Tempo
|
A+ / A-

Como Mário Cruz fez a reportagem que encantou o júri do World Press Photo

18 fev, 2016 - 13:01

Fotografou no Senegal e na Guiné-Bissau crianças enclausuradas, presas com correntes, deitadas no chão ou a mendigarem nas ruas.

A+ / A-
Como Mário Cruz fez a reportagem que encantou o júri do World Press Photo
Como Mário Cruz fez a reportagem que encantou o júri do World Press Photo

Veja também:


Passou seis meses a fazer investigação, tirou uma licença sem vencimento e rumou em 2015 ao Senegal e à Guiné-Bissau, onde passou um mês e meio a fotografar a vida de crianças exploradas para trabalho infantil. O fotojornalista Mário Cruz foi distinguido esta quinta-feira no World Press Photo (WPP) 2016, com o primeiro prémio na categoria "Contemporary Issues".

O fotógrafo acredita que a reportagem poderá chamar mais a atenção para o caso de escravatura e exploração de crianças no Senegal.

Mário Cruz, que trabalha na agência Lusa desde 2008, tomou conhecimento daqueles casos quando em 2009, numa reportagem na Guiné-Bissau, ouviu relatos de histórias de crianças que desapareciam e que estariam a ir para o Senegal para servirem de escravas para líderes religiosos muçulmanos.

"Eu fiquei com aqueles relatos na cabeça e passados uns anos de fazer uns projectos em Portugal – porque quis começar por fazer em Portugal – decidi que estava preparado e que queria fazer uma reportagem sobre o que se estava a passar", contou à Lusa.

A reportagem fotográfica premiada no WPP revela, num registo a preto e branco, crianças enclausuradas, presas com correntes, deitadas no chão ou a mendigarem nas ruas.

Estas crianças são mantidas em "daaras", escolas para onde são enviadas supostamente para terem uma educação muçulmana, e sobre as quais a polícia desconhece muitas vezes a localização.

"Encontrei condições completamente desumanas. Apesar de ter feito muita investigação, não deixou de me surpreender porque a dimensão é ainda maior do que eu esperava, porque uma coisa é ler dados, outra coisa é vê-los. Assustou-me ainda mais a indiferença, porque as pessoas sabem que aquilo existe, sabem que problema acontece todos os dias", conta.

Mário Cruz recorda que no Senegal existe o dia nacional do "talibé" – nome pelo qual aquelas crianças são identificadas –, mas o governo senegalês nada fez ainda para acabar com aquela situação.

Falta espaço

Mário Cruz diz que nada vai mudar na maneira como olha para o mundo e para o fotojornalismo, embora alerte que hoje é "cada vez mais é complicado publicar, ter espaço para publicar reportagens, histórias".

"Eu sinto que a fotografia é mais do que nunca importante, sinto que é muito desvalorizada, o que não me deixa com o pensamento muito positivo. Hoje é um dia bom para o trabalho, porque estas crianças vão ter visibilidade, vai-se falar do tema, mas não mudo a minha maneira de olhar para a profissão e para a área da fotografia, que eu acho que já merece mais investimento e valorização", afirmou.

Nascido em Lisboa em 1987, Mário Cruz estudou no Cenjor e trabalha na agência Lusa. Em 2014 venceu o prémio de fotojornalismo da Estação Imagem Mora, com a reportagem "Cegueira recente".

No ano passado, a reportagem "Roof", sobre a crise em Portugal, retratando a realidade de quem vive em locais abandonados de Lisboa, valeu-lhe o prémio Magnum "30 Under 30" e esteve em destaque no “New York Times”.

O Grande Prémio do World Press Photo foi atribuído ao fotógrafo australiano Warren Richardson, com uma reportagem fotográfica feita em Agosto de 2015 com refugiados na fronteira entre a Sérvia e a Hungria. A fotografia vencedora, a preto e branco, mostra um homem a tentar passar uma criança por baixo de um arame farpado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulino Miguel
    18 fev, 2016 Luanda 22:24
    Escreva aqui o seu comentário...

Destaques V+