Tempo
|
A+ / A-

Fundação Aga Khan dá 200 mil euros para "pôr o Sequeira no lugar certo"

15 mar, 2016 - 01:32

Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) já conseguiu dois terços da verba para adquirir o quadro "Adoração dos Magos", de Domingo Sequeira.

A+ / A-

A campanha de aquisição do quadro de Domingos Sequeira "Adoração dos Magos", lançada pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), ultrapassa, a partir desta quarta-feira, os 400 mil euros, barreira dos dois terços, já que são necessários 600 mil.

"Graças à Fundação Aga Khan, a campanha ‘Vamos pôr o Sequeira no lugar certo’ entra na fase final", lê-se na página da iniciativa, no Facebook.

"O apoio, verdadeiramente exemplar" daquela fundação "corresponde a 1/3 do valor total da subscrição", dizem os promotores, para quem, deste modo é coroado "o esforço dos muitos milhares de portugueses que já a apoiaram".

De acordo com a edição online do jornal Público, a doação ao MNAA será concretizada na quarta-feira, pelo próprio príncipe Amyn Aga Khan.

Os 200 mil euros doados pela Fundação Aga Khan juntam-se a cerca de outros 200 mil já angariados, desde o final de Outubro do ano passado, oriundos, sobretudo, de doações de singulares, muitas delas anónimas ou feitas por transferência bancária, de acordo com o sítio da campanha, patrocinar.publico.pt.

Nesse endereço, são também identificadas contribuições de entidades como a Fundação Carmona e Costa e a Fundação Luso-Americana, o Automóvel Clube de Portugal, a associação AGIC de guias e intérpretes, os arquitectos Aires Mateus e a galeria Jorge Welsh, algumas autarquias, como a de Cantanhede, pioneiro na doação, e pequenas e médias empresas, de sectores que vão da produção audiovisual, aos equipamentos médicos e às instalações eléctricas.

No início deste mês, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) doou dez mil euros para a compra desta tela e, na mesma altura, a Fundação EDP anunciou que ia fazer uma contribuição de 15 mil euros, enquanto a ANA Aeroportos de Portugal prometeu 20 mil euros.

Em Janeiro, o agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria, convidou os seus 2.800 alunos a ajudarem o MNAA a adquirir este quadro do seu patrono e, em Dezembro, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias apelaram à participação das autarquias.

A campanha de angariação de fundos para comprar a tela "A Adoração dos Magos", lançada no ano passado, "Vamos pôr o Sequeira no lugar certo", tem como objectivo ajudar o museu a adquirir a obra que Domingos Sequeira pintou em 1828 e da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios. A tela de Domingos Sequeira - considerada "insubstituível" pelo museu - faz parte da série "Palmela", com quatro pinturas religiosas. O MNAA possui, na sua colecção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respectivos óleos.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira (1768-1837), cujo trabalho, realizado nas primeiras décadas do século XIX, se encontrava no "umbral da modernidade", entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola, atesta o MNAA.

Devido ao seu talento, Sequeira conseguiu protecção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou prémios académicos.

A campanha, inédita em Portugal, decorre até Abril. O MNAA tem toda a informação disponível em sequeira.publico.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+