Tempo
|
A+ / A-

Madeira confiante na conversão da dívida

12 fev, 2016 - 22:21

Presidente do governo regional encontrou-se com o primeiro-ministro. Miguel Albuquerque tenta aliviar os montantes de dívida comercial que o arquipélago tem de garantir até 2019.

A+ / A-

A Madeira quer converter 519 milhões de dívida comercial em dívida financeira. O pedido foi feito esta sexta-feira ao primeiro-ministro pelo presidente do governo regional.

Miguel Albuquerque tenta, desta forma, aliviar os montantes de dívida comercial que o arquipélago tem de garantir até 2019.

No final de uma reunião com António Costa, em que também esteve presente o secretário de Estado do Orçamento, João Leão, o presidente do governo regional da Madeira explicou que a conversão da dívida servirá para que o arquipélago não tenha um encargo tão pesado em termos de receitas próprias para fazer as amortizações.

"Temos quase a certeza absoluta de que isso não implica um agravamento do défice nacional ou regional, pois parte dela é pagamento de juros. Na próxima quarta-feira voltarei a falar com o senhor primeiro-ministro, porque há alguns pormenores que temos de ver. Estou confiante de que vai ser feita com uma perfeita sintonia", afirmou Miguel Albuquerque aos jornalistas.

A Madeira saiu em Dezembro do programa de ajustamento financeiro. Segundo Miguel Albuquerque, a região está em franca recuperação.

O presidente do governo regional confessa ainda que vê com preocupação a subida dos juros da dívida da República.

Em plenas negociações com o governo da República, Miguel Albuquerque diz que é prematuro dizer se vai apresentar propostas de alteração ao Orçamento do Estado ou se vai respeitar a indicação do PSD nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+