Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fernando Santos disponível para continuar

12 fev, 2016 - 18:15 • Pedro Azevedo

A quatro meses do Europeu, o seleccionador nacional esteve na Renascença, para falar das suas ambições na competição e do seu futuro.

A+ / A-
Fernando Santos disponível para continuar
Fernando Santos disponível para continuar

Fernando Santos é o engenheiro do apuramento da equipa portuguesa para o Europeu de 2016. Ganhou todos os jogos oficiais desde que assumiu o cargo de seleccionador nacional e a selecção apurou-se sem a necessidade do recurso à calculadora. O contrato de Fernando Santos é válido até Julho mas o seleccionador está disponível para continuar. “Tenho uma relação muito forte com o presidente. Apostou em mim atravessando-se com um treinador que tinha oito jogos de castigo. Vamos decidir no momento certo. Não tem que ser antes do Europeu. Não há prazos. Estou disponível para continuar sempre. Qualquer treinador gostava de ser seleccionador nacional”, declara Fernando Santos, em entrevista à Renascença.

Sobre as aspirações de Portugal no campeonato da Europa, Fernando Santos recusa descer a fasquia. “Quero ganhar o campeonato da Europa em França e as pessoas acreditam. Nos últimos 20 anos não me lembro da selecção assumir uma candidatura ao Europeu. Portugal é candidato mas não é favorito devido ao histórico. Espanha, Alemanha, França e Itália são as candidatas naturais. Portugal nunca ganhou. Por essa razão não é favorito”, argumenta.

Reserva do centro de estágio até ao dia seguinte à final de Paris

Fernando Santos está confiante numa boa prestação da selecção nacional no europeu desde o dia em que assumiu o cargo de seleccionador. “Fizemos a reserva do centro de treinos de Marcoussis, em França, muito antes de garantirmos a qualificação para o europeu. E a reserva está feita até ao dia seguinte da final. A dúvida é saber se vamos dormir lá ou se vamos festejar com os portugueses cá. É o que nós queremos. Agora o que vai acontecer, não sei”, ressalva.

Ter Ronaldo

A presença de Ronaldo na selecção portuguesa, não garante o sucesso da selecção no Europeu de 2016. “Ter o melhor do mundo é muito importante mas não chega. Se conseguirmos equilibrar em relação aos adversários a organização, paixão, vontade, determinação e trabalho técnico e táctico, a qualidade dos jogadores pode marcar a diferença. Mas a qualidade por si só não é suficiente”, enfatiza o seleccionador nacional.

Pistas para a convocatória

Dos nomes de jogadores que nunca foram convocados e que têm sido apontados à equipa das quinas, destaca-se Renato Sanches. Fernando Santos pouco acrescenta sobre o tema. “Conheço bem todos os jogadores e tenho a noção exacta dos 30 ou 35 que estão na porta de poder jogar no campeonato da Europa e é precoce fazer uma avaliação”. Renato Sanches? “Faz parte desse lote. Mas a convocatória é um puzzle que não se pode construir já porque a esta distância ainda pode acontecer muita coisa. A minha selecção não está fechada. Está sempre aberta”, sublinha.

Bulgária e Bélgica, em Março

Nos jogos de preparação com Bulgária e Bélgica, nos dias 25 e 29 de Março, Fernando Santos explica objectivos. “Vou testar a equipa para tentar perceber, o que tenho que alterar para melhorar, para que em França possa ser campeão. Estes dois jogos são muito importantes”, sublinha.

Fora desses dois jogos de preparação estão Fábio Coentrão e Tiago. “Tiago vai parar cinco a seis semanas e não é tão grave como se pensava inicialmente. É um jogador que estará em condições de ser convocado tal como o Tiago. Vamos ver a evolução deles”, refere.

Preferência pela Renascença

Fernando Santos foi uma das personalidades que passaram pela Renascença em dia de Open Day. O seleccionador declarou a sua preferência na rádio. “A rádio é algo que me marcou sempre muito. Quem se interessou pelo fenómeno desportivo muitas vezes foi levado aos jogos através da rádio. A Bola Branca é algo que marca quando se está no futebol e a mim marca mais porque a minha rádio (e peço desculpa às outras) é a Renascença”, revelou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Jorge
    13 fev, 2016 Torre da Marinha- SEIXAL 08:24
    É pá ó sr jornaleiro, ardina o Renato Sanches é o melhor jogador do mundo???? ó sr tem percentagem no valor do passe que os cérebros do futebol lhe atribuam emmmmmmmmmm! há mesmo gente doente! tenha vergonha!
  • Luis rodrigues
    12 fev, 2016 Coimbra 20:01
    O que vale é que são poucos os portugues, se é que se dizem ser portuguese, a criticar o nosso capitão que ja fez muito pela selecção e para mim e para o resto dos portugueses o CR7 é o melhor do mundo. Para esses dito portugueses podia ir para argentina que tinham mais futuro.
  • Joao Magalhaes
    12 fev, 2016 Lisboa 19:35
    " A presença de Ronaldo na selecção portuguesa, não garante o sucesso da selecção no Europeu de 2016. “Ter o melhor do mundo é muito importante mas não chega ". Mas o Messi vai jogar na seleção Portuguesa ?

Destaques V+