Tempo
|
A+ / A-

Notícia Renascença

Primeira viagem do Presidente Marcelo é ao Vaticano

09 mar, 2016 - 14:50 • Aura Miguel

No próximo dia 17, o novo Presidente encontra-se no Vaticano com o Papa Francisco. No mesmo dia, em Espanha, terá um encontro com o Rei espanhol.

A+ / A-

Veja também:


A primeira viagem oficial de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República será ao Vaticano, apurou a Renascença junto de fontes da Santa Sé. No dia 17 de Março, às 10h00, o novo Presidente português terá um encontro com o Papa Francisco. No mesmo dia, Marcelo reúne-se em Madrid com o Rei Felipe VI.

No Vaticano, após a troca de presentes (habitual nas visitas oficiais de chefes de Estado à Santa Sé), o Presidente português vai reunir-se com o secretário de Estado Pietro Parolin, o cardeal que é o número dois da hierarquia da cidade-estado, com funções correspondentes às de um primeiro-ministro.

No Vaticano, Marcelo terá ainda um encontro com membros do clero português naquela cidade, alguns dos quais ao serviço da Santa Sé.

Após um almoço privado na embaixada de Portugal na Santa Sé, com a presença do cardeal Parolin, o novo Presidente volta para Lisboa, com paragem em Madrid, onde visitará Felipe VI.

O actual Rei de Espanha esteve esta quarta-feira em Lisboa para as cerimónias de tomada de posse de Marcelo.

Desvios protocolares e muitos afectos. As primeiras horas do Presidente Marcelo
Desvios protocolares e muitos afectos. As primeiras horas do Presidente Marcelo
Marcelo "fura" protocolo e chega a pé ao Parlamento
Marcelo "fura" protocolo e chega a pé ao Parlamento
Marcelo Presidente quer "cicatrizar feridas" e "recriar convergências"
Marcelo Presidente quer "cicatrizar feridas" e "recriar convergências"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Berta Jonet
    10 mar, 2016 Cascais 16:01
    Gostei muito do Discurso do novo Presidente da República e acho uma pena que , quem o critica desde já, ,não tenha ouvido o seu pedido de união dos portugueses e também como é necessário percebermos que , como Povo devemos ter orgulho do que somos , em vez de "minimizar" constantemente as nossas possibilidades . Julgo que é muito fácil criticar mas , o que interessa é que cada um se respeite e respeite o outro para construirmos um futuro melhor para os nossos Filhos (no meu caso também para os netos...e bisnetos que Deus me deu!)
  • eduardo santos
    09 mar, 2016 Fátima 19:54
    Muito interessante e revelador que o presidente da República faça a primeira visita de Estado ao Vaticano. Certamente que vai ser aplaudido por uns e criticado por outros, eu estou com ele, independentemente dos aplausos ou críticas.
  • JOSÉ BERNARDO
    09 mar, 2016 Porto 17:55
    se importa, antes de pensar em viajar deve olhar para para os dois milhões de portugueses que gostariam de viajar até um prato de comida decente para comer!
  • Pedro
    09 mar, 2016 Lisboa 17:53
    O PR Marcelo já começou a gastar dinheiro publico e vai gastar dinheiro também numa viagem que é mais religiosa do que outra coisa e isto para mim é inadmissível, ele pode ter as suas crenças, isso na sua vida privada, e naturalmente não deveria misturar as coisas, mas já começou. Que o poço em Portugal seja de maioria cristã até concordo mas além de existirem minorias de outros religiões, ou até uma maioria não praticante apear de tanta gente ficar tão imaginada a maior parte do povo não põe um pé numa igreja, mas voltando ao assunto, acho que não se deveria gastar dinheiro em coisas deste tipo, ou este senhor irá também visitar algum líder muçulmano ou ou judeu e se isso acontecer depois as pessoas que não põe um pé numa igreja cristã apesar de serem baptizados como tais vão ficar todas indignadas com os gastos nessas mesmas viagens? Isto é obviamente irresponsável e não se devia deixar religiões interferir nas prioridades e gastos do PR. Sejam isentos, tenham vergonha. O pais está a precisar de muitas coisas e estes senhores eleitos fazem sempre a mesma coisa, gastar porque é pouco dinheiro e não influencia, «Grão a grão, (enche a galinha o papo)» gasta o PR imenso dinheiro.
  • Anónimo
    09 mar, 2016 Lisboa 17:15
    Estas já somos nós que pagamos directamente. As outras eram pagas com o nosso dinheiro através do amigo R. Salgado
  • Carlos Silva
    09 mar, 2016 Amora - Seixal 16:40
    Não entendo que um PR recém eleito, faça tábua rasa da Constituição e comece com viagens RELIGIOSAS. Portugal é uma Republica LAICA!
  • Ana Pinto
    09 mar, 2016 Quinta do Anjo- Palmela 16:30
    Isto já eu esperava, e até imagino que o nosso novo presidente também irá, se já não foi, a Fátima. Sabendo que é um homem católico praticante, e sobretudo um homem de fé, outra atitude não seria de esperar. Viva Marcelo, que tenha muito sucesso na sua nova missão.
  • Alberto Martins
    09 mar, 2016 Lisboa 15:55
    Caro Jorge tem toda a razão...Mário Soares até uma viagem de estado ás seicheles... Mas não se estará a esquecer de ninguém? Até Março de 2015 foram 23 as viagens de cavaco... "Ao longo dos últimos nove anos na Presidência da República, Cavaco Silva já realizou 23 viagens de Estado ou oficiais, pelos cinco continentes, a que somou mais algumas dezenas de deslocações ao estrangeiro..." Claro que ele não foi o campeão...foi o marinho seguido do sampaio...mas também gozou da vida... Já para não falar das viagens internas ás cagarras e ás vaquinhas sorridentes...
  • Alberto Martins
    09 mar, 2016 Lisboa 15:45
    Presidente da Republica Marcelo Rebelo de Sousa...bom ou menos bom...veremos. Tem uma grande responsabilidade. Mostrar que é muito melhor que o antecessor o que à partida não parece dificil...Mas como também não parecia possivel aparecer alguém pior que socrates e apanhamos com 4 anos de passos/portas...nunca fiando. A verdade é que HOJE já não cheira ao bafio e teias de aranha de ONTEM...
  • terry
    09 mar, 2016 Atouguia da Baleia 15:37
    PORQUE NÃO FOI A SEMANA PASSADA; QUE ERA À CONTA DELE?

Destaques V+