Tempo
|
A+ / A-

​Amnistia alerta para "repressão draconiana em nome da segurança"

24 fev, 2016 - 03:24

A Amnistia Internacional elenca mesmo uma lista de 18 países que violam gravemente os direitos humanos, entre eles estão a Síria, Angola, Estados Unidos, China, Rússia ou Arábia Saudita.

A+ / A-
Os países que mais violam os direitos humanos, segundo a Amnistia Internacional
Os países que mais violam os direitos humanos, segundo a Amnistia Internacional

Veja também:


O relatório 2015/2016 da Amnistia Internacional (AI) alerta para a “repressão draconiana feita em nome da segurança” em 18 países, incluindo Angola, está a pôr em risco a protecção internacional dos direitos humanos.

Estes países mudaram leis e sistemas de protecção, o que “resulta num ataque cerrado à liberdade e direitos fundamentais" das populações.

A organização de direitos humanos alerta também para a tendência de muitos governos atacarem cada vez mais activistas, advogados e outras pessoas que defendem os direitos humanos.

A Amnistia Internacional fala em perigo e diz que os direitos humanos estão a ser tratados com desdém absoluto por muitos governos pelo mundo inteiro.

Mais de 98 países torturaram ou sujeitaram pessoas a outros maus-tratos, mais de três dezenas forçaram ilegalmente refugiados a regressarem a países em conflito. Em 18 países registaram-se crimes de guerra ou outras violações por parte governos e grupos armados.

A Amnistia Internacional elenca mesmo uma lista de 18 países que violam gravemente os direitos humanos, entre eles estão a Síria, explica à Renascença Daniel Oliveira, porta-voz da Amnistia Internacional .

“O Governo de Bashar al-Assad bombardeia alvos civis sem grande pejo, continua a perseguir e a torturar, continua a utilizar a fome como arma de guerra através de cercos montados a várias cidades.”

Desta lista fazem parte ainda Angola, que persegue, detém e prende pessoas que simplesmente se expressam opiniões, e a Arábia Saudita, pela repressão e punição daqueles que defendem reformas ou criticam as autoridades e pelo bloqueio de inquéritos liderado pela ONU.

A Amnistia também aponta o dedo à China, pela repressão contra os defensores de direitos humanos e aprovação de leis repressivas em nome da segurança nacional.

O Egipto é criticado pela condenação à prisão de milhares de pessoas em nome da “segurança nacional” e pela detenção prolongada de centenas de pessoas sem acusação formada nem julgamento e a condenação de centenas de outras à pena de morte.

Israel mantém o bloqueio militar à Faixa de Gaza e continua a punição colectiva do 1,8 milhões de habitantes da região, e por falhar – tal como a Palestina – em cumprir a solicitação da ONU para que sejam feitas investigações credíveis a crimes de guerras cometidos durante a guerra em Gaza de 2014.

Hungria encerrou as fronteiras a milhares de refugiados em situações de extrema necessidade e obstruiu as tentativas colectivas regionais para os ajudar.

Os Estados Unidos mantêm em funcionamento do centro de detenção para suspeitos de terrorismo de Guantánamo, o Reino Unido recorre à vigilância maciça em nome do combate ao terrorismo e a Rússia implemente de forma repressiva a legislação de segurança para silenciar a sociedade civil, conclui a Amnistia Internacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • TUGA
    24 fev, 2016 LISBOA 08:17
    CONTINUA A LAVAGEM AO CERBERO DAS PESSOAS!!!

Destaques V+