Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu José Ferreira, o cónego liturgista

06 mar, 2016 - 10:22

O funeral será presidido pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, em Torres Novas.

A+ / A-

Morreu no sábado à noite, na casa sacerdotal de Lisboa, o cónego José da Costa Ferreira. Tinha 97 anos.

Este domingo, haverá uma celebração às 16h00, na casa sacerdotal, donde o corpo seguirá para o Seminário dos Olivais, onde ficará em câmara ardente. Às 21h30, haverá uma vigília.

O funeral realiza-se na segunda-feira e será presidido pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. A cerimónia começa às 11h00 e o cortejo seguirá depois para Paço, em Torres Novas, donde o cónego era natural. Aí, haverá uma celebração pelas 15h00.

José da Costa Ferreira foi ordenado presbítero em 1941 e especializou-se em Liturgia, entre 1966-1968, no Institut Catholique de Paris. Foi também discípulo do ilustre liturgista José Manuel Pereira dos Reis.

Além de liturgista, José Ferreira era pedagogo e regente de coros. Antes do Concílio Vaticano II, orientou o Coro dos Olivais em numerosas missas solenes na Sé, transmitidas pela Emissora Nacional todos os Domingos, e foi membro da Comissão Diocesana de Liturgia e de Música Sacra do Patriarcado de Lisboa desde 1965, tendo sido seu presidente entre 1971 e 2000.

Foi ainda redactor do "Boletim de Pastoral Litúrgica" e colaborador assíduo de encontros nacionais e diocesanos de pastoral litúrgica, tendo contribuído para a renovação litúrgico-musical do Patriarcado de Lisboa pelas suas aulas, conferências e direcção de celebrações.

Foi professor no Seminário de São Paulo (Almada), leccionou Liturgia e Canto Gregoriano no Seminário dos Olivais (1953-2001), Latim, Liturgia e Pastoral Litúrgica na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) desde o seu início até 1998.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+