sobre a futura 2ª Circular

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    16 mar, 2016 Lisboa 16:23
    A PaFalhada direitolas cada vez está mais desesperada. Estavam todos convencidos que iam ter a gamela de volta a curto prazo e como já viram que não vão ter parecem baratas tontas. Emigrem, cambada de inuteis. Nos Países ricos da UE há muita retrete para limpar se é que isso ao menos sabem fazer.
  • melo
    16 mar, 2016 15:43
    A esquerdalha tem nao olham a meios para atigir os fins.Lembram do tunel do mrques que dizizam que era uma obra para dar um sem fim de problemas, porque foi obra de santana lopes o que levou a um embargo pelo vereador Sá fernades (BE)que custou aos contribuintes 4 milhoes de euros,o que aconteceu ao sr, Sà fernandes Zero hoje vê-se que funciona lindamente mas.... foi o Santana,Nao podia ser.
  • 16 mar, 2016 LISBOA 15:14
    POR ESTES COMENTÁRIOS AQUI ESCRITOS!!! PODE CONCLUIR-SE QUE AS PESSOAS GOSTAM DE SER ENRABADAS, DESDE QUE VENHA DA ESQUERDALHADA!! POVO ESTUPIDO E IGNORANTE, FUNCIONAM COM O SE ESTIVESEM NUM CLUBE, QUER ESSE CLUBE JOGUE BEM OU MAL NUNCA SE MUDA E DIZ-SE SEMPRE BEM DESSE CLUBE, ATÉ METE NOJO PERTENCER A ESTE POVO!!
  • TUGA
    16 mar, 2016 LISBOA 14:12
    AQUELA "OBRA" É UMA ABERRAÇÃO À MEDIDA OU MEDINA PARA ENCHER OS BOLSOS A ALGUÉM!!! TODA AS PESSOAS VÊM ISSO MAS NINGUÉM SE IMPÕE!! ISTO É TUDO A GAMAR O POVO PAGA E NÃO BUFA!! ONDE ESTÁ O NOBRE POVO NAÇÃO VALENTE???? A VER FRUTEBOL E TELEXAXADAS???
  • Dr Xico
    16 mar, 2016 Lisboa 14:01
    A Assunção Crista agora tem de dizer mal, ñ sabe do quê, nem de quem, mas tem se se afirmar no CDS TT (truk truk), Pena ter deixado o Miniistério da Agricultura a arder... projecto para aprovar do 20/20 , (o ano passado aprovaram 12%... akilo era um rancho de incompetentes a pintar as unhas e a meter rimel ) afinal foi um fiasco como ministra já caiu a mascara
  • dinarte
    16 mar, 2016 funchal 13:29
    O fascismo a querer impôr-se!!!
  • Carlos Gonçalves
    16 mar, 2016 Seixal 13:21
    Então e a posição do presidente da Câmara, não interessa??? Só interessa o que o CDS pensa e diz??? Pelo amor da santa!!
  • rosinda
    16 mar, 2016 palmela 12:08
    Eu estou com o cds ! Se nuno abecassis estivesse por ai aposto que tambem era contra esta porcaria! Vao pro diabo que os carregue a unica coisa que tem habilidade e para gastar dinheiro.
  • joao santos
    16 mar, 2016 lisboa 11:52
    quando lá tiveram não fizeram nada. Agora só sabem questionar! Sr.ª Assunção Cristas...já lá esteve...e que fez sua ex.a de melhor para o país???
  • Luis
    16 mar, 2016 Lisboa 11:45
    Por favor, alguém diga à Cristas que ela lidera o CDS TT (tuk tuk) que é um partido residual que a unica coisa para que sempre serviu foi para ser moleta e lacaio do PSD. A senhora fala como se o CDS TT fosse o maior partido da oposição. Se pensam que a malta acredita no divorcio da PaFalhada estão muito enganados. Nas próximas logo que vejam que isolados têm menos votos lá vão eles novamente concubinar-se desavergonhadamente como é habitual. Agora o trocaPassos é social democrata e a Cristas da democracia cristâ e toda a malta acredita no Pai Natal e como tal vai na conversa deles. Ainda não viram que pela parte que lhes toca o Rei há demasiado tempo que vai nu.

Destaques V+