Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Venho como missionário de misericórdia e de paz”, diz Francisco

13 fev, 2016 - 16:43 • Aura Miguel , Filipe d'Avillez , no México

Os jovens são a grande riqueza e força do México, realça o Papa, que não deixou de criticar os flagelos que atingem a sociedade mexicana, como a corrupção e o narcotráfico.

A+ / A-
“Venho como missionário de misericórdia e de paz”, diz Francisco
“Venho como missionário de misericórdia e de paz”, diz Francisco

O Papa Francisco disse este sábado ao Presidente do México que visita o país na qualidade de “missionário de misericórdia e de paz”.

Num discurso proferido durante a cerimónia de boas-vindas oficial, na presença das mais altas autoridades civis e religiosas do país, Francisco elogiou o México e, de forma particular, a sua juventude.

“Penso e ouso dizer que, hoje, a principal riqueza do México tem um rosto jovem; sim, são os seus jovens. Um pouco mais de metade da população é composta por jovens. Isto permite pensar e projectar um futuro, um amanhã. Isto dá esperança e abertura ao futuro. Um povo rico de juventude é um povo capaz de se renovar, de se transformar; é um convite a levantar o olhar com confiança para o futuro e, ao mesmo tempo, desafia-nos positivamente no presente.”

Mas o Papa não deixou de abordar também a questão dos flagelos que atingem a sociedade mexicana, nomeadamente a corrupção e o narcotráfico, avisando que “a experiência demonstra-nos que quando se busca o caminho do privilégio ou do benefício para poucos em detrimento do bem de todos, mais cedo ou mais tarde, a vida em sociedade transforma-se num terreno fértil para a corrupção, o tráfico de drogas, a exclusão das culturas diferentes, a violência e até o tráfico humano, o sequestro e a morte, que causam sofrimento e travam o desenvolvimento.”

Francisco concluiu o seu discurso no mesmo tom com que o iniciou, sublinhando o carácter peregrino da sua viagem ao México. “Estou para percorrer este belo e grande país como missionário e peregrino, que deseja renovar convosco a experiência da misericórdia qual novo horizonte de possibilidades inevitavelmente portador de justiça e

de paz. E coloco-me sob o olhar de Maria, a Virgem de Guadalupe, para que, por sua intercessão, o Pai misericordioso conceda que estes dias e o futuro desta terra sejam uma oportunidade de encontro, de comunhão e de paz.”

O Santo Padre chegou na noite de sexta-feira ao México mas os seus primeiros actos públicos têm lugar este sábado. O Papa tem de seguida um encontro com os bispos mexicanos e, mais tarde, celebra missa no santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira do México, por quem Francisco já admitiu ter uma grande devoção.

A Renascença no México com o apoio da Santa Casa da Misericórdia

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+