Tempo
|
A+ / A-

Marcelo lembra que a Santa Sé foi a primeira a reconhecer a independência de Portugal

14 mar, 2016 - 13:52

A independência de Portugal e o título de Rei a Afonso Henriques foram reconhecidos pelo Papa Alexandre III em 1179.

A+ / A-

O Presidente da República explicou esta segunda-feira que a escolha da Santa Sé para a sua primeira deslocação oficial tem que ver com o facto de ter sido a primeira entidade a reconhecer Portugal como estado independente.

"Trata-se do reconhecimento perante a entidade que foi a primeira a reconhecer Portugal como estado independente", afirmou o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas no final de uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.

A independência de Portugal e o título de Rei a Afonso Henriques foram reconhecidos pelo Papa Alexandre III em 1179.

A primeira deslocação oficial de Marcelo Rebelo de Sousa para fora do território irá realizar-se entre quarta e sexta-feira, à Santa Sé e a Espanha.

No Vaticano, o Presidente da República terá uma audiência com o Papa Francisco, a qual decorrerá na manhã de quinta-feira.

À tarde, em Madrid, Marcelo Rebelo de Sousa irá encontrar-se com o rei de Espanha, Filipe VI, com quem também jantará.

A “estreia” do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em viagens de Estado ou oficiais aconteceu seis meses depois de ter tomado posse, a 9 de Março de 2006, e levou a comitiva presidencial a Espanha, entre 25 e 27 de Setembro.

Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse no dia 9 de Março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    14 mar, 2016 Lisboa 23:16
    Marcelo será o primeiro presidente-rei a reconhecer a independência da Santa Sé.
  • Martelo
    14 mar, 2016 Cascais 18:18
    Ó homem! Isto é um Estado laico e você é o presidente. Deixe de prestar vassalagem e fique com as suas crenças só para si
  • 14 mar, 2016 17:37
    Tivemos de pagar ouro!

Destaques V+