Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Joana Vasconcelos e Ana Vidigal, duas gerações de artistas e dois olhares para a ARCO

25 fev, 2016 - 16:07 • Maria João Costa , em Madrid

Representam duas gerações diferentes de artistas portugueses. Ana Vidigal nasceu em 1960, Joana Vasconcelos em 1971. Estão ambas presentes na ARCO em Madrid.

A+ / A-

Veja também:


A ARCO abriu oficialmente ao público esta quarta-feira, mas a feira de arte contemporânea de Madrid já está de portas abertas desde terça-feira, apenas para coleccionadores, curadores e outras personalidades do mundo cultural. As galerias fazem um esforço para cativar os compradores. Entre quem compra e vende, há também quem faça: os artistas.

É o caso de Ana Vidigal, que veio para montar a peça que mostra na galeria portuguesa Baginski. Como em todo o trabalho de Ana Vidigal, a peça fala de memória. Para a fazer, usou "rolos de desenho de arquitectura" do ateliê do pai. "Memória Descritiva" está "agrafada na parede", o que a trouxe a Madrid para garantir a sua montagem. Vidigal tem também outra peça na ARCO, uma tela numa galeria madrilena Espacio Minimo.

Na feira, os dias da artista portuguesa passam muito por apreciar o trabalho dos artistas mais jovens e pelo contacto com alguns coleccionadores. “É sempre simpático estar na ARCO por estes dias porque estão curadores e coleccionadores e se estivermos junto aos stands há um contacto pessoal", diz a artista. "É simpático, mas confesso que não gosto muito de fazer.”

Contactos é o que vem também fazer Joana Vasconcelos, que há alguns anos via como “essencial” estar na ARCO (já não vinha há oito anos). A artista, mais nova do que Ana Vidigal, tem uma peça exposta na galeria brasileira Casa Triângulo, de São Paulo, mas aproveita a feira para rever alguns galeristas, ver outros artistas e para estabelecer "outros projectos que não a feira em si".

Joana Vasconcelos não adianta grandes detalhes, mas à Renascença diz que está a preparar uma grande retrospectiva em Espanha para 2018. A artista plástica, que em 2012 expôs no Palácio de Versalhes, em França, indica que o mercado espanhol "foi o primeiro” que a “acolheu".

ARCO em Lisboa

Numa altura em que se celebram os 35 anos da ARCO e que a feira organiza por toda a cidade de Madrid diversas exposições em museus onde a arte contemporânea nem sempre, ou quase nunca, marca presença, há outro tema de conversa entre artistas e galeristas portugueses.

A ARCO Lisboa é a nova aposta da feira espanhola, que pela primeira vez vai sair das fronteiras espanholas. No recinto da ARCO, ao lado dos mapas desta edição de Madrid, há publicidade à edição portuguesa da feira, marcada para os dias entre 26 e 29 de Maio, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

Joana Vasconcelos espera que a ARCO Lisboa "crie uma dinâmica no meio artístico português". “Espero que seja desta que as coisas arranquem", acrescenta.

Como Portugal "não tem estrutura organizativa a nível de galerias para suportar os orçamentos de uma feira”, é "óptimo" uma estrutura como a ARCO fazer uma feira mais pequena em Lisboa, diz Ana Vidigal. Mas, com a experiência de quem vem há 30 anos à ARCO de Madrid, alerta que o sucesso "depende do que a feira de Lisboa oferecer aos coleccionadores". Porque "os coleccionadores não caem do céu".

Do "quarteirão das artes" para Madrid. ARCO ajuda ao negócio das galerias portuguesas
Do "quarteirão das artes" para Madrid. ARCO ajuda ao negócio das galerias portuguesas
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+