Tempo
|
A+ / A-

Mau tempo. Mais de 400 ocorrências em 24 horas

13 fev, 2016 - 02:13

Protecção Civil confirma que o distrito mais atingido foi o de Coimbra, seguido do de Aveiro e do Porto.

A+ / A-

A Autoridade Nacional da Protecção Civil informou que nas últimas 24 horas registou 458 ocorrências em todo o país relacionadas com episódios de mau tempo.

"Desde as 00h00 de sexta-feira até às 00h00 de sábado, registámos no território do continente 458 ocorrências relacionadas com episódios de mau tempo, sobretudo com inundações e deslizamentos de terra", disse à Lusa Carlos Guerra, adjunto de operações da Protecção Civil.

Segundo Carlos Guerra, o distrito mais atingido foi o de Coimbra, seguido do de Aveiro e do Porto.

"Registamos estradas cortadas no distrito de Viana, Coimbra, Viseu, Aveiro e Porto. O distrito com mais estradas cortadas é o de Aveiro, sobretudo na zona de Águeda, Estarreja e Albergaria", afirmou Carlos Guerra.

O adjunto de operação da Protecção Civil disse também que o mau tempo e a precipitação persistente que se tem vindo a verificar, sobretudo no norte, provocou o transbordo de alguns rios, nomeadamente do Lima e do Vouga, que provocaram inundações na zona de Águeda e Ponte de Lima.

Em relação ao rio Douro e Mondego, Carlos Guerra disse que podem "vir a dar problemas" durante a madrugada e dia de hoje e que a situação está a ser monitorizada e acompanhada pelos serviços municipais de protecção civil.

Carlos Guerra alertou para a agitação marítima, que "está muito forte", estando previstas ondas entre os quatro e os 11 metros de altura em alguma zonas.

O adjunto de operações da Protecção Civil disse que a circulação na linha ferroviária da Beira Alta, interrompida devido a uma inundação na zona de Mortágua, já foi restabelecida durante a noite.

Carlos Guerra alertou também para a descida da temperatura no domingo e a possibilidade de queda de neve nas quotas a partir dos 400 metros de altura.

Chuva e vento fortes, agitação marítima e descida das temperaturas mínimas e máximas vão marcar tempo no fim-de-semana em Portugal continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+