Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin telefona a Obama para conversa Síria

14 fev, 2016 - 10:53

Washington e Moscovo vão tentar reforçar a diplomacia e outras formas de cooperação para implementar o acordo que saiu da recente cimeira em Munique sobre o conflito.

A+ / A-

O Presidente russo falou ao telefone com o Presidente norte-americano sobre a questão da Síria.

A informação é avançada pela agência de notícias RIA, que cita o Kremlin.

A agência diz que Vladimir Putin afirmou a Barack Obama a importância de criar uma frente unida contra o terrorismo e que é preciso estreitar contactos entre os ministros da Defesa dos dois países para combater o autoproclamado Estado Islâmico.

Putin e Obama terão chegado a acordo para reforçar a diplomacia e outras formas de cooperação para implementar o acordo que saiu da recente cimeira em Munique, sobre o conflito da Síria.

No que diz respeito ao conflito na Síria Moscovo e Washington têm tido dificuldade em entender-se. Os americanos participam numa coligação internacional que tem lançado raides aéreos contra as posições do Estado Islâmico mas que se recusa a colaborar com o regime de Bashar al-Assad, insistindo mesmo que o futuro do país terá de passar pelo seu abandono do poder.

Já a Rússia tem sido um aliado de Assad, utilizando a sua força aérea para atacar não só o Estado Islâmico mas também outros grupos rebeldes, possibilitando às forças terrestres leais a Damasco avançar em várias zonas do país. Actualmente os soldados do regime estão a apertar o cerco a Aleppo, a segunda cidade mais importante da Síria.

Os países ocidentais têm criticado a actuação russa, dizendo que ela praticamente não está a afectar o Estado Islâmico e que muitos dos ataques atingem populações civis, mas Moscovo garante que não e que apenas está a ajudar o regime sírio a enfrentar a ameaça terrorista em todas as frentes, e não apenas uma.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    15 fev, 2016 Cacém 07:14
    "Os países ocidentais" deviam-se mais preocupar com quem treina e fornece armas aos guerrilheiros islâmicos e não aos "carimbos" que estes usam! O "autodenominado Estado Islâmico" é apenas uma coligação de ALGUNS desses grupos. Quem paga e financia o terrorismo islâmico, países como a Turquia e Arábia Saudita é que deviam merecer as preocupações do Ocidente! Coligações terroristas de OCASIÃO (como o EI), que aparecem e desaparecem, são apenas nomes, mais nada!
  • Luís Miguel
    14 fev, 2016 Vila do Conde 13:00
    Só a tremenda e lúgubre natureza dos demónios que habitatam os subterrâneos e labirintos das pessoas podem deixar entender o que se passa na Síria. E Já agora, na maior parte do mundo.

Destaques V+