Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crónica

Sinfonia à chuva relança dragão

12 fev, 2016 - 22:39 • José Pedro Pinto

Benfica 1-2 FC Porto. Dragão protagoniza reviravolta de classe e mantém-se agarrado à corrente eléctrica do título. Peseiro venceu pela primeira vez na Luz. Vitória continua sem bater o pé aos portistas. Derrota encarnada festejada em Alvalade: Sporting pode aproveitar para se isolar na liderança do campeonato.

A+ / A-
Sinfonia à chuva relança dragão
Recorde o relato dos golos na Bola Branca

Há noites em que (quase) tudo parece perdido, em que poucas coisas saem bem. E, depois, quando as "nuvens" pesadas da cabeça dos jogadores finalmente partem, o sol brilha.

Correu praticamente tudo bem a um FC Porto que venceu a contrariedade de ter de remar contra a maré, num ambiente hostil e adverso - que o diga Maxi Pereira, apupado até mais não no regresso à Luz -, com um treinador assertivo no banco e que soube, no meio da "tempestade", guiar a nau a bom porto.

José Peseiro venceu pela primeira vez na carreira, ganhou fôlego pessoal e profissional, consolidando o papel de "salvador" de uma época preparada em tons bascos. Rui Vitória continua sem vencer o FC Porto como treinador e vê ainda o Benfica com três pontos de vantagem sobre os azuis e brancos. Mas pode ver o Sporting escapar na liderança isolada da Primeira Liga, em caso de triunfo sobre o Nacional.

Vamos ao filme do jogo.

Eficácia encarnada perdida algures a meio do caminho; "coração" azul e branco recuperado

Os encarnados entraram em campo com o onze-base que tem "atropelado" adversário atrás de adversário. Os azuis e brancos estrearam o jovem central nigeriano Chidozie, de apenas 19 anos. Não havia mais.

A entrada do dragão foi de "tremeliques" e o bicampeão nacional aproveitou para, com transições rápidas e desconcertantes, começar a colocar à prova Casillas. E já lá vamos à noite de gala do internacional "rojo".

Foi numa dessas jogadas vertiginosas que o Benfica aproveitou os espaços e Mitroglou atirou a contar. A partir daí, a eficácia perdeu-se algures no relvado de uma Luz banhada pelo temporal que se abateu sobre a capital portuguesa.

Aproveitou o FC Porto de Peseiro, do qual até se pode dizer que fez bem sofrer um golo. A equipa tornou-se mais concentrada e, sobretudo, mais compacta e unida. Tanto que, num ataque com cabeça, tronco e membros, Herrera apontou a mira, de fora da área e fez a bola "lamber" a rede.

Tudo isto numa primeira parte em que o dragão, globalmente, até parece ter tido mais positivismo no futebol praticado.

Construir a vitória a partir do empate

A "empreitada" do FC Porto estava lançada, para a segunda parte. O "truque" era não dar espaços entrelinhas e evitar "dobras" entre os centrais e laterais que permitissem rupturas dramáticas do ataque do Benfica.

A espaços, não resultou, mas a maneira como os portistas recuperavam bola, após ataques perigosos do rival, foi determinante. Como decisiva foi a acção de Iker Casillas, que assinou a melhor exibição da época nas redes do dragão, com um punhado de enormes "paradas" a negar golos aos encarnados.

Esta é digna de "monsieur" de La Palice: quem não marca, arrisca-se a sofrer. Frio, calculista, nas letais saídas ofensivas, Aboubakar já tinha deixado Júlio César a tremer, do alto dos seus 36 anos.

Aos 65', André André descobriu o camaronês na área. Muito se diz que anda divorciado do golo, mas o disparo foi de raiva. E o 1-2, qual "cambalhota" que poucos esperariam, lá ficou.

"Mérito do dragão concentrado e renascido contra o demérito do voo em falso da águia". Também podia ter sido o título da crónica.

E não, não se pode dizer que este FC Porto é melhor do que o Benfica. Ainda não, pelo menos. Mas hoje, foi-o. Sem sombra de dúvidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Santos
    13 fev, 2016 Porto 11:42
    Crónica de quem viu realmente o jogo, ao contrário de quem, na Renascença, relatou e comentou o jogo em directo. Lamentável parcialidade e falta de profissionalismo ao não reconhecerem mérito do Porto e de José Peseiro. Lamento, mas passo a ouvir a concorrência.
  • Luis Ribeiro
    13 fev, 2016 Faro 06:47
    Acho que a foto que acompanha o texto diz tudo: foi uma vitoria do FC Porto que deixou muitos com os olhos em bico! LOL!

Destaques V+