Tempo
|
A+ / A-

Passos. "Se estivesse no governo, estava a bombar para que a crise ficasse para trás"

29 fev, 2016 - 13:50

Numa escola da Amadora, entre aplausos e risos, um estudante perguntou ao antigo primeiro-ministro se voltaria a aconselhar os jovens a emigrar.

A+ / A-

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou esta segunda-feira que se estivesse a governar estaria "a bombar para que a crise ficasse cada vez mais para trás" e criticou quem, no debate político, perde tempo a insultar.

"Estamos a recuperar da crise e eu, se estivesse no governo, estava a bombar para que a crise ficasse cada vez mais para trás e nós pudéssemos crescer para criar mais ainda oportunidades de emprego para aqueles que ainda não têm", afirmou Passos Coelho.

O deputado, recandidato à presidência do PSD, respondia a alunos na Escola Secundária Azeredo Neves, Amadora, numa sessão no âmbito do projecto "Parlamento dos jovens", cujo tema era "as desigualdades entre o litoral e o interior".

Escolhendo o desemprego como tema da primeira pergunta, um dos estudantes perguntou a Passos Coelho se, caso estivesse no governo, "essas desigualdades seriam finalmente resolvidas ou se iria aconselhar a emigrar mais uma vez", suscitando aplausos e risos na plateia.

Passos Coelho agradeceu a pergunta e disse que, "ao contrário do que está vulgarizado", nunca convidou ninguém a procurar emprego noutros países, mas aproveitou também para advertir que "Portugal foi sempre um país de emigração e a última coisa" que se deve fazer é "criar um estigma para as pessoas que emigram".

O deputado social-democrata reclamou ter "resolvido parte dos problemas" enquanto foi primeiro-ministro, apontando os impactos da crise económica e financeira nas empresas, nas famílias e na criação de emprego que, frisou, está a baixar desde que atingiu um pico em Janeiro de 2013.

Passos Coelho incentivou os jovens a participar civicamente e na política, e a questionarem-se como pode o país resolver os seus problemas, advertindo contra formas "fáceis e demagógicas" de fazer política e contra os políticos que perdem tempo a acusarem-se mutuamente.

"Muitas vezes a gente quando assiste ao debate político dá impressão de que as pessoas estão mais preocupadas em acusar-se e insultar-se do que dizer como é que se resolvem os problemas", considerou.

"Quando os políticos não sabem como é que se resolvem os problemas, arranjam uma discussão ao lado para que ninguém esteja a discutir o problema e se distraia com outras coisas. E assim falamos da gravata deste, do que o outro disse, duma coisa que aconteceu ou não aconteceu (...) e assim vamos passando os nossos dias, semanas e anos, sem saber quais são as soluções", prosseguiu.

Passos Coelho considerou que a resolução dos problemas deve "atender à realidade e às condições que existem", e frisando que "sem debater os problemas" de forma séria "é muito difícil chegar a um entendimento".
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    29 fev, 2016 Lisboa 21:48
    Bombar? Razão teve o Balsemão quando lhe chamou carroceiro.
  • Miguel Santos
    29 fev, 2016 USA 17:48
    E incrivel como ainda dao tempo de antena a um individuo que,levou pessoas a porem fim a vida,por não terem FUTURO,nem comida ,velhos que morreram sem medicamentos e ou comida,porque lhes foi roubado,criança que desmaiavam nas escolas com fome ,jovens que foram aconselhados a emigrar,medicos ,enfermeiros e professores que foram despedidos...E com cara de PAU disse para as pessoas NAO SEREM PIEGAS....este este pulha que os medias continuam a dar ATENCAO.....
  • Antonio Almeida
    29 fev, 2016 V.N. de Gaia 16:33
    HÁ AQUI MUITA GENTE QUE DEVE USAR PALAS NOS OLHOS E REALMENTE TÊM MEMÓRIA CURTA.NÃO SE ESQUEÇAM QUE ESTE HOMEM TEVE QUE ADOTAR ESTAS MEDIDAS DERIVADO HÁ BANCA ROTA QUE O ANTERIOR GOVERNO PROVOCOU "SIM É PRECISO FAZER RECORDAR MUITA GENTE ESSA SIM DE MEMÓRIA CURTA" E NÃO SE ESQUEÇAM QUE OS RESULTADOS QUE ESTÃO A SER APURADOS AGORA SÃO RELATIVOS A 2015 E NÃO DE 2016.PORTANTO O ANTERIOR GOVERNO SEMPRE FEZ ALGUMA COISA E OS PORTUGUESES TAMBÉM CLARO."NÃO SE ESQUEÇAM QUE PRIMEIRO É PRECISO CRIAR RIQUEZA PARA QUE DEPOIS SE POSSA DISTRIBUIR".E JÁ AGORA NÃO SE ESQUEÇAM DE TIRAR AS PALAS SIM.
  • Alberto Martins
    29 fev, 2016 Lisboa 16:09
    A demagogia em todo o seu esplendor...Passos pensa que as pessoas já esqueceram quais as consequências sociais do sempre a bombar "Este memorando é o nosso programa de governo...queremos cumpri-lo e surpreender e ir muito para além da troyka"... Caro coelho a memoria do tuga é curta...mas não tão curta assim... Se não andasse toda vida a "bombar" e tivesse alguma vez ter que trabalhar no duro em vez do Angelo Correia lhe oferecer tachos...talvez este coelho não fosse tão cretino e hipócrita.
  • desatina carreira
    29 fev, 2016 queluz 16:01
    E não a um terrorista que mande uma bomba para ele deixar de bomba de vez
  • Ola Baltazar
    29 fev, 2016 celeiro dos malmequeres 15:54
    Ola como estas??? calcula tu que ainda ha Portugueses muito ignorantes......li aqui uns comentarios sobre o Pedro Passos Coelho e cheguei a uma conclusao verdadeiramente assombrosa....segundo esses mentecaptos o Pedro não fez NADA de geito enquanto foi 1º Ministro.....senão fosse lamentavel que houvesse tanta estupides ate tinha tinha graça.....sabes o que me faz lembrar??? o que aconteceu ao Marcelo Caetano que desde ter arranjado novos rendimentos ao Povo, como o subsidio creio que de ferias,ate a dignidade com que entregou o Poder a Revolução dos cravos, e que foi tão maltratado por alguns Portugueses no 25 de Abril. Pena que os novos governantes, merecem que os escreva com letra pequena, não saibam uma milionesima parte do que é a Honra que voces conheceram. Agora vão-me chamar " fascista "....coitados eles nem sabem o que isso significa....tomarem eles serem uma centesima parte de Democrata que eu sou....mas pronto a vida é assim como diria esse Homem grande chamado Antonio Guterres. Um abraço e avisa o teu Marcelinho destas coisas malucas que o Nosso Celeiro dos Malmequeres tem...ou guarda...ou ......ele com as coisas a tratar para o dia 9 de Março, é capaz de não ler estes disparates e é pena...por mais que não seja para se rir e descontrair Abraço estejas la onde estiveres
  • Manuel
    29 fev, 2016 Algarve 15:50
    Ele passou 4 longos anos a bombar, para destruir o que nos restava, mas mesmo a bombar rapido e concistente, algo ainda ficou intacto. Quem pode explicar a este que ele ja não faz parte do governo? aquilo deve ser um lugar optimo, nenhum o quer deixar, espero que enquanto minha vida ele não volte mais a qualquer cargo no governo deste pais
  • pz
    29 fev, 2016 cbr 15:47
    Regressei ao país há pouco tempo e parece-me que deve ser dada oportunidade ao Sr Passos Coelho para governar. Pode ser que seja capaz de fazer o que diz, uma vez que outros passaram por lá e não conseguiram resolver a crise ...
  • JC
    29 fev, 2016 LX 15:41
    Estava a bombar como bombou quando lá esteve!
  • JOsé
    29 fev, 2016 lx 15:27
    Não há uma alma caridosa que diga a esta "seca" que já não é PM? às vezes engole-se um sapo, outras vezes um elefante. A ele calhou-lhe um Costa. Só tem que se aguentar e perceber que já enjoa mais do que o comercial da Nos. Cara Isabel, gostava de ter escrito o que escreveu. Está tudo dito :)

Destaques V+