Tempo
|
A+ / A-

BE defende imagem polémica com Jesus. "Queremos provocar o debate sem tabus"

26 fev, 2016 - 13:09

Partido garante que a imagem de Cristo sob a frase "Jesus também tinha dois pais" não é para ser afixada nas ruas e foi unicamente usada nas redes sociais.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda garante que o cartaz que usa a imagem de Cristo e a frase "Jesus também tinha dois pais" pretende "provocar o debate sem tabus" sobre a adopção gay e "assinalar mais um avanço no respeito pela dignidade das pessoas e por todas as famílias".

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Manuel Barbosa, classificou como "uma afronta aos crentes" o uso de uma imagem de Jesus Cristo numa campanha em defesa da adopção por casais homossexuais.

"O Bloco de Esquerda respeita todas as convicções religiosas. Com esta iniciativa, pretendeu contribuir, como sempre fez, para, sem tabus, provocar o debate e, neste contexto, assinalar mais um avanço no respeito pela dignidade das pessoas e por todas as famílias. Estamos certos de encontrar, entre crentes e não crentes, uma grande maioria que partilha connosco esta motivação", lê-se no comunicado enviado às redacções.

Neste comunicado, o Bloco esclarece ainda que a imagem que está a causar polémica foi colocada nas redes sociais na mesma altura em que foi afixado um outro cartaz no Campo Pequeno, em Lisboa, que pretende "assinalar uma mudança importante, a promulgação da lei que elimina a discriminação no direito a adoptar".

"Essa mudança é um avanço na luta pelo respeito por todas as famílias, independentemente da orientação sexual de quem as compõe. Esse é o único cartaz que o Bloco imprimiu e que afixará publicamente", acrescenta a nota.

Sobre a imagem colocada nas redes sociais, o Bloco lembra que não é sua a autoria da frase. É "um velho slogan do movimento internacional pela igualdade de direitos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    29 fev, 2016 Custoias 22:09
    O bloco tem vindo a demonstrar que afinal não é o que parecia. Radicalizar tudo não é solução, isso dos coitadinhos e de contrariar a natureza das coisas, não é bem conselheiro. Cuidado o tempo não para.
  • Marta Henriques
    27 fev, 2016 Lisboa 12:47
    O BE acredita tanto que Cristo tem 2 pais como eu acredito no pai natal. Por isso a campanha feita deste modo traduz-se num fiasco completo. Se quiseram fazer passar uma mensagem credível sobre o assunto, deram um tiro no pé, porque aquilo é tudo menos credível, mesmo até para quem quer vender o produto. E até os que defendem a adopção por casais do mesmo sexo se sentiram incomodados e não se reviram naquela parvoada. Os assuntos políticos ou de consciência pessoal devem ser tratados com dignidade, mas para a isso é preciso gente à altura. O BE provou que não tem gente capaz de tratar seriamente assuntos sérios. E depois vem com desculpas aparvalhadas de ensaios nas redes sociais. Deixem de nos tomar por parvos: além de valer o mesmo, os cartazes estavam feitos para irem para a rua, só que viram a parvoada que fizeram e resolveram pô-los a recato depois das críticas de Marisa Matias e de Louçã. Haja ao menos duas cabeças pensantes no meio daquele mar de toleirice em que está transformado o BE. Que saudades da urbanidade e do civismo de Semedo!
  • maria
    26 fev, 2016 lisboa 23:32
    O debate deviam te-lo provocado antes da aprovação da adoção por casais homossexuais. Gozaram com o povo antes e querem continuar a fazê-lo
  • rosinda
    26 fev, 2016 palmela 19:49
    Quando eu era jovem um homem no concelho de palmela um homem meteu o filho recem nascido debaixo de em aqueduto ! So que nessa noite nao choveu o bebe nao foi de agua a baixo como seria a intencao do pai nessa madrugada alguem que ia para o trabalho escutou o choro e encontrou o bebe enrolado num cobertor o caso foi entregue as autoridades o pai do bebe foi preso o curioso desta historia e que a mae eo filho perdoaram o homem quando ele saiu da cadeia ! O pai mostrou-se arrependido e ficaram juntos para sempre. Esta pequena historia veridica mostra que durante toda a vida houve casos iguais e parecidos com os que ocorreram a semana passada .
  • rosinda
    26 fev, 2016 palmela 19:04
    Esta gente pensa que o mundo gira a volta da televisao e comunicacao social estao ja aproveitar o facto daquela mae que na semana passada deitou as filhas ao mar!
  • Pedro Godinho
    26 fev, 2016 Lisboa 18:46
    Um cartaz muito infeliz de um grupo de pessoas que só pretende provocar. Onde estão as críticas ao regime angolano que faziam antes de serem muleta deste Governo, que passou anos a criticar o BE e o PCP? E o Luati Beirão? Agora já não é muito conveniente. Enfim, sob a égide da crónica "liberdade", que no conceito do BE é fazer-se o que se quiser, o que conseguem é fractura social. Aquele abraço.
  • antonio
    26 fev, 2016 lisboa 18:46
    A srª ou sr Lavinia é que está ofendida por da esquerda à direita se insurgirem contra tamanho disparate!!
  • antonio
    26 fev, 2016 lisboa 18:33
    A esquerda radical é assim! Não tem nenhum respeito pelo outro! O BE uma manta de retalhos de "empertigados" não pode mesmo substituir o PCP, a forma como querem "reverter" tudo em cima do joelho é de "gentalha umbilical". Os temas que levam à AR até tem razão de ser....mas nunca com o arremesso contra a direita, contra A contra B....ai Dona Catarina!!
  • Americo
    26 fev, 2016 Leiria 18:07
    Boa tarde. Mas desta "gente" esperam o quê. Quem não tem educação, o resultado não poderia ser muito diferente. São estas as "criaturas" que nós, sociedade, vamos criando.Deveríamos meditar nisto, porque essas criaturas tem tempo de antena diariamente nos média muito,muito superior à sua representação nacional. Temos de por cobro a isso.
  • Domingos
    26 fev, 2016 Ancora 17:17
    Vergonha. Cale se esta escumalha. Que brinque com os pais dela.

Destaques V+