Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo mantém país sob alerta

14 fev, 2016 - 09:39

Com a diminuição da chuva, a principal preocupação das autoridades é agora o vento forte e a agitação marítima. O ciclista que foi arrastado pelo rio Vouga, no sábado, ainda não foi encontrado.

A+ / A-

Até às 9h de domingo já tinham sido registadas 147 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores, deslizamentos de terras e inundações, e muitas registadas nos distritos de Braga, Porto, Coimbra e Viseu, segundo fonte da Protecção Civil contactada pela Renascença.

Há 17 estradas nacionais cortadas e duas auto-estradas, a A25, no distrito de Aveiro, e a A41, no concelho de Valongo.

Em Albergaria-a-Velha já foram retomadas as buscas para tentar encontrar o ciclista que está desaparecido desde sábado, depois de ter sido arrastado pelas águas do Vouga. As buscas foram retomadas pouco depois das 8h.

Quanto aos rios, a mesma fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil indica que a preocupação maior é com o Vouga e o Mondego. Na zona de Coimbra, os bombeiros estão a acompanhar casos de inundações, indica o CDOS, mas não há ocorrências significativas.

Durante a madrugada foram abertos diques na bacia do Mondego, para controlar o caudal, que já começou a estabilizar. No entanto, Manuel Oliveira, do CDOS de Coimbra, citado pela agência Lusa, indica que “muitos campos agrícolas” no baixo Mondego foram afectados e algumas casas inundadas em Montemor-o-Velho. Nesta região há também o corte da linha do Norte, em Alfarelos.

O Instituto Português do Mar e de Atmosfera (IPMA) tem 10 distritos com aviso laranja, por causa de vento e agitação marítima. Há previsão de rajadas que podem atingir os 120 quilómetros por hora.

No litoral a norte do Tejo o aviso é vermelho devido à agitação marítima, com ondas que podem atingir os 14 metros. As autoridades recomendam que as populações se afastem das linhas de costa.

A Autoridade Marítima Nacional informa, entretanto, que 9 das 23 barras do continente estão fechadas à navegação. Na zona norte, apenas o Porto de Leixões está aberto sem restrições.

Prevê-se que o mau tempo, e respectivos alertas do IPMA e da Protecção Civil, se mantenham até segunda-feira de manhã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+