Tempo
|
A+ / A-

Marcelo dá festa na tomada de posse. Há actuações de Anselmo Ralph e José Cid

24 fev, 2016 - 14:13

Agenda provisória prevê 12 horas de tomada de posse. Há várias novidades, entre elas, a deposição de uma coroa de flores no túmulo de Vasco da Gama e a participação numa celebração ecuménica, na Mesquita de Lisboa.

A+ / A-

O dia da posse do futuro Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começará às 9h00 no Parlamento e terminará cerca de 12 horas depois com um concerto para jovens, com o hino nacional cantado pela fadista Mariza.

De acordo com a agenda provisória do Presidente eleito disponibilizada à agência Lusa, serão seis os momentos previstos para o dia 9 de Março, data em que tradicionalmente os chefes de Estado são empossados perante a Assembleia da República.

Numa cerimónia que será idêntica à de há dez anos - quando Cavaco Silva substituiu Jorge Sampaio -, prevê-se que o Presidente da República cessante faça a sua última revista às tropas, e intervenções do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e de Marcelo Rebelo de Sousa, já depois da cerimónia de juramento, que o tornará o 19.º Presidente da República Portuguesa.

Esta quarta-feira, o gabinete do Presidente da Assembleia da República divulgou pormenores da cerimónia, prevendo-se que as chegadas dos convidados e figuras estatais comecem cerca das 9h00, e o primeiro-ministro, António Costa, pelas 9h30. Já o chefe de Estado eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, é esperado cinco minutos depois, e Cavaco Silva, ainda chefe de Estado, chegará pelas 9h45.

No Parlamento, e depois da cerimónia de posse, está ainda prevista uma sessão de cumprimentos que, apesar de a lista de convidados ainda não ter sido divulgada, deverá ser mais curta que a de Cavaco Silva há uma década, que integrou cerca de 900 personalidades.

Do Palácio de São Bento, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para os Jerónimos onde fará a tradicional deposição de flores no túmulo de Luís de Camões e, como novidade, também no túmulo de Vasco da Gama.

O novo Presidente da República entrará, de seguida, pela primeira vez nessa qualidade no Palácio de Belém, onde haverá também um cerimonial de boas vindas. Em Belém, Marcelo terá um almoço com um conjunto de individualidades do país, entre os quais estarão os presidentes dos tribunais superiores.

Segue-se a celebração inter-religiosa na Mesquita de Lisboa, noticiada na terça-feira pelo jornal "Público".

Por volta das 18h00, realiza-se a também habitual cerimónia no Palácio da Ajuda, onde Marcelo Rebelo de Sousa irá condecorar Cavaco Silva, seguindo-se a sessão de cumprimentos.

O último ponto da agenda do novo chefe de Estado para 9 de Março está marcado para as 20h00, na Câmara Municipal de Lisboa, com um concerto dedicado à juventude na Praça do Município, no qual estão previstas as participações de José Cid, Paulo de Carvalho, da fadista Mariza - que cantará o hino nacional - e ainda actuações de Anselmo Ralph, HMB, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra, vencedor de um concurso televisivo para novos talentos musicais.

No dia seguinte, decorrerá a recepção ao corpo diplomático no Palácio da Ajuda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    28 fev, 2016 Antonio 22:12
    Exº Sr. Dr. Marcelo de Sousa Permita-me a indignação que senti quando li o programa do dia da sua tomada de posse como "Presidente de todos os Portugueses". Prende-se esta indignação com o facto de participar numa celebração ecuménica na Mesquita de Lisboa!!! Não será Vª Exª Presidente da maioria de Portugueses que foram nados e criados á sombra da cultura Judaico-Cristã? Então para participar nessa tal celebração? não seria aconselhável a Basilica de Lisboa ou os Jerónimos? será que são tão pouco simbólicos na cultura portuguesa? ou será que Vª Exª quer desde logo promover a Islamização? da sociedade? Quanto a mim, e tantos outros portugueses que nem voz têm, V.ª Exª. vai deixar muito a desejar com tal participação! Explique-me o porquê dessa celebração ter que ser na mesquita? Explique-me porque temos que ser tolerantes com a intolerância? Explique-me porque temos que ser subservientes com quem não tem a cultura da tolerância? Explique-me por favor! se já renegou as suas origens Judaico-Cristãs? Por favor não me desiluda e explique como se eu fosse muito burro!!!
  • MJAAS
    25 fev, 2016 Lisboa 08:06
    Não sei o que se festeja: Foi eleito por omissão com pouco mais de 1/4 dos votos dos eleitores (Presidente de todos os Portugueses???). Não interessa, passemos aos factos: a realidade é que o povo e os "Sobas" gostam de festas. Todos ficam contentes, todos ganham com isto! (uns mais outros menos, o importante é que ninguém perde no imediato) Viva a Democracia!!!! Viva Portugal!!! Vivam os Portugueses!!!!
  • Nelson Rodrigues
    24 fev, 2016 Queluz 23:01
    Já o meu Avô dizia, nunca o cheguei a conhecer infelizmente, ( com futebol e fadinho o povo anda contentinho ) festas e mais festas e o resto continua na mesma...
  • JOS Figueiredo
    24 fev, 2016 Coimbra 22:15
    Este ano as festas de St.António vêem, mais cedo.
  • Jorge
    24 fev, 2016 Conchinchina 19:55
    Pelas homenagens a fazer pelo presidente, vemos realmente o quanto Portugal é carente de heróis. Precisamos homenagear personalidades que viveram há cinco séculos atrás ( não os desmerecendo sem dúvida) , mas é triste que cinco séculos depois deles, não houve ninguém tão importante quanto eles (entre outros) . Por isso habituámo-nos a tomar deles, para nós atualmente, as suas glórias, quando alguém quer atacar por atos e palavras o nosso país. Não temos nada para mostrar o que valemos (se é que valemos) nos ultimos 500 anos. É muito tempo para não ter nada ou ninguém que nos orgulhe .
  • Álvaro de Jesus
    24 fev, 2016 Porto 19:48
    Que o número 9 traga Luz e a Grandeza de novo a este País. Que se saiba ler o que eu deixo nas estrelinhas...
  • Portugues
    24 fev, 2016 portugal 19:17
    Sr futuro Presidente, espero que cumpra no que tem sempre dito nos seus comentários de há dez anos atrás, olhe para os portugueses e esqueça o seu partido, não siga as ideologias que cavaco silva fez, onde prejudicou os portugueses.
  • Rui
    24 fev, 2016 lisboa 19:13
    Deve ser tiques que ficaram dos tempos da TVI, festa por tudo e por nada para encher chouriço, todos os fins-de-semana então há sempre festa garantida, pais em crise e com lideranças de inteligencia rara tem destas coisas!
  • Carlos Ferreira
    24 fev, 2016 Sesimbra 18:05
    Lamento que mais um Sr. Presidente se tenha esquecido dos antigos Combatentes, dando prioridade às músicas. Enfim são escolhas, mas creio que o Hino Nacional deveria ser cantado no Monumento que imortaliza os que deram à Pátria o que de melhor tinham "A VIDA".
  • Duarte
    24 fev, 2016 Monte Real 18:01
    Parabens ao Marcelo. Não queremos NATO Nem guerra . Queremos aeroporto civil em Monte Real

Destaques V+