Tempo
|
A+ / A-

Secretário de Estado: “De geringonça esta solução não tem nada”

16 mar, 2016 - 08:11 • Paulo Ribeiro Pinto

Pedro Nuno Santos lamenta que o PSD não tenha participado no debate na especialidade com uma atitude mais activa e construtiva.

A+ / A-

Veja também:


Em entrevista à Renascença no dia em que é aprovado o primeiro Orçamento do Estado das esquerdas, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares acredita que a solução “foi conseguida”.

Pedro Nuno Santos reconhece que a versão que sai do Parlamento é “diferente” e um “sinal de maturidade democrática” que provou que a “solução de Governo, de geringonça não tem nada”.

Chegámos ao final do processo de discussão, votação e aprovação do Orçamento do Estado. Foi um percurso difícil?

Julgo que é uma experiência positiva. O primeiro Orçamento foi conseguido. Temos, de facto, um documento que permite iniciar um novo ciclo na vida dos portugueses e que ao mesmo tempo mantém Portugal no cumprimento dos compromissos europeus e internacionais.

É um documento melhor, aquele que sai?

O que era para nós claro é que obviamente o Orçamento final é um documento diferente daquele que foi apresentado na generalidade. Porque nós levamos o debate na especialidade a sério e no debate na especialidade os diferentes partidos, ou quase todos os partidos apresentaram propostas de alteração, participaram no debate e enriqueceram o próprio documento.

Aliás, lamentamos apenas que o PSD não tenha participado nesse debate com propostas numa atitude muito mais activa e construtiva como era suposto. Mas, a verdade é que todos os outros partidos apresentaram: PCP, o Bloco, o PEV, naturalmente porque apoiam o governo acabaram por ver uma quantidade muito maior de propostas aprovadas, mas até o PAN e o CDS-PP apresentaram propostas que tiveram a aprovação por parte do grupo parlamentar do PS e julgo que isso é um sinal de maturidade democrática.

Termos um Parlamento que no debate na especialidade apresenta propostas, umas são aprovadas outras são chumbadas. Eu acho que no final ganhou o documento, mas ganha a democracia.

Mas fica sempre aquela questão de “para chegar aqui foi necessária muita negociação”. O sr. Secretário de Estado faz isso permanente aqui no Parlamento. Houve algum momento de maior tensão?

Não! Todos os grupos parlamentares defendem com muita convicção e entrega aquelas que são as suas posições. É assim que é suposto acontecer, não podia ser de outra forma. Agora, no quadro das negociações, todos fazemos o esforço de nos aproximarmos e todos acabamos por ceder no fim para conseguir um entendimento que tenha apoio maioritário. Não houve nunca nenhum momento em que tivéssemos encontrado um bloqueio.

A expressão já está vulgarizada: a “geringonça” andou, conseguiu aprovar o primeiro orçamento. E agora? O que é que se segue, tendo em conta que este ano vamos discutir um novo Orçamento.

Se há alguma coisa que este processo orçamental provou é que esta solução de geringonça não tem nada! Tem sim quatro partidos que vão conseguindo trabalhar em conjunto e que conseguem aprovar um orçamento.

“Geringonça” não traduz bem aquilo que é esta solução. Geringonça foi uma oposição, um PSD que esteve no debate da especialidade chumbando propostas que eram suas, chumbando compromissos internacionais que foram assumidos enquanto era governo. Isso sim, é uma estrutura muito frágil e sem consistência. Estes quatro partidos conseguiram trabalhar em conjunto e fizeram aprovar um orçamento. O termo “geringonça” já vai lá atrás…

E fará aprovar o próximo orçamento que aí vem?

Como está na posição conjunta, nós trabalhamos numa perspectiva de quatro anos, numa perspectiva de uma legislatura. É nesse quadro que nós estamos a trabalhar. Ninguém quer perder a oportunidade de consolidar estas vitórias que nós temos conseguido para o povo português. Nós temos dito que é possível viver melhor em Portugal e este orçamento mostra que é possível, mas, nós temos de segurar estas conquistas. Isso não se faz só com um orçamento. Faz-se durante os próximos anos e tenho a certeza que os partidos que apoiam este governo vão continuar a conseguir trabalhar para melhorar a vida dos portugueses.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mafurra
    16 mar, 2016 Lisboa 15:28
    GERINGONÇA até está muito bem. Foi o que Passos Coelho e Paulo Portas deixaram a Portugal para nos transportarmos.
  • Fernando
    16 mar, 2016 Lisboa 11:23
    Basta ir ao youtube procurar os debates no parlamento entre o francisco louçã e o passos coelho para vermos o que era o anterior governo.
  • fatima noronha
    16 mar, 2016 PVARZIM 11:13
    Esta gentalha que agora aprova tudo e mais alguma coisa , estão a desgraçar o país , só lamento que o PSD/CDS/PP estejam tão caldos e se obtenham de situações que não dignifica nada o orçamento de estado e que está a ir ao bolso dos portugueses , eles dão uma migalha e tiram o pão que mata a fome muitas das vezes a um desgraçado contribuinte.
  • zita
    16 mar, 2016 lisboa 10:41
    É preciso ter lata! Não ganham eleições, governam e ainda querem que quem as ganhou faça o seu jogo. É preciso ter mesmo muita lata! Quando eram oposição votam quase contra tudo e agora querem governar à custa dos outros ainda que os outros não concordem com as suas políticas. É preciso ter mesmo muita lata!
  • Luis
    16 mar, 2016 Lisboa 10:33
    Antes uma geringonça do que uma traquitana PaFalhada que destruiu o País e pôs uma grande parte do Povo a passar fome. Antes uma geringonça do que uma traquitana PaFalhada que foi para além da troika roubando aos pequenos e pobres para dar aos grandes e ricos, que o digam os senhores da banca de quem eram muito amigos e camaradas. A PaFalhada ia dando cabo do País e agora está quase a dar cabo do PSD. Não admira liderada por um calaceiro e com muitos outros que não lhe ficam atrás outra coisa não seria de esperar.
  • Petervlg
    16 mar, 2016 Trofa 09:12
    Uma coisa é certa, neste momento estamos pior.

Destaques V+