Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista

Ahmet, o imã turco que quer "rockar" em Portugal. "Não obedeço às regras deles"

02 mar, 2016 - 20:41 • Ricardo Vieira

Já recebeu ameaças por tocar rock, mas não tem medo. Em entrevista à Renascença, Ahmet Muhsin Tuzer espera que seja possível contornar a decisão da autoridade religiosa turca, que impediu a sua vinda a Portugal para um concerto em Serralves.

A+ / A-

O imã e músico Ahmet Muhsin Tuzer não desiste de actuar em Portugal, apesar de ter sido impedido pela autoridade religiosa da Turquia.

Em entrevista à Renascença, o “imã rockeiro”, Ahmet Muhsin Tuzer, que já foi ameaçado de morte, desafia os fanáticos. “Não obedeço às regras deles”, afirma o cantor, que quer vencer as "trevas" com uma guitarra eléctrica na mão.

Como recebeu a notícia de que não pode actuar em Portugal?

Foi uma grande surpresa para mim, porque inicialmente, a 18 de Fevereiro, a autoridade religiosa da Turquia tinha autorizado e aplaudido o nosso concerto no Porto e, depois, a 24 de Fevereiro alteraram a decisão. Lamento muito esta má notícia, porque não esperava este desfecho da minha autoridade religiosa.

Não sei o que pode acontecer nos próximos tempos, mas continuo a acreditar que vou ao Porto. Vou tentar resolver esse problema. Hoje, o senhor Pedro [Rocha, programador de música], do Museu de Serralves, enviou uma mensagem em que se mostra decepcionado com esta decisão e, amanhã, deverá enviar um fax para a autoridade religiosa da Turquia.

Explicaram-lhe por que razão não pode actuar em Portugal?

Eu perguntei por que é que alteraram a decisão, mas eles não disseram nada. Mas sei qual é a razão: eu toco música rock, tenho uma banda e eles não gostam de mim. Eles não estão contentes com a minha música rock.

O que vai acontecer agora? Pode recorrer?

Provavelmente, não vou receber a autorização da autoridade religiosa. Mas vou ao hospital, para tentar conseguir um relatório médico com ordem para descansar durante 15 dias. Se conseguir essa licença hospitalar, vou a Portugal, se Deus quiser.

Não é a primeira vez que tem problemas com a autoridade religiosa?

Sim, é verdade. Quando dei um concerto em Brooklyn, Nova Iorque, também enfrentei o mesmo problema. Não me concederam autorização. Não sou um imã normal. Não obedeço às regras deles, não quero saber do sistema deles, daquela mentalidade. Não quero saber disso. Penso de maneira diferente, a minha posição e sentimento são muito diferentes e também não gostam da minha missão.

Como é que a sociedade turca e o mundo islâmico reagem a um imã que toca rock?

Eu estou a lutar, estou a lutar. Depende do público. Na minha região não há problemas, porque toda a gente gosta de mim e respeitam-me. Também algumas pessoas na Turquia, que são mais ocidentalizadas, mais modernas, com a mente mais aberta, gostam de mim. Mas na Turquia também há quem não goste de mim, são pessoas mais fechadas ao Ocidente. São fanáticos religiosos, não são moderados. Por vezes, estas ameaçam-me, enviam-me mensagens muito más. Mas não temo pela minha segurança. A minha crença é muito grande. Se tivesse medo não podia seguir o meu caminho e levar a cabo esta missão.

Que mensagem passa na sua música?

Nas minhas músicas digo para olharem para a beleza interior das pessoas. São ideias místicas, versos místicos.

Acredita que a sua música pode aproximar as pessoas?

Claro. Porque o rock nasceu na América. O rock é muito distante da nossa cultura e da nossa música. Eu sou um imã e interesso-me por rock. É muito importante que, como imã, faça concertos por todo o mundo, especialmente na América e em países da Europa Ocidental. Vamos derrotar as pessoas com mau fundo. Mas há sempre pessoas que, quando ouvem a minha música, reagem dizendo: “Isto não é o islão, o Alcorão não é assim”. Eles não percebem.

Está a tentar abrir horizontes na Turquia?

Estou sempre a tentar abrir a mente dos meus amigos, dos meus seguidores e do povo. Acredito que vamos vencer as trevas e esta maneira primitiva de pensar. Estou certo disso. É uma luta entre a luz e as trevas. Temos de fazer harmonia entre as religiões.

Quando começou a cantar?

Fundei uma banda rock, os FiRock, em 2013.

Qual é o seu músico ou banda preferidos?

Freddie Mercury e os Queen. Também gosto de Pink Floyd, de algumas músicas dos Metallica, do "Fear of the Dark", dos Iron Maiden, e de Eric Clapton.

Conhece alguma banda portuguesa?

Não, não conheço [risos]. Mas vou pesquisar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • catarina
    18 ago, 2016 brasil 19:02
    Ahmet Muhsin Tuzer aqui vai seu próximo desafio!. venha conhecer o rock rio.!!!! o maior festival do mundo.
  • Ora bem!
    03 mar, 2016 açores 10:08
    Ora cá está uma pessoa digna de muito respeito, inteligente e que sabe usar a cabeça para pensar e não se deixa dominar por aquilo que os outros pensam. Tomara que todos fossem iguais. Só espero que ele consiga todos os seus objetivos. Realmente é uma vergonha para estas religiões. E quando ele diz que as pessoas que o ouvem dizem: isto não é o islão, o alcorão não é assim. Parecem ser os donos da verdade, os mais puros, e se esteja a desprezar a forma diferente de pensar das outras culturas. Uma forma de racismo. Por isso estes países nunca poderão ter paz e respeito pelos valores humanos.
  • Mariazinha
    02 mar, 2016 Lisboa 23:21
    Carlos Tavares, não podia concordar mais!
  • carlos tavares
    02 mar, 2016 massama 22:48
    mais pessoas como este e mudava-se o mundo para melhor. Ajudem-no

Destaques V+