Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos rejeitam legalização da eutanásia e generalização de respostas de “morte”

14 mar, 2016 - 11:04 • Ecclesia

CEP critica a “atitude simplista e anti-humana” de quem embarca em soluções tidas como “fáceis”, sublinhando que “não se elimina o sofrimento com a morte: com a morte elimina-se a vida da pessoa que sofre”.

A+ / A-

Veja também:


A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou esta segunda-feira uma nota para contestar uma eventual legalização da eutanásia no país, rejeitando soluções que coloquem em causa a “inviolabilidade” da vida.

“Não pode justificar-se a morte de uma pessoa com o consentimento desta. O homicídio não deixa de ser homicídio por ser consentido pela vítima: a inviolabilidade da vida humana não cessa com o consentimento do seu titular”, refere o texto do conselho permanente da CEP, que publicou também no seu site um guia sobre o tema.

A nota pastoral, intitulada "Eutanásia: o que está em causa? Contributos para um diálogo sereno e humanizador", começa por recordar o debate em curso na Assembleia da República e na sociedade sobre estas matérias. Os bispos criticam a “atitude simplista e anti-humana” de quem embarca em soluções tidas como “fáceis”, sublinhando que “não se elimina o sofrimento com a morte: com a morte elimina-se a vida da pessoa que sofre”.

“Pode afirmar-se que a eutanásia é uma forma fácil e ilusória de encarar o sofrimento, o qual só se enfrenta verdadeiramente através da medicina paliativa e do amor concreto para com quem sofre”, sustentam.

Para a CEP, a legalização da eutanásia e do suicídio assistido seria uma mensagem com “graves implicações sociais” na forma de encarar a doença e o sofrimento. “Há o sério risco de que a morte passe a ser encarada como resposta a estas situações, já que a solução não passaria por um esforço solidário de combate à doença e ao sofrimento, mas pela supressão da vida da pessoa doente e sofredora, pretensamente diminuída na sua dignidade. E é mais fácil e mais barato. Mas não é humano!”, pode ler-se.

Os responsáveis católicos assinalam que alguns doentes, de modo particular os mais pobres e débeis, poderiam sentir-se “socialmente pressionados a requerer a eutanásia, porque se sentem ‘a mais’ ou ‘um peso’”.

Eutanásia equiparada ao suicídio assistido

Os bispos católicos equiparam a eutanásia ao suicídio assistido, distinguindo estas práticas da “obstinação terapêutica".

“É bem diferente matar e aceitar a morte. Quer a eutanásia, quer a obstinação terapêutica, constituem uma ingerência humana antinatural nesse momento-limite que é a morte: a primeira antecipa esse momento, a segunda prolonga-o de forma artificialmente inútil e penosa”, precisam.

Segundo a CEP, subjacente à legalização da eutanásia e do suicídio assistido está “a pretensão de redefinir tomadas de consciência éticas e jurídicas ancestrais” relativas ao respeito e à sacralidade da vida humana. “O valor intrínseco da vida humana em todas as suas fases e em todas as situações está profundamente enraizado na nossa cultura e tem, inegavelmente, a marca judaico-cristã”, referem.

Os bispos recordam ainda que a própria Constituição Portuguesa o reconhece, ao “afirmar categoricamente que 'a vida humana é inviolável'” (artigo 24º, nº 1). Como a eutanásia, acrescenta a nota, “nunca é absolutamente seguro que se respeita a vontade autêntica de uma pessoa”, dado que este pedido pode representar “um estado de espírito momentâneo”.

“O Estado e a ordem jurídica, ao autorizarem tal prática, estão a tomar partido, estão a confirmar que a vida permeada pelo sofrimento, ou em situações de total dependência dos outros, deixa de ter sentido e perde dignidade, pois só nessas situações seria lícito suprimi-la”, lamentam.

A CEP apela a um “vasto trabalho de esclarecimento” para que a sociedade opte por “ajudar a viver até ao fim” e “não a matar ou a ajudar a morrer”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eleutério
    14 mar, 2016 Porto 13:44
    Dra. Cândida Sá Dantas, do Porto - onde viu que os bispos querem impor algo a alguém? A senhora é doente.
  • João Lopes
    14 mar, 2016 Viseu 13:06
    Há um pensamento de João Paulo II que é Património da Humanidade: «Reivindicar o direito ao aborto, ao infanticídio, à eutanásia, e reconhecê-lo legalmente, equivale a atribuir à liberdade humana um significado perverso e iníquo: o significado de um poder absoluto sobre os outros e contra os outros. Mas isto é a morte da verdadeira liberdade».
  • Cândida Sá Dantas
    14 mar, 2016 Porto, Portugal 13:01
    Os bispos têm todo o direito de ter a sua opinião, mas não me podem impor a mim, agnóstica, as suas ideias. Que obriguem os católicos a cumprir é entre eles, agora oporem-se à legalização da eutanásia, não. O tempo da Inquisição já acabou e não permitiremos que regresse. Já nos basta um certo tipo de inquisição política, mas ainda vamos tendo alguma possibilidade de lutar contra ela e não sermos torturados, violados na nossa consciência. Basta de falar grosso, senhores bispos. Falem grosso nas vossas igrejas, têm todo o direito; agora, assim, não. Acabou o tempo da Inquisição e parece que o próprio Papa Francisco não segue os vossos caminhos ditatoriais.

Destaques V+