Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Depois de quatro anos de “fuga de cérebros” é tempo de “viragem” na ciência

16 fev, 2016 - 11:38

Ministro Manuel Heitor promete um orçamento de mudança, com reforço da autonomia das instituições académicas e científicas, mais gente e mais dinheiro.

A+ / A-

Depois de quatro anos de “fuga de cérebros” é tempo de “viragem” na ciência em Portugal. Estas são as expectativas são do ministro da Ciência e do Ensino Superior que aponta 2016 como o ano do orçamento da mudança.

Em Braga, à margem da conferência nanoPT 2016, no Instituto Ibérico de Nanotecnologia, Manuel Heitor apontou três "linhas de força" a que o documento que gere as contas do Estado obedece: reforço da autonomia das instituições, aumento "efectivo" da dotação para a investigação e "co-responsabilização" com as instituições de ensino superior e de investigação.

O governante afirmou ainda acreditar que 2016 venha a ser reconhecido como o "ano de mudança" na aposta na ciência, que, disse, deve ser feita ao longo de uma legislatura.

"É um orçamento de mudança, não é o orçamento que desejaríamos, a aposta tem que ser ao longo de uma legislatura, mas é certamente um orçamento de mudança face ao que observámos durante os últimos quatro anos", sublinhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    16 fev, 2016 Mesmo aqui ao lado 16:17
    estão a falar no JJ ?? kakaka..
  • Paulo Silva
    16 fev, 2016 Valença 14:37
    A fuga de cérebros e preocupante e a fuga de braços e mão essa já não ??? os trabalhadores fabris, indiferenciados, trolhas etc esses podem todos ir para o estrangeiro trabalhar pois não fazem cá falta nenhuma mas as mentes essas se forem já e um perda irreparável ,mal vai um país quando começa a classificar e a separar as pessoas porque tem mais ou menos estudos , são mais ou menos qualificadas , tem mais ou menos dinheiro...
  • Manuel Chaves
    16 fev, 2016 Vila Real 14:31
    Se os cérebros forem como o do ministro da educação, bem podem emigrar!!!!!!
  • Miguel
    16 fev, 2016 Faro 14:24
    A dita "fuga de cérebros" sempre aconteceu e vai sempre acontecer; é a lei do mercado, todos mudam para aonde são mais valorizados. Não será concerteza este primeiro ministro nem outro qualquer que vai mudar isso.
  • Jorge
    16 fev, 2016 Coimbra 14:11
    Uiii...isto aqui é só cérebros, por isso é que o país é dos mais desenvolvidos da Europa! Haja paciência para ouvir tanta cretinice!
  • antonio ribeiro
    16 fev, 2016 lisboa 14:07
    O cérebro, no futebol, ficou....
  • Nuno
    16 fev, 2016 Australia 13:57
    Qualquer cerebro, independentemente, da sua inteligencia, sabe que voltar para a mediocridade sem ser para visitar a familia, revela falta de ... cerebro. Eu nao sou super inteligente porque se fosse, nao tinha esperado tantos anos para deixar o Portugal dos pequeninos mas sou inteligente o suficiente para nao voltar (so para visitar a familia e muito depressa).
  • Petervlg
    16 fev, 2016 Trofa 13:03
    O ano 2016 é o ano da mudança, vem novamente a troika
  • Alberto Martins
    16 fev, 2016 Lisboa 12:51
    Passos coelho já avisou se voltar que se voltar ao governo vai repor tudo o que fez...se....se...lá chegar vamos vê-lo a convidar de novo os jovens a sair da zona de conforto e emigrar...lá se vão os cérebros outra vez.

Destaques V+