Tempo
|
A+ / A-

Pelo menos 16 mortos em ataque contra resort da Costa do Marfim

13 mar, 2016 - 15:53

Atentado já foi reivindicado por grupo ligado à Al-Qaeda.

A+ / A-
Pelo menos 16 mortos em ataque na Costa do Marfim
Pelo menos 16 mortos em ataque na Costa do Marfim

Pelo menos 16 pessoas, dois militares e 14 civis, incluindo quatro europeus, morreram num ataque contra uma estância turística na Costa do Marfim, confirma o Presidente Alassane Ouattara.

As forças de segurança “neutralizaram seis terroristas”, avança o Ministério do Interior. Inicialmente havia a indicação de que a acção tinha sido levada a cabo por quatro homens fortemente armados.

O alvo foram dois hotéis do resort de Grand Bassam, muito frequentado por turistas ocidentais, adianta o Governo da Costa do Marfim.

Entretanto, o braço armado da Al-Qaeda no norte de África já reivindicou o atentado.

“Eu vi e filmei sete pessoas mortas. Eram quatro atacantes. Estava a nadar quando comecei a filmar e tive que fugir”, relata Dramane Kima, a testemunha que gravou o vídeo.

Esta testemunha também tirou fotografias a granadas e a munições que terão sido deixadas para trás pelo grupo de quatro atacantes.

As primeiras informações avançadas pelo jornal francês “Le Figaro” apontavam para a existência de dois a seis mortos, consoante as fontes. Já o site do jornal Connection Ivoirienne já admite a existência de, pelo menos, 30 mortos.

Grand Bassam ficada situada a 40 quilómetros de Abidjan, a maior cidade da Costa do Marfim. O resort, conhecido pelas suas praias e hotéis, é muito popular entre os costa-marfinenses e os cidadãos ocidentais.

O ataque acontece dois meses depois de um atentado no vizinho Burkina Faso. Radicais islâmicos atacaram vários alvos na capital Ouagadougou, provocando dezenas de vítimas.

[actualizado às 19h40 - Al-Qaeda reivindica atentado]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    14 mar, 2016 palmela 01:06
    correio da manha diz que diana de cadaval e o marido tambem la estavam !
  • mara
    13 mar, 2016 Portugal 19:36
    O Mundo está medonho, como se pode matar duma maneira tão monstruosa, antigamente diziam: quem vai à guerra dá e leva, havia vencedores e vencidos, era horrível porque a guerra é muito feia, colocar bombas explosivos, matar inocentes, destruir aquilo que não serão capazes de construir, é um horror. o ódio gera ódio, porque não optam estas gentes pelo Amor que gera a Paz, Paz que dá tranquilidade, felicidade...
  • beatriz
    13 mar, 2016 queijas 17:31
    Acho que hoje em dia so ha pessoas malucas a solta. Na minha opiniao deviam ser todos presos, deus me perdoe

Destaques V+