Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Áustria defende que Portugal receba refugiados directamente da Grécia

25 fev, 2016 - 11:58

Depois de António Costa se ter oferecido para aliviar a pressão migratória em alguns países, Viena responde que será melhor Portugal trabalhar directamente com os centros de registo. Já foram distribuídos no espaço da União 598 dos 160 mil refugiados a recolocar.

A+ / A-

As autoridades austríacas consideraram esta quinta-feira que será melhor para Portugal "receber directamente da Grécia" refugiados, na sequência da disponibilidade para receber mais pessoas feita pelo primeiro-ministro, António Costa, à Alemanha, Grécia, Itália, Áustria e Suécia.

"A oferta é um bom sinal de solidariedade europeia. Estamos a conversar sobre os detalhes, mas pensamos que o melhor é Portugal receber directamente refugiados da Grécia", disse à agência Lusa fonte do governo austríaco.

Recordando a chegada de milhares de pessoas por dia à Áustria no ano passado "superior à quota de Portugal" definida no mecanismo europeu de recolocação, a mesma fonte precisou que Portugal deve, por "razões logísticas", receber directamente dos centros de registos mais candidatos a protecção internacional.

O governo austríaco espera poder nos próximos dias avançar mais informações sobre as conversações mantidas entre Viena e Lisboa sobre os refugiados.

António Costa enviou cartas a homólogos de alguns dos Estados-membros da União Europeia (UE) mais pressionados pelos fluxos migratórios, disponibilizando-se para receber mais cerca de seis mil refugiados além da quota comunitária.

Deste modo, Portugal poderia vir a acolher mais de 10 mil refugiados.

De acordo com fonte do Executivo socialista, o chefe de Governo enviou na segunda semana de Fevereiro cartas à Grécia, Itália, Áustria e Suécia, nos mesmos termos da proposta apresentada no início do mês à chanceler alemã, Angela Merkel.

"Até Abril temos 500 vagas, até Julho temos mil e a partir de Outubro temos 1.500 vagas nas universidades, temos cerca de mil vagas nos institutos politécnicos, temos cerca de 850 vagas nas escolas profissionais e no sector agrícola temos 2.500 lugares já identificados", especificou o primeiro-ministro na semana passada, em Bruxelas.

Ao abrigo da recolocação comunitária, Portugal voluntariou-se para receber 4.486 pessoas: 4.295 pessoas ao abrigo do mecanismo de recolocação e 191 pessoas ao abrigo da reinstalação - ou seja, provenientes de países fora da UE).

Na próxima semana, Portugal deverá receber mais 37 refugiados, que se juntam aos 30 que já chegaram ao país.

Segundo os últimos dados divulgados pela Comissão Europeia na quarta-feira, de um total de 160 mil pessoas a recolocar durante dois anos, foram distribuídas 598.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao nuno
    25 fev, 2016 é isto aí 15:50
    Oh Nuno, não são comentários imbecis, é a realidade. Estes países estão em guerra não é por causa da europa, é por causa de uma religião, que não tem nada de religião, em que alguns merdosos, bandidos, se aproveitam do seu nome para promover a violência, as guerras, o objetivo é o poder, poder, poder e mais nada conta. Esta gente tem de ser comba Todos temos dó das pessoas que sofrem, principalmente das crianças que são aquelas que menos culpa têm, mas são estas também que vão fazer o futuro e se são educadas pelos mesmos costumes ou tradições, amanhã continuarão na mesma podridão. Estamos no sec XXI é inadmissível que nestes países árabes ainda tenham costumes dos muitos séculos atrás. Ainda há dias uma criança de 4 anos foi condenada no Egito. Onde é que está aqui a moral, a ética... Isto tem algum senso? Alguma Lógica? mulheres são apedrejadas, têm que andar de cara toda tapada e até são escravas. Depois querem impor a sua religião acima de tudo, mas não respeitam a religião dos outros. Estes países Árabes têm que mudar a sua mentalidade, já era tempo. Faz algum sentido uma mulher andar de burka na europa??? É isto que as pessoas não aceitam, e isto não é discriminação, trata-se sim de falta de valores. E quando se fala em refugiados, nunca se sabe se todos vêm por bem. Quantos deles já vieram como refugiados e depois eles ou os filhos já praticaram atentados? Não se trata de se receber alguns, são milhares. Onde está o futuro para esta gente toda, se não há para os de cá
  • César
    25 fev, 2016 Vila Nova da Barquinha 15:42
    Faz aproximadamente 20 anos estava de férias em Viena e ia num autocarro a falar, em português, com quem me acompanhou ,quando fomos interpelados por uma senhora com alguma idade e nos falou num português com sotaque, estava muito feliz por ter encontrado, na sua terra, alguém que falava a língua portuguesa a qual tinha aprendido em Portugal durante o tempo que cá esteve como refugiada(durante a 2a Grande Guerra) Pensem nisso!
  • Raul
    25 fev, 2016 Portugal 15:03
    esta gente pensa que a União Europeia é um só país...
  • José Saraiva
    25 fev, 2016 Viseu 14:53
    A ÁUSTRIA que mande no que é austríaco...
  • DR XICO
    25 fev, 2016 LISBOA 14:40
    Mas a Austria não é akele pais ke foi engolido pelos nazis alemães e tiveram de fugir aos milhares para Portugal e que há 3 anos desataram a chamar malandros aos portugueses numa visita do Cavaco lá a Viena?? Onde essa figurinha comeu e nem reagiu como o (capaxinho da velha alemã) do Passos ...
  • Nuno
    25 fev, 2016 Luanda 14:35
    Impressionantes os comentários imbecis que são ditos em baixo, enfim...
  • C Andrade
    25 fev, 2016 Inglaterra 14:28
    Eu como emigrante acho certo as pessoas procurarem melhores condicoes de vida, mas sabendo a pobreza e falta de condicoes de muita boa gente em Portugal que nao tem apoio do proprio país acho um absurdo receber mais pessoas que teram poucas hipoteses de conservar um trabalho permanente e condicoes minimas para viver... E bom ajudar, mas vamos ser realistas, 5.000 refugiados a serio?????
  • AO SR António Costa
    25 fev, 2016 XXX 14:27
    Enganou-me bem Sr. Costa! Não voto mais em si! Então há tantas vagas nas Universidades, Politécnicos e mão de obra em falta na agricultura e temos tantos desempregados e muitos estudantes que queriam ir para o ensino superior, mas não tem condições (falta de graveto) para lá andar. Agora para os refugiados já há vagas, muitas vagas: Como é que eles irão pagar o que os portugueses normalmente pagam? Se calhar são refugiados ricos, cheios da massa, Lol!
  • NaoOsQueroCá
    25 fev, 2016 porto 14:25
    totalmente contra! quem os ca quiser q os leve pra sua casa e os sustente, em vez de ser com o dinheiro nos nossos impostos!!!! se aos nossos sem abrigo ninguem se preocupa nem lhes dão casa, porque esses sirios tem tudo de mao beijada????
  • Pirusdrugi
    25 fev, 2016 Porto 13:55
    Não são refugiados!!!!! São imigrantes ilegais. Fora de Portugal e Europa todos e já!

Destaques V+