Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tecnologia portuguesa ajuda a procurar vida em Marte

11 mar, 2016 - 18:22 • Henrique Cunha

A empresa portuguesa é responsável por desenvolver e validar o software da sonda ExoMars, a sonda que, na segunda-feira, será lançada de solo do Cazaquistão rumo ao planeta vermelho.

A+ / A-

Uma empresa de Coimbra, a Critical Software, assegura o funcionamento da sonda ExoMars, a sonda que, na segunda-feira, será lançada de solo do Cazaquistão rumo a Marte, no âmbito da missão espacial àquele planeta, desenvolvida em conjunto pela Agência Espacial Europeia e pela Agência Espacial Russa.

A empresa portuguesa é responsável por desenvolver e validar o software que controla a missão europeia e os respectivos instrumentos de bordo, assim como validar o sistema implementado no satélite e proceder aos testes do funcionamento do equipamento real, garantindo que não existem falhas.

Gonçalo Quadros, CEO da Critical Software, explica que se trata de “um foguetão muito potente”, uma vez que é necessário que tenha "energia suficiente para libertar a sonda da força de gravidade terrestre”.

Correndo tudo bem, “a sonda chegará a Marte em Outubro”, ficando no planeta vermelho cerca de cinco anos, para “ fazer análises à atmosfera marciana, e procurar a existência de gás metano e de outros gases que nos permitam chegar a conclusões sobre a possibilidade de já ter existido vida em Marte”, explica Quadros.

Outro dos objectivos da missão é preparar o envio, em 2018, de “um rover equipado com um conjunto de tecnologia que há-de aterrar em Marte e fazer analises à superfície e perfuração até dois metros”.

Gonçalo Quadros diz que a experiência da Critical Software foi decisiva para a escolha da Agência Espacial Europeia (ESA). "Foram apresentadas competências muito sólidas”, que, conjugadas com o facto de a ESA já conhecer o trabalho da Critical Software “se tornaram decisivas para esta escolha”.

Para assinalar o lançamento desta importante missão espacial, a empresa de Coimbra vai reunir, na segunda-feira, nas suas instalações, um grupo de jovens estudantes provenientes de vários estabelecimentos de ensino da região, que vão poder assistir ao lançamento da ExoMars na companhia da equipa da empresa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pilha Galinhas
    14 mar, 2016 Mesão Frio 20:40
    Se queres dançar chama o António mas se queres perceber algo acerca do lançamento de foguetões, bem, é melhor não.
  • Antonio
    12 mar, 2016 Lisboa 11:00
    Pelo que dá para perceber nesta noticia a Esa vai lançar esta sonda para recolher dados como se os dados recolhidos pelos equipamentos da Nasa valessem zero e o foguetão tem que ser muito potente para libertar a sonda da gravidade terrestre wtf

Destaques V+