Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS acusa Governo de ter omitido eventual entrada de capital chinês na TAP

14 fev, 2016 - 12:15

“Está em causa que o Governo foi duas vezes ao Parlamento e fez várias cerimónias públicas em que omitiu absolutamente este facto e escondeu infantilmente esta cláusula”, diz o CDS.

A+ / A-

O CDS acusou este domingo o Governo de ter omitido aos portugueses e ao Parlamento a eventual entrada de capital chinês na TAP, e acusou o PCP e o BE de darem “cobertura” aos actos do Executivo.

“Não está em causa o facto de o possível investidor ser chinês. Não está em causa a companhia em questão, que tem dimensão. Está em causa que o Governo foi duas vezes ao Parlamento e fez várias cerimónias públicas em que omitiu absolutamente este facto e escondeu infantilmente esta cláusula. Este Governo acha que pode enganar o Parlamento e os seus sócios, o BE e o PCP, dão cobertura”, afirmou fonte da direcção do CDS à agência Lusa.

As reacções do CDS surgem um dia depois de o semanário “Expresso” ter noticiado na sua edição de sábado que o “Governo deixa entrar chineses no capital da TAP”, sublinhando que o executivo de António Costa “assinou cláusula” para a HNA ter 10% da empresa.

O CDS assinalou ainda que, da mesma forma que o Governo, “em três meses, não disse a verdade sobre os exames do ensino básico e secundário e os impostos”, também “não disse a verdade ao parlamento sobre as cláusulas escondidas do negócio da TAP”.

“Para quem falava tanto em qualidade da democracia estamos conversados”, rematou a mesma fonte.

No âmbito do acordo alcançado entre o Governo e o consórcio Gateway, o Estado vai pagar 1,9 milhões de euros para ficar com 50% da empresa (em vez de 34%), enquanto o consórcio privado vai passar de 61% do capital da companhia para 45%, podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.

O Estado passa ainda a nomear o presidente do conselho de administração da companhia aérea, composto por 12 elementos – seis escolhidos pelo Estado e seis pelo consórcio privado. Já a comissão executiva, liderada por Fernando Pinto, terá três membros, nomeados pelos accionistas privados.

ot;desabamentos fortes de terras que levaram vinhas, campos agrícolas e manilhas de ribeiros".

"Destruiu tudo numa extensão ainda grande. É um grande prejuízo para os agricultores que ficaram sem vinhas, sem campos e sem caminhos para passarem para os seus terrenos", salientou Hugo Sequeira.

O autarca referiu que se vai fazer uma avaliação dos estragos provocados pelo mau tempo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto Martins
    16 fev, 2016 Lisboa 13:05
    Parece-me que o CDS está a ficar um pouco esganiçado...já parece o bruno de carvalho...

Destaques V+