Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pescadores do Tejo protestam contra poluição queimando embarcação

20 fev, 2016 - 17:48

São cerca de mil os pescadores afectados.

A+ / A-

O Movimento de Pescadores pelo Tejo promoveu uma manifestação de protesto contra a poluição naquele rio para sensibilizar as entidades e empresas que estão a acabar com os pescadores.

"O objectivo desta manifestação é sensibilizar as empresas e as entidades competentes para o drama dos pescadores do Tejo que estão a acabar", disse o membro do Movimento de Pescadores Pelo Tejo, Mário Costa, à agência Lusa.

O protesto consistiu em incendiar uma embarcação velha nas margens do rio Tejo.

Este responsável adiantou ainda que os pescadores afectados, cerca de mil, vão entrar com uma acção judicial, por uma década de inactividade e de prejuízos, cujo valor a reclamar ronda os 50 milhões de euros.

"Parte do processo já deu entrada e iremos também recorrer ao tribunal europeu", sustentou.

Esta manifestação junto ao cais de Vila Velha de Ródão, juntou cerca de duas dezenas de pessoas, entre pescadores e população de Vila Velha de Ródão, Golegã, Azinhaga do Ribatejo, Fratel e Vila Nova da Barquinha.

"Nós [pescadores] somos os primeiros visados", sublinhou Mário Costa.

Em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, estiveram presentes também três deputados do PSD, CDS-PP e Bloco de Esquerda, eleitos pelo círculo de Santarém, Duarte Marques, Patrícia Fonseca e Carlos Matias, respectivamente.

Recorde a reportagem multimédia da Renascença sobre a poluição no Tejo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Pinto
    24 fev, 2016 Porto 00:39
    Depois de destruírem e poluírem é que ficam preocupados?
  • Manuel Fernandes
    21 fev, 2016 Barreiro 12:08
    Para algumas virgens ofendidas com o protesto, ou melhor com a forma que ele assumiu, lembrar que a queima do barco foi um acto simbólico para lembrar a MORTE do Rio e da pesca. Da VIDA Ribeirinha. Muito ofendidos com um acto simbólico mas pouco preocupados por anos de ataque cerrado ao TEJO e do autismo demonstrado pelos sucessivos governos e autoridades ambientais. Esta destruição de um Património Ambiental que é propriedade de todos põe em risco o FUTURO da fauna do Rio e das suas Margens bem com a actividade piscatória e turística.
  • O Tal
    21 fev, 2016 Por Aí 11:22
    Muito bem e como queimar o barco não é poluição, avancem!
  • Alberto
    20 fev, 2016 Funchal 23:12
    Não será melhor pedir 100 Milhões? Dentro de 4 meses acabarão as " mãos largas" do Governo!
  • Manuel peralta
    20 fev, 2016 Alcains 22:56
    Aos deputados de Santarém, e ao movimento SOS Tejo. Em Castelo Branco/Alcains, a câmara da cidade, autorizou uma empresa do Fundão, denominada Valamb Lda a instalar na freguesia de CBranco/Alcains, uma Centroliva2, que trata bagaço de azeitona. A empresa aguarda financiamento do 20/20, para um investimento de 4 milhões de euros. O IAPMEI já passou o Título de Instalação, aguarda agora da APA Região Tejo e Oeste, a licença para que possam despejar os seus efluentes na ribeira da Líria em Alcains, que desagua no rio Ocreza e que desagua no Tejo. Em VVRódão a Centroliva matou a ribeira do Açafal. O mesmo se passará em CBranco/Alcains se as autoridades decidirem autorizar nova fonte poluidora do Tejo. Em Castelo Branco os deputados andam entretidos com outras coisas... ambientalmente não existem!!! Dou nota destes factos, para que constem e sirvam, atempo, para alertar tudo e todos para esta situação. Help me. Manuel Peralta
  • Bela
    20 fev, 2016 Coimbra 22:11
    Pescadores protestam contra poluição no Tejo, e vão incendiar um barco, provocando eles próprios poluição. Esta gente deve estar doida! Faz lembrar aqueles que para acabar com uma discussão entre duas pessoas, desatam aos murros e pontapés a toda gente. Não é de estranhar. Ultimamente vê-se com frequência, grupos que se dizem protectores do ambiente, que para demonstrarem a sua iniciativa, largam centenas de balões para o espaço. Sabendo que as borrachas levam anos a degradar-se, não será isso poluição?
  • NDM
    20 fev, 2016 Lisboa 20:00
    Eu até entendo e apoio, mas é um bocadinho idiota utilizar a fumarada para um protesto contra a poluição...

Destaques V+