Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-primeiro-ministro israelita Ehud Olmert inicia pena de prisão

15 fev, 2016 - 09:58

Condenação por corrupção resulta do caso "Holyland", o escândalo imobiliário em Jerusalém que ocorreu quando era presidente da câmara e que o obrigou a demitir-se da chefia do Executivo em 2008.

A+ / A-

O ex-primeiro-ministro israelita Ehud Olmert, 70 anos, foi levado esta segunda-feira para a cadeia para cumprir uma pena de 19 meses por corrupção, tornando-se no primeiro chefe de Governo de Israel a ir para a prisão.

O Supremo Tribunal israelita confirmou em Dezembro a decisão de um tribunal de Jerusalém de o sentenciar a uma pena de prisão efectiva.

Durante o processo, a morte de uma testemunha crucial acabou por deixar a acusação incompleta e Olmert foi condenado por um crime de suborno menor, vendo a sua pena inicial reduzida de seis anos para 18 meses de prisão.

A condenação resulta do caso "Holyland", um escândalo imobiliário ocorrido em Jerusalém quando era presidente da câmara (1993-2003) e que o obrigou a demitir-se do cargo de chefe do Executivo em 2008.

A essa pena foi acrescentada, na semana passada, mais um mês de prisão por obstrução à justiça.

Chefe de governo de 2006 à 2009, Olmert sucedeu no cargo a Ariel Sharon, afastado na sequência de um acidente vascular-cerebral que o deixou em estado vegetativo até à morte em Janeiro do ano passado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    15 fev, 2016 Lisboa 11:59
    Ó Carlos Silva para além de ser de inteira justiça seria óptimo para a ecomomia Nacional e em expecial para a construção civil. Já viu quantas prisões teriam que ser construidas para albergar toda essa corja. Sim, porque eles são mais que as mães. São tantos tantos que todo o mundo até tem medo de falar em corrupção. Até os médias. Lá vem uma noticia ou outra relativamente ao problema da corrupção como a que hoje vem no CM mas é só para Inglês ver (ou troicano). De resto na passa nada. Tudo como dantes em Abrantes. Somos uma pequena aldeia, tudo gente conhecida e amiga uns dos outros, tudo compadres e alguns até irmãos da mesma Irmandade daí os favorzitos. E como somos todos muito crentes basta uma confissãozita para limpar as consciências. Nunca tantos roubaram tanto em tanto tempo.
  • Carlos Silva
    15 fev, 2016 Amora - Seixal 10:43
    Gostava de ver este exemplo replicado, em Portugal, pelos criminosos de colarinho branco do PS/PSD/CDS e seus apêndices!

Destaques V+