Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Não é fácil fazer em televisão um programa como o Falar Claro"

12 fev, 2016 - 19:34

Nuno Morais Sarmento, comentador do programa Falar Claro, esteve no OpenDay da Renascença. Leia o que Sarmento pensa sobre a rádio.

A+ / A-

Eu reencontro na rádio o espaço mais tranquilo de debate que os médias de imagem não querem permitir no alinhamento que têm hoje em dia.

Não é fácil fazer em televisão um programa como o Falar Claro da Renascença. Porque a exposição à imagem condiciona os participantes. Estarmos em rádio, e não em televisão, liberta-nos. Por outro lado, por mérito da estação, permite um tempo não pressionado de discussão tranquila, aberta, que não tem que produzir um 'sound bite' que me permita garantir a vitória da minha audiência sobre a concorrência, como tantas vezes acontece na televisão.

Também na rádio é importante que haja impacto, notícia, novidade, mas num tempo e forma que não têm a pressão que a televisão , na modalidade de canais noticiosos, representa.

Encontramos cada vez mais 'flash-entrevista' e 'flash-debate' nesses canais. Mas não encontramos debates tranquilos do tipo deste e que possam permitir regularmente um debate nas condições em quem ele aqui acontece.

Baseado num depoimento recolhido pelo jornalista José Pedro Frazão

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+