Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeiro-ministro irlandês não quer seguir exemplo português

14 fev, 2016 - 21:01

Enda Kenny tenta manter a sua coligação no poder nas eleições do próximo dia 26.

A+ / A-

Portugal está a pagar um preço "terrível" pela instabilidade política, considerou o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, numa altura em que tenta manter a popularidade da coligação que lidera antes das eleições.

Kenny, citado pela agência Bloomberg, falava aos jornalistas em Dublin depois ter anunciado no início do mês a realização de eleições legislativas a 26 de Fevereiro e de as sondagens indicarem que a coligação que lidera dificilmente atingirá uma nova maioria.

O primeiro-ministro irlandês disse ainda que a recuperação económica da Irlanda "não deve ser dada como garantida".

"Não é altura de correr riscos com a economia da Irlanda. (...) O estado da nossa recuperação exige estabilidade, segurança, cabeça fria, mãos firmes e um plano a longo prazo focado na construção de uma economia forte", acrescentou, citado pelo jornal The Irish Times.

Em Portugal, depois da coligação governamental cessante não ter conseguido o apoio maioritário nas eleições legislativas de Outubro, os socialistas, segunda força mais votada, acabaram por formar governo, com o apoio parlamentar dos partidos mais à esquerda.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou a intenção de virar a página da austeridade imposta durante o programa de resgate, que foi concluído em 2014.

A Irlanda saiu do programa de assistência financeira em Dezembro de 2013 e teve também de aplicar duras medidas de austeridade.

As medidas económicas restritivas deixaram marcas na população e o aparecimento de novos partidos e movimentos contra a austeridade estão a ser vistos como uma possibilidade de mudança política no país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Patriota
    16 fev, 2016 lisboa 09:30
    Ninguém quer seguir o exemplo Português, pois é certo e sabido que já está a dar raia.. com este orçamento do vai e vem, que tem abalado perigosamente a confiança dos investidores estrangeiros e até nacionais, que sao fundamentais para a criaçao de emprego e de riqueza. Como tal neste momento, infelizmente Portugal não é exemplo a seguir.
  • Amigo do Costa
    16 fev, 2016 06:36
    "Enda Kenny tenta manter a sua coligação no poder nas eleições do próximo dia 26. " Palavras para quê? Quero lá saber se ele quer seguir o exemplo do Costa! quero é que o Costa siga a sua linha de raciocinio,tente cumprir com o que prometeu "inverter a via da austeridade"...está bem visto:aproveitar a baixa do petroleo e aumentar os combustiveis...anda tudo alarmado com as 35 horas FP...mas ninguem se alarma com certos privados que fazem dos trabalhadores escravos fazendo horas que não lhes são pagas....em nome da produtividade! tudo alarmado com as reformas antecipadas FPvsP,mas poucos fazem contas aos seus valores . Vamos esperar para ver que exemplo este sr .vai seguir!
  • Ai Costa Costa!
    15 fev, 2016 Santarém 19:43
    Pelos vistos ninguém está interessado em tomar Costa como exemplo!
  • Alberto Martins
    15 fev, 2016 Lisboa 15:46
    Claro...mais um rajoi com medo de levar um pontapé no rabiosque... Mas é melhor ver qual era o problema do irlandeses e como forma feitas as coisas na Irlanda antes de começar com comparações abusivas...e não me estou a referir ao 1º ministro irlandês que como membro de determinado partido está a fazer o papel dele para ganhar as eleições...
  • Lucifer
    15 fev, 2016 Inferno 14:29
    Mas como é que alguém de bom senso segue o exemplo de Portugal ? Portugal por acaso é exemplo para alguém ? Em quê afinal ? Só se for em exemplos negativos. Temos a mania de viver das glórias do passado, olhadas numa perspetiva atual como erradas, que muito custaram ao país, mas enfim, eram naquele tempo glórias cantadas em prosa e verso. E a partir daí o que foi que fizemos mais na colaboração com o mundo ? Onde nós chegámos mais depois das navegações pelas quais ficámos conhecidos ? Tornámo-nos um povo acomodado e inoperante, não fosse assim, não teríamos ficado para trás em relação aos demais países europeus .
  • Jorge
    15 fev, 2016 Portugal 14:19
    Os países não valem pelo seu tamanho, valem pelo que são capazes de fazer no contexto mundial, se contribuem para o bem estar ou não, numa forma global.
  • Jorge
    15 fev, 2016 Portugal 14:17
    Os países não valem pelo seu tamanho, valem pelo que são capazes de fazer no contexto mundial, se contribuem para o bem estar ou não, numa forma global.
  • Eborense
    15 fev, 2016 Évora 12:11
    "Não é altura de correr riscos com a economia da Irlanda. (...) O estado da nossa recuperação exige estabilidade, segurança, cabeça fria, mãos firmes e um plano a longo prazo focado na construção de uma economia forte", acrescentou, citado pelo jornal The Irish Times". Sr. Costa!..oh Sr. Costa! Leia isto se fizer favor!
  • Jr
    15 fev, 2016 Viseu 10:45
    É um bom exemplo para o mundo Europeu, mas os 2as não olharam a meios para atingir os fins, só nos combustíveis vamos perder mais do aquilo que prometeram dar.
  • Pedro Ribeiro
    14 fev, 2016 Braga 22:50
    Até agora, os irlandeses têm-se mostrado bastante mais ajuizados do que os portugueses. Assim continuem eles a ver se nós somos capazes de aprender com bons exemplos.

Destaques V+