Tempo
|
A+ / A-

Papa sobre Donald Trump: Construir muros “não é cristão”

18 fev, 2016 - 17:00 • Aura Miguel , em Roma

Trump já disse várias vezes que pretende construir um muro na fronteira sul dos Estados Unidos para evitar a imigração ilegal. Francisco diz que construir muros, e não pontes, “não é do Evangelho”.

A+ / A-
Papa diz que Trump "não é cristão". Trump: "Rezaria para que fosse presidente se fosse atacado pelo Estado Islâmico"
As declarações do Papa e a resposta de Donald Trump

Veja também:


O Papa Francisco diz que Donald Trump "não é cristão", apesar de o candidato às presidenciais americanas se assumir como tal.

A bordo do avião que o transportou do México para Roma, Francisco foi questionado pelos jornalistas sobre declarações de Donald Trump, nomeadamente a promessa de que, caso seja eleito, construirá um muro ao longo de toda a fronteira dos Estados Unidos com o México.

Trump assume-se como cristão, mas o Papa duvida: “Uma pessoa que só pensa em fazer muros, seja onde for, em vez de fazer pontes, não é cristão. Isso não é do Evangelho.”

O Papa foi também inquirido sobre se os americanos devem ou não votar no candidato. “Sobre votar ou não votar, não interfiro; digo apenas que este homem não é cristão. Se é que ele disse isto assim; é preciso apurar se ele disse mesmo assim. Por isso, dou-lhe o benefício da dúvida.”

Donald Trump já respondeu às críticas de Francisco, classificando a postura do Papa como "vergonhosa".

No dia em que anunciou a sua candidatura, Trump não só prometeu construir esse muro, para evitar a imigração ilegal, como insistiu que fará com que seja o México a financiá-lo.

Noutras declarações feitas entretanto, Trump voltou a referir o muro embora tenha dito que esse muro terá também “uma grande e bonita porta”, através da qual poderá entrar gente, de forma controlada e legal.

Donald Trump está em campanha para ser o candidato republicano às eleições presidenciais que decorrem em Novembro nos Estados Unidos.

A Renascença no México com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • arnaldo ribeiro ou i
    30 jan, 2017 Formiga/MG 18:05
    SATANÁS E DIABOS NÃO SÃO BEM ESPÍRITOS E OS DEMÔNIOS SOMOS TODOS NÓS! VIVA JESUS! Boa-tarde! queridos irmãos. Um dos mais graves problemas do cristianismo é a confusão que os teólogos primitivos fizeram com os espíritos, anjos, diabos, demônios, satã, satanás, Espírito Santo, lúcifer etc., cuja existência nós não negamos, mas apenas discordamos das interpretações erradas que lhes foram atribuídas, pois os teólogos fizeram uma confusão dos diabos com eles, misturando-os com questões mitológicas, das quais, inclusive, os autores sagrados receberam influência, colocando-as na própria Bíblia. Veja-se, por exemplo, o capítulo 12 do Apocalipse. Essa salada teológica enfraquece a crença nas verdades cristãs, e é um prato cheio para os materialistas fazerem suas chacotas contra o espiritualismo, com o objetivo de desacreditá-lo e reforçar suas ideias ateias. Por isso, a exemplo da doutrina espírita, os demais seguidores do Mestre dos mestres deveriam estudar e esclarecer esses assuntos em defesa do cristianismo. Os padres e pastores formados em curso superior de teologia e Bíblia sabem o significado verdadeiro dos termos que estamos abordando, mas agem como se nada soubessem sobre essas questões! Lúcifer (eosforo em grego) passou para o latim como o substantivo “luce” (luz) e o verbo “ferre” (transportar), que, literalmente, significam porta-luz, aurora, estrela da manhã. Não se trata bem de um Espírito, mas de uma metáfora da inteligência. Também Paris
  • arnaldo ribeiro ou i
    27 jan, 2017 Formiga/MG 16:57
    AS FRONTEIRAS MORAIS DO FUTURO Boa-noite! queridos irmãos. Alegoricamente, pode estar ocorrendo na Europa atual uma alteração na composição dos elementos que delimitam as fronteiras étnicas do continente. Centenas de milhares de pessoas em regime afoito e ininterrupto, do Oriente Médio e Norte da África principalmente, abandonam seu solo natal encharcado de sangue e violência, e invadem terras estranhas para se livrarem do medo e da perseguição e continuarem vivas. São refugiados que trazem consigo além da roupa do corpo e alguns pertences, a esperança por dias melhores, se espalhando por terras europeias. Num paradoxo, o estado de guerra e ódio, que jamais abandonou o coração do homem, está fazendo misturar à vida e à cultura consolidadas de muitos países europeus, um contingente humano com características gerais bem diferentes. Estarão esses refugiados com suas línguas nativas, cultura, religião, hábitos e costumes contribuindo para o aparecimento dos germes de uma nova ordem social futura? Esse movimento de massas humanas pelo planeta estaria obrigando nações desenvolvidas e ricas, historicamente dominadoras, a exercitarem a humana solidariedade para com os desgraçados? São meras reflexões. Nós espíritas sabemos que encarnados e desencarnados formam uma única humanidade. E que, embora os encarnados sejam os protagonistas das ações que fazem avançar ou estagnar o mundo, o plano espiritual superior, amparado pela alta justiça, no que tange ao progres
  • Cristão e católico
    18 fev, 2016 Lisboa 23:20
    Como cristão católico, penso que o Papa sintetizou em poucas palavras o que é ser cristão. É sobretudo respeitar o outro e assim seguir os ensinamentos de Cristo. Acho o Papa Francisco espetacular e uma pessoa com uma génica enorme à altura dos tempos que vivemos.
  • António
    18 fev, 2016 Lamego 23:02
    Este Papa, sinceramente... faz comentários deste tipo quando a cidade do Vaticano onde este reside têm muros enormes para proteger a cidade! Já para não falar nas várias referências na própria bíblia que ditam que as nações devem ter fronteiras! E agora vem dizer, publicamente, que o sr. Trump não é cristão? Que falta de respeito. Este Papa é fraco. Defende mal o povo cristão. Adora falar sobre este sonho dele próprio de um mundo sem fronteiras, no entanto, aposto que não aceita nenhum "refugiado" na sua própria cidade. Os pobres é que têm de lidar com esta maravilha do multiculturalismo.
  • rosinda
    18 fev, 2016 palmela 21:50
    esta e a minha opiniao ! donald so conheço o pato.
  • rosinda
    18 fev, 2016 palmela 21:33
    o vaticano tambem tem a sua propria segurança!
  • rosinda
    18 fev, 2016 palmela 21:30
    eu tambem tenho um muro em volta da casa !Aos olhos do papa tambem nao devo ser crista. Penso que o papa nao se devia meter em assuntos de politica os tempos sao outros!
  • Pinto
    18 fev, 2016 Custoias 21:09
    Quando começarem a rebentar bombas no Vaticano, depois verei as reacções.
  • Joca
    18 fev, 2016 Terra 20:09
    O "muro", o "muro"... A burrice portuguesa no seu pior. A palavra inglesa utilizada é "wall". "Wall" pode significar "parede" (de uma casa, quarto ou sala), "muro" (de uma propriedade) ou "muralha" (de uma fortaleza, de uma cidade ou de uma grande extensão territorial). Existe a Muralha da China, que em inglês se diz "Great Wall of China". Assim, neste contexto, a palavra "wall" utilizada pelo Trump, não deve ser traduzida por "muro", mas sim por "muralha", como é óbvio.
  • Joca
    18 fev, 2016 Terra 20:03
    @Mário João Castro Se oTrump é um "Illuminato", pode crer que todos os outros candidatos também o são, se não mais (a Hillary é a principal)! Não se iluda: as eleições "democráticas" em qualquer parte do mundo são uma absoluta aldrabice. A maior parte dos candidatos não passam de fantoches do Grupo Bilderberg. Basta ver as listas dos convidados. Eles vão lá cair todos ou já por lá andaram. Se o Trump ainda não foi lá, pode crer que irá...

Destaques V+