Tempo
|
A+ / A-

Paquistão executou o guarda-costas que matou defensor de minorias religiosas

29 fev, 2016 - 14:00

Mumtaz Qadri foi tratado como um herói na altura em que assassinou Salman Taseer em 2011. A sua execução já levou a protestos por parte de extremistas islâmicos.

A+ / A-

O Paquistão enforcou esta madrugada o homem que em 2011 matou o governador do distrito de Punjab, Salman Taseer, de quem era guarda-costas.

Taseer foi assassinado por ter criticado a controversa lei da blasfémia que todos os anos leva dezenas de pessoas à cadeia e é frequentemente usada contra membros de minorias religiosas.

O governador tinha-se referido em particular ao caso de Asia Bibi, uma cristã, casada e mãe de família, que foi condenada à morte por alegadamente ter criticado o Islão, depois de se ter envolvido numa discussão com colegas de trabalho, que não queriam deixá-la beber do mesmo copo que elas por ser cristã.

Num tweet, Taseer disse que estava sob forte pressão para deixar de falar do caso e de criticar a lei da blasfémia, mas que tinha recusado ceder: "Nem que seja o último de pé", escreveu. Bibi continua detida após sucessivos recursos, continuando a campanha para a tentar libertar.

Mumtaz Qadri foi condenado a duas penas de morte, uma por homicídio e outra por terrorismo, mas nunca se mostrou arrependido do seu crime, tendo sido aliás tratado como um herói por fundamentalistas islâmicos. Ficou famoso um episódio em que, ao chegar ao tribunal nos dias a seguir ao crime, um grupo de advogados islâmicos lhe lançou pétalas de rosa em sinal de admiração.

Segundo o seu advogado, Ghulam Mustafa Chaudhry, Qadri terá dito: “Mesmo se Allah me desse 50 milhões de vidas, sacrificá-las-ia a todas”.

Cinco anos depois do crime, Qadri continua a ser visto como um herói por muitos paquistaneses. Quando foi divulgada a notícia da sua execução manifestantes saíram à rua para protestar e bloquearam uma auto-estrada. A polícia repôs a normalidade, mas o advogado Chaudhry diz que os protestos vão piorar, esperando-se manifestações na terça-feira, quando for o enterro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ofascismo
    01 mar, 2016 noseumelhor 12:22
    Porr- onde está o comentário que fiz? Isto demonstra falta de respeito e desprezo por quem comenta.

Destaques V+