Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Petróleo. Congelamento da produção não deve alterar preços

23 fev, 2016 - 10:44

OPEP quer travar prdoução para fazer subir preços, mas Nuno Ribeiro da Silva não acredita na eficácia da medida.

A+ / A-

Um eventual congelamento da produção do petróleo, possibilidade admitida pela Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), não influenciará os preços finais de modo significativo, defende o ex-secretário de Estado da Energia Nuno Ribeiro da Silva.

O secretário-geral da OPEP, Abdullah El Badri, admitiu a possibilidade de travar em força a produção de crude, de modo a combater a queda continuada dos preços do crude, mas Ribeiro da Silva duvida da eficácia da medida.

"Estão a ser produzidos, por dia, mais cerca de dois/três milhões de barris de petróleo do que aquele que é consumido e, ainda por cima, o Irão, depois do fim das sanções a que estava sujeito, vai, aconteça o que acontecer em termos de acordos na OPEP, aumentar a sua produção e recuperar a quota que naturalmente tem no mercado petrolífero", argumenta o antigo secretário de Estado.

Outro argumento apontado por Nuno Ribeiro da Silva para não acreditar que a medida admitida pela OPEP atinja o objectivo prende-se com os factos de o mundo estar "carregado de reservas nas refinarias - nas reservas estratégicas dos Estados Unidos, nas dos países europeus e não só" e de "a produção actual estar acima do nível de consumo".

As cotações dos petróleos mantêm-se baixas, facto que preocupa os países produtores, muito dependentes das receitas do petróleo e do gás, explica o especialista: “Seja a 'OPEP rica' - Arábia Saudita e Emirados - seja a 'OPEP pobre' - Venezuela, Nigéria, Angola, Iraque, Irão - são atingidos pelas cotações muito baixas e estão preocupadas com a perspectiva da continuação prolongada dos preços baixos."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+