Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa explica OE2016 em vários vídeos

14 fev, 2016 - 16:58

Governante iniciou este domingo uma série de mensagens vídeo partilhadas nas redes sociais. Na primeira mensagem garante que documento “cumpre os compromissos eleitorais".

A+ / A-

O primeiro-ministro iniciou este domingo a divulgação de um conjunto de vídeos, nos quais, nos próximos dias, explicará "pessoalmente" a proposta de Orçamento do Estado para 2016, reiterando os desígnios de maior crescimento, emprego e igualdade que o documento abarca.

O intuito com estes vídeos - que podem ser vistos no portal do Governo, na página Twitter do executivo e no YouTube - é o de António Costa explicar "pessoalmente" e de forma próxima dos cidadãos várias matérias em torno da proposta de Orçamento do Estado.

No primeiro vídeo, apresentado no Twitter ao começo da tarde de hoje, o primeiro-ministro e secretário-geral do PS fala num "orçamental responsável" que "cumpre os compromissos eleitorais" socialistas mas, também, os acordos firmados com os "parceiros parlamentares" e todas as regras da União Europeia.

Os desígnios de "mais crescimento, melhor emprego, maior igualdade" são elencados por António Costa neste curto vídeo de cerca de minuto e meio, o primeiro em que o chefe do Governo "explica pessoalmente" - é esse o título do vídeo - o Orçamento.

Um segundo momento em vídeo surgiu cerca das 16:00: "Este é um orçamento responsável, é um Orçamento que quer virar a página da austeridade, mas que quer garantir a diminuição do défice e da dívida", assim arrancam as imagens, novamente com António Costa a explicar aos portugueses o documento.

Aqui, o governante fala nas "escolhas certas" que o Orçamento traz e são enumeradas áreas onde foram tomadas opções em prol da justiça social e fiscal, diz Costa.

"Diminuímos o IRS [Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares] para 99,7% dos portugueses, mas compensamos aumentando a tributação da banca para o Fundo de Resolução", sustenta, falando depois da cláusula de salvaguarda para que "ninguém" tenha um aumento de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 75 euros por ano, ao mesmo tempo que é eliminada a isenção da taxa junto dos fundos de investimento imobiliário.

A redução do IVA da restauração teve em contrapartida o aumento de impostos especiais sobre o consumo, acrescenta António Costa.

E concretiza: "Não queremos que sejam os mesmos a pagar. Queremos que o esforço seja distribuído com justiça e equidade".

No sábado, 16 ministros do Governo chefiado por António Costa estiveram por todo o país em sessões de esclarecimento com militantes e simpatizantes socialistas sobre o OE para 2016.

O documento encontra-se actualmente na fase de discussão parlamentar em sede de comissão, com vários governantes a passarem pela Assembleia da República por estes dias para dissecarem sectorialmente vários pontos do Orçamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    16 fev, 2016 lisboa 03:31
    Só me faz lembrar os videos de 🔈🔉🔊propaganda 🔈🔉🔊da "🔖COREIA DO NORTE🔖" . simplesmente RIDÍCULO!...
  • desconfiado
    15 fev, 2016 Santarém 20:02
    O senhor conversas à noite em família penso que se está a transformar num novo Maduro ou Kim-Jong-un sempre atentos à boa informação das tropas com psicologia ideológica não vão estas desertar, tanto receio algo de alarmante há-de existir por detrás!.
  • DSL
    15 fev, 2016 V. Cambra 17:10
    O comentário do Américo diz tudo! Muito bem!
  • Ferreira
    15 fev, 2016 Lisboa 09:33
    Tudo o que descrevi no comentário anterior penso que não é surpresa para a maioria das pessoas pois as noticias relativamente à forma como a justiça muitas vezes funciona (mal) são uma constante. O que para mim gera alguma surpresa (muita) e penso que para a maioria das pessoas é o facto de não estando "ainda apurados os reais custos da corrupção" o problema da corrupção seja tão negligenciado pelos nossos governantes e não só. Nas presidênciais não se ouviu falar em medidas concretas para combater a corrupção. O governo anterior no combate à corrupção falhou em toda a linha pois a legislação criada protege mais do que condena. Este por tudo o que tem dito e por todos os numeros que tem apresentado vai pelo mesmo caminho. Os médias estão mais preocupados com as tricas (para adormecer boi) entre Pafianos e Gerigonços de igual modo modo as dezenas de comentadores, comentadores politicos, politicos comentadores, comissarios politicos comentadores e afins. Alguém tem uma resposta para isto? Muita gente pelos vistos vive bem com a corrupção neste País.
  • Ferreira
    15 fev, 2016 Lisboa 09:12
    "Gangsters de colarinho branco" Portugal foi tomado de assalto por gangsters de colarinho branco. Este artigo de hoje no Correio da Manhã não tem nada de surpreendente. Todos sabemos que a corrupção neste País galopa totalmente à solta. Muitos sabemos por experiência própria pela forma como já fomos tratados por Instituições publicas e como vimos outros nas mesmas circunstâncias serem tratados por essas mesmas Instituições. Volta não volta o MP para fazer prova de vida noticia uma caso de "suspeita de corrupção". São frequentes as noticias de processos de investigação e igualmente são frequentes noticias de arquivamento por "falta de provas". Já fiz uma denuncia ao MP de "suspeita de corrupção" devidamente comprovada tendo os processo de investigação sido arquivados. Duas vezes por "falta de provas" e a ultima, devido à situação se ter tornado demasiado embaraçosa, o processo foi arquivado porque eu não tive possibilidades económicas para constituir advogado. Ou seja, o denunciante denuncia, o MP investiga (nem sempre bem) e comprova os indicios e depois os processos são arquivados porque o denunciante não tem possibilidades de constituir advogado. Tudo isto acontece apesar de haver um site da PGR para o cidadão poder denunciar actos de corrupção. Nesse site não há nenhuma chamada de atenção para o facto de o denunciante ter que constituir advogado caso queira que o processo transite para julgamento. Assim se exerce o combate à corrpção tão badalado pelos nossos governantes
  • FS
    15 fev, 2016 Amadora 08:37
    Quanto maior for a encenação, maior vai ser o embuste, é a técnica dos vendedores de banha da cobra e dos ditadores, palestras do Salazar, conversas em família do Marcelo Caetano. Se fosse alguma coisa de positivo, não precisavam de uma equipa de 16 "angariadores" para impingir tão fraco produto, só falta tempo de antena na TV Shop!
  • rosinda
    15 fev, 2016 palmela 00:23
    a capa do jornal o publico diz que em portugal se registou quase dois mil incidentes so no domingo por causa do mau tempo!Entretanto o costa como se esta borrifando para os portugueses foi ao cinema a berlim!
  • agostinho v couto
    14 fev, 2016 usa 22:59
    Ora ai esta 16 ministros espalhados pelo pais a explicar aos militantes e adeptos socialistas a maravilha que e este orcamento 2016 so mesmo esses socialistas conseguem enchergar essa ,,pulha e mesmo assim so acreditam porque sao ,fanaticos ou doentes ,politicamente falando , estes e o resto da .comandita que alinhou com eles ,,afinal sao todos iguais ou ate piores ,,quanto ao resto da populacao ,,,,,tirem la o ,cavalinho da chuva pois nimguem acredita nessa famosa ,,,,,giringonsa so mesmo quem for aquilo que e
  • JC
    14 fev, 2016 Viseu 18:45
    O derrotado anda a explicar o inexplicável.
  • Americo
    14 fev, 2016 Leiria 18:27
    Uma mentira dita muitas vezes não passa a ser verdade. Qual a necessidade de tal propaganda. É simples não é ? Um ponto só para rebater essa falácia da redução de impostos. O meu exemplo, que é igual a milhares, senão um milhão de Portugueses. Num agregado familiar, com 2 filhos e rendimentos até 22.000,00€/ano e com as despesas de saúde e educação, não pagava irs Agora esse mesmo agregado só em ISP, dado que para o casal se deslocar para trabalho são preciso 2 carros e percorrem individualmente 1.000Km/mês, vai pagar de imposto 20,00€/mês. Isto é justiça e equidade. Quando o orçamento contém justiça social não é preciso esta ofensiva mediática. O facto do orçamento ser somente dirigido para a função pública que mais ganha e outras oligarquias existentes, isso sim, há necessidade de nos impingir o documento. Obrigado, mas Portugal não preciso de Batoteiros. Portugal precisa de gente honesta e trabalhadora para recuperar o País. Tenha uma ponta de dignidade e deixe-se de "Eu show assim" como diz e muito bem Raul Vaz.

Destaques V+