Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista à Renascença

​Santana Lopes: “Não vislumbro se alguma vez voltarei à vida política activa”

02 mar, 2016 - 22:28 • José Pedro Frazão

O reconduzido provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assegura que nunca ponderou uma candidatura à presidência da Câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas. Em entrevista à Renascença, Santana Lopes elogia o Governo pela forma como conduziu o seu processo de recondução por mais três anos à frente da Santa Casa.

A+ / A-
​Santana Lopes: “Não vislumbro se alguma vez voltarei à vida política activa”
​Santana Lopes: “Não vislumbro se alguma vez voltarei à vida política activa”

Veja também:


Depois de ter assumido um “não“ a uma candidatura presidencial, Pedro Santana Lopes assume um auto-afastamento da vida política activa que está para ficar. Reconduzido por mais três anos à frente da Misericórdia de Lisboa, Santana coloca mesmo em dúvida um regresso a esse tipo de intervenção pública.

“Não vislumbro quando será e se alguma vez voltará essa intervenção na vida politica activa”, afirma em entrevista à Edição da Noite da Renascença.

“Estou empenhado neste trabalho na Misericórdia e estou muito contente por ter um mandato de três anos para levar mesmo a cabo aquilo com que estou comprometido. Esse é o meu gosto e o meu sonho”, acrescenta o antigo primeiro-ministro.

Santana Lopes recorda que, quando recusou protagonizar uma candidatura a Belém, sublinhou a sua opção preferencial pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

“Ainda antes das eleições presidenciais tive ocasião de deixar claro que a minha prioridade em responsabilidades públicas, ou neste caso numa instituição de direito privado de interesse público, era continuar na Santa Casa e nos projectos que lá tenho”, sublinha o antigo líder do PSD.

Candidatura à Câmara de Lisboa nunca foi “ponderada”

Um regresso à Câmara de Lisboa foi ventilado nas últimas semanas na imprensa. Santana Lopes foi sublinhando nas redes sociais que em breve seria dada “uma resposta”. Nesta entrevista à Renascença, o antigo primeiro-ministro reconhece que se referia à recondução à frente da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

“Quando essas notícias surgiram outra vez há umas semanas, a minha recondução já estava acertada com o primeiro-ministro e com o ministro da Segurança Social. Esperava que fosse tornada pública, depois da recomposição da equipa que veio a acontecer”, assegura Santana Lopes.

O provedor da Misericórdia de Lisboa reconhece ter sido incentivado a assumir essa candidatura. “As pessoas falaram e falam-me nisso. Começaram a falar-me disso tinha eu acabado de tomar uma decisão em relação a outra eleição”, confessa.

“Com toda a franqueza, não cheguei a ponderar. Aceitei [esta recondução] e devo dizer que foi matéria que não me foi sequer colocada pelo Governo. Por isso mesmo fiquei contente. Na vida, a educação, a correcção, os procedimentos são algo muito importante. Isso foi meio-caminho andado para chegarmos a este ponto. Tudo foi tratado com muita correcção”, acentua Pedro Santana Lopes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Santos
    03 mar, 2016 Chaves 13:55
    Enquanto tiveres taaaaaaaxxxxxo chorudo onde muito dinheiro passa por debaixo do tapete, estás por aí. Quando houver taxo maior logo se vê !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Zé das Coves
    03 mar, 2016 Alverca 08:17
    Não fosses Provedor da Santa Casa !
  • diocleciano sequeira
    03 mar, 2016 trofa 08:04
    Pois pois pelos vistos " ja nao vai andar por ai " O tacho que lhe foi oferecido em troca do silencio Politico e muito bom e isso e que importa ...
  • Joaquim Barbosa da S
    03 mar, 2016 Localidade 00:13
    Quem te viu e quem te vê. Em Outubro, por alturas da fraude do "Costa que ri", andou de "pantufas" para segurar o lugar, e na TV com o seu amigo António Vitorino, continua sempre com o comentário politicamente correcto, fugindo dos temas fracturantes como o diabo da cruz, não vá o dito tecê-las. Pelos vistos valeu a pena. Enfim, é a vida.....
  • Tone
    02 mar, 2016 Rua da Palma - Lisboa 23:25
    Pois ...

Destaques V+